O dinheiro da corrupção voltará para ser usado na reconstrução do Rio Grande do Sul?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

"Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de 2009 estimam que economia brasileira perde com a corrupção, todos os anos, de um a quatro por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a um valor superior a 30 bilhões de reais.[6]

No ano seguinte, um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apontou que o custo anual da corrupção no país é de 1,38 por cento a 2,3 por cento do PIB.[7] Em 2013, um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que cada um real desviado pela corrupção representa um dano para a economia e para a sociedade de três reais.[8]" Fonte

A FGV imaginou R$ 30.000.000.000,00, mas eu acredito que a corrupção no Brasil não é passível de medição, sendo, na minha opinião, muito maior do que se analisa cientificamente. Porém, começo a pensar no que significaria ter esse volume de dinheiro disponível para as tragédias brasileiras, especialmente a atual: Rio Grande do Sul.

Partindo desse pressuposto, eu quis entender a mente de uma pessoa corrupta. Primeiro, como uma pessoa que acredita em Deus, eu resolvi tentar pensar como uma pessoa sem qualquer crença, para ver se o sentido de uma pessoa se dedicar a corrupção, deveria ter o sentido de que não há um Deus para coibir o pensamento do ser corrupto, e descobri que não, pois não é o fato de acreditar ou não em um ser divino, que faz ele aceitar as vantagens da corrupção. Aliás, tenho muitos conhecidos ateus ou agnósticos, que jamais sucumbiriam à corrupção e possuem uma sensibilidade diante da dor das pessoas, que eu ouso dizer que haverá muitos descrentes no próprio céu desse Deus.

Então, se não é a crença de uma pessoa que faz ela ser corrupta, o que deveria ser? A pergunta, como todos já sabem, não é fácil de se responder. Mas a resposta que eu encontro neste momento diz respeito ao caráter da pessoa corrupta, sendo religiosa ou não, com aparência de piedade ou não.

Neste pensamento, voltei minha imaginação hoje para este título que expus. E se os corruptos devolvessem o dinheiro que lhes sobrou, para atender as emergências de milhões de pessoas e animais, que hoje estão destruídos por uma tragédia, que em poucos dias destruiu suas vidas? Foi neste ponto, que pensei em uma oração ao Deus, assim:

Senhor, piedade! As coisas estão acontecendo de uma maneira tão trágica aqui no RS, que está apavorando o mundo inteiro. Não há mais alegria. E, sinceramente, muitas pessoas, que nem pensavam em ti no passado, se encontram Te cobrando, com a pergunta: por que ó Deus permites isto tudo acontecer? Na mentalidade deles, Tu respondes por cada mal que acontece na humanidade, especialmente pela morte de pessoas e animais. E, por não conhecerem a história do Grande Conflito, não conseguem entender sobre a queda da humanidade.

Ref: LEIA A HISTÓRIA DO GRANDE CONFLITO, AQUI

Eu sei que todo ser humano é mau e isso me inclui. Não há bons, mas menos ruins. Não há santos, mas todos somos pecadores. Porém, R$ bilhões são desviados. Observe que esse dinheiro desviado está em poucas contas, em comparação a necessidade das pessoas. Esse dinheiro ilegal foi usado para o luxo pessoal, para o engrandecimento e as festas regadas a comidas, bebidas, diversões e orgias. Sim, o corrupto recebe o dinheiro e repassa uma parte, que agrega mais pessoas ao esquema. Elas desfalcam o Estado, as empresas, os profissionais autônomos e a população, que governa um povo, e muitas vezes ainda vão na igreja para serem cumprimentados como homens bons, santos ou quase deuses. Será, Senhor, que ainda Te calas, diante dos verdadeiros culpados pela falta de auxílio às pessoas no Rio Grande do Sul e no restante do mundo?

Eu imagino o que eles fizeram com o dinheiro. Eu até narrei um pouco disso antes. Sim, mas se eu for ampliar, eu vejo as mãos apertando outras mãos em contratos, que serão totalmente honrados os acordos corruptos, sem se precisar de reconhecimento de firma em cartório. Primeiro, eles cercam o governo e depois executam suas causas através das Leis. Eles são pessoas geniais, com inteligência fora do comum e expertos na arte de fazer-se enriquecer, através da corrupção.

Meu Deus, quando essas pessoas serão punidas? Quando essas pessoas deixarão de saquear o Estado e as pessoas? Ainda mais, quando vejo um cavalo ficar quatro dias em cima de um telhado, por causa do escoamento das águas, sim, eu fico enojado. E quando eu vejo uma criança discursar sobre a última vez que viu sua mãe, antes de submergir e ainda nem pensar em seu futuro, fico querendo que Tua justiça vindoura aconteça no presente. Sim, Pai, tira de mim este pensamento, de querer fazer justiça com meus próprios talentos. Sim, Pai, perdão, por querer tomar para mim este ato que é Teu.

Mas, o que fazer? Esperar que estes riam de Ti e de nós, também? Eles continuarão a invadir os congressos deste mundo? Eles continuarão a cooptar pessoas para sua causa corrupta? Eles continuarão a colocar laranjas corruptas em seus laranjais, para nunca serem descobertos? Eles continuarão a guardar dispositivos de armazenamento cheios de criptomoedas? Eles continuarão a massacrar os povos, as indústrias e as profissões? Eles ainda continuarão a massacrar seus inimigos e ainda serão honrados como semi-deuses? Explica-me, Senhor, esta Tua paciência, já que é impossível Tu não existires?

Eu trabalho em um mercado multimilionário e NÃO SEI SE POR AQUI HÁ CORRUPÇÃO; simplesmente não sei! Imagino até que possa haver, mas não sei onde procurar isso e não consigo apontar para qualquer pessoa; mesmo porque, eu também, por óbvio, não falaria sobre isso. Mas o que eu sei é que não haveria mais roubos, se não houvesse quem comprasse o produto do crime. Então, não haveria corrupção, na mesma lógica, se não houvesse quem corrompesse e quem fosse corrompido. E isto não é visto por ninguém. Sim, a corrupção mata até mesmo a mente de quem está fazendo o bem para a humanidade.

Sim, eu oro para que Deus me faça enxergar se eu não sou essa pessoa. De novo, sim, eu faço uma prece para saber se eu mesmo não deixei o corrupto atual, por algum benefício ou por alguma honra recebida. Mais, eu compreendo que a máquina que move os corruptos também quer cooptar as pessoas que se sentem incorruptíveis. Verdadeiramente, não haveria corrupção sem corrompidos.

O corrompido recebe benefícios, que podem ser: dinheiro na conta, nas mãos ou em cripto-ativos. O corrompido também pode se corromper para receber títulos de grandeza. E o corrompido se vicia nisto. Aliás, o corrompido odeia sentir que é um corrupto, mas a própria mente não lhe nega essa dor e esse juízo.

Enfim, meu Deus, eu sonhei e orei que os corruptos devolvessem o fruto da corrupção. Sim, eu orei, mas eu sei que isso não vai acontecer da maneira que coloquei no título, porque também independe de Ti. O corrupto até poderá ler este texto, talvez até pense um pouquinho na miséria do povo. Entendo que até ele possa comprar milhares de cestas básicas, ou até mesmo abrir uma campanha inteligente e bem-vinda ao povo gaúcho, mas não vai deixar de ser corrupto, e nem mesmo devolver com juros o dinheiro que roubou da população. Aliás, talvez, ele até peça perdão a ti em oculto ou no culto, para amenizar o Teu Juízo; ou mesmo se sentirem perdoados, esquecendo-se que Tu não perdoas isso sem arrependimento, e sem a devolução daquilo que conserva a conta do roubo na conta do corrupto. Portanto, há uma Graça ainda para o corrupto, mas de Deus e de Seu juízo não se zomba!

Armando Luís Francisco
Jornalista