Ducati presta homenagem a Ayrton Senna com uma Monster de edição limitada para colecionadores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ducati do Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

• Uma motocicleta de edição limitada e numerada dedicada à lenda da Fórmula 1®, um motociclista apaixonado e Ducatista

• A pintura da motocicleta, criada pelo Centro Stile Ducati com a participação da Senna Brands, é inspirada na cor do capacete que o brasileiro usou ao longo de sua carreira

• A Monster Senna será produzida em apenas 341 exemplares com componentes que aumentam sua esportividade

• O Grande Prêmio de Fórmula 1® em Imola foi o cenário para a apresentação da moto, revelada por Claudio Domenicali, Bianca Senna e Stefano Domenicali

Imola (Bolonha, Itália), 16 de maio de 2024 - A Ducati presta homenagem a Ayrton Senna, apresentando uma Monster de edição limitada de colecionador que homenageia a extraordinária carreira do piloto brasileiro e o legado que ele deixou. O número limitado de unidades é um tributo à lenda: 341. 3 é o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1®. 41 é o número de Grandes Prêmios que Ayrton terminou comemorando no degrau mais alto do pódio.

A edição especial Monster Senna tem como objetivo celebrar a sólida relação que foi estabelecida entre a Ducati e o campeão brasileiro. Uma paixão mútua entre duas lendas do automobilismo que a fabricante de motocicletas sediada em Bolonha ainda cultiva hoje por meio do relacionamento com a família de Ayrton e com a Senna Brands. Essa colaboração levou à definição da pintura especial, projetada pelo Centro Stile Ducati.

A escolha da Monster como modelo para criar essa edição limitada também está ligada à história de Ayrton, que foi um dos primeiros proprietários da Monster 900, que ele usou para se locomover em Monte Carlo e com a qual apareceu na noite de gala do Grande Prêmio de Mônaco de F1® de 1993. Ayrton gostou do conceito simples da Monster de querer trazer a diversão na pilotagem para o centro da experiência motociclística: um motor esportivo, perfeito para uso na estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem.

A Monster Senna presta homenagem ao talento do tricampeão mundial com uma pintura especial inspirada na cor do capacete que o piloto usou nas corridas ao longo de sua carreira, com partes em amarelo, verde e azul, claras homenagens à bandeira brasileira.

O modelo já está disponível para encomendas no Brasil num dos concessionários Ducati.

Preço estimado no Brasil: R$ 189.000,00.

A apresentação da motocicleta dedicada pela Ducati a Senna aconteceu no paddock do autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, por ocasião do Grande Prêmio Made in Italy e Emilia-Romagna de Fórmula 1®. A memória do vínculo entre Senna e a Ducati foi transmitida através das palavras de Claudio Domenicali (CEO da Ducati), Bianca Senna (CEO da Senna Brands) e uma contribuição de Stefano Domenicali (Presidente e CEO da Fórmula 1®).

Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding: “Ayrton Senna foi e será para sempre um ícone. Uma lenda do esporte, uma pessoa extraordinária, mas também um motociclista apaixonado, a quem queremos homenagear com uma edição especial de um dos modelos mais icônicos da nossa linha: a Monster. Senna foi um dos primeiros proprietários da Monster 900 e representou perfeitamente os valores dessa motocicleta: estilo, ousadia e diversão. A Monster Senna é uma demonstração de como estamos honrados em definir um campeão desse nível incrível como um verdadeiro Ducatista.”

Bianca Senna, CEO da Senna Brands: “A parceria com a Ducati é histórica e muito relevante até hoje. A Monster é uma motocicleta perfeita para relembrar o estilo de vida de Ayrton, focado em alto desempenho, mas com a capacidade de desfrutar de momentos de lazer. Os fãs de todo o mundo que admiram Ayrton acharão essa parceria um verdadeiro tributo ao seu legado”.

A história da Ducati e de Ayrton Senna

Os caminhos da Ducati e de Ayrton Senna se cruzaram pela primeira vez em 1990, quando Claudio Castiglioni, então proprietário da Ducati e fã apaixonado de Senna e de seu talento inato, presenteou o tricampeão mundial com uma 851 SP. Nos anos seguintes, Senna e a Ducati perceberam que tinham muitos valores em comum e, quando o Campeão do Mundo viu pessoalmente a nova Ducati 916, ficou absolutamente fascinado por ela, dando origem à ideia de uma colaboração em um projeto especial capaz de unir a marca Ducati e a marca Senna.

Assim nasceu a Ducati 916 Senna, uma motocicleta caracterizada por uma pintura escolhida pessoalmente pelo piloto brasileiro, optando por um gráfico contrastante entre cinza antracite, preto fosco e vermelho, que se tornou icônico nos anos seguintes. A série especial, limitada a apenas 300 unidades, foi anunciada pela Ducati em março de 1994.

O trágico acidente em que Ayrton Senna perdeu a vida ocorreu alguns meses antes do início da produção da Ducati 916 Senna e interrompeu todas as operações ligadas a Ayrton, mas a discussão subsequente entre a Ducati e a família de Senna convenceu as partes a seguir em frente com o projeto em memória de Ayrton, com a apresentação ocorrendo no Salão do Automóvel de 1994. A primeira série foi esgotada em um curto espaço de tempo, seguida por mais duas em 1997 e 1998, com cores escolhidas pelo irmão de Ayrton, Leonardo Senna.

A colaboração com a Senna Brands foi retomada em 2014 com a 1199 Panigale, com base na qual foi criada uma série limitada de 161 unidades - o mesmo número de Grandes Prêmios disputados por Ayrton - reservada para o mercado brasileiro. Todas as Ducati Sennas são muito procuradas por colecionadores de todo o mundo.

Componentes de referência

A Monster Senna é equipada com componentes que, além de embelezar seu visual, também melhoram as qualidades dinâmicas da motocicleta e permitem que ela atinja um peso sem combustível de 175 kg, ou seja, 4 kg a menos do que o modelo padrão, que já é uma referência na categoria em termos de leveza.

A Monster, uma reinterpretação moderna da receita original, é uma motocicleta leve, fácil de manusear e rápida. Ela é movida pelo motor Testastretta 11°, um cilindro duplo de 4 válvulas com refrigeração líquida e distribuição desmodrômica que produz 111 cavalos de potência, confiável e divertido graças a uma curva de entrega completa em todas as rotações. Ela apresenta um chassi extremamente funcional e eficaz inspirado nas superbikes da Ducati, suspensão Öhlins totalmente ajustável e esportiva, rodas forjadas, um sofisticado sistema de freios com pinças dianteiras Brembo Stylema® e flanges de alumínio para os discos de freio, além de uma eletrônica de primeira linha.

A estética da Monster Senna, além da cor especial, é embelezada pela etiqueta amarela/verde/azul nos aros pretos, feitos especialmente para esse modelo, e pelo amarelo nas pinças de freio e nos silenciadores de fibra de carbono homologados pela Termignoni. Outros elementos distintivos desse modelo são o assento especial, o protetor de motor combinando e a animação dedicada do painel de instrumentos, que começa quando a ignição é ligada.

Por fim, cada motocicleta se torna única por meio de uma placa no grampo triplo com o nome do modelo e o número da motocicleta, bem como por um certificado de autenticidade e a presença de uma capa de motocicleta dedicada.

A página dedicada no site Ducati.com contém todas as informações sobre essa motocicleta especial, juntamente com a história da relação entre a Ducati e Senna.

Todas as imagens da Monster Senna estão disponíveis na Ducati Media House, enquanto o vídeo de apresentação da moto está disponível no canal da Ducati no YouTube.