Brasil,

Pirelli Moto2 e Moto3: Pirelli oferece duas opções adicionais para as incógnitas do COTA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Pirelli Moto2 e Moto3: Pirelli oferece duas opções adicionais para as incógnitas do COTA

No GP das Américas, os pilotos da Moto2 poderão contar com o composto dianteiro SC3, enquanto os pilotos de Moto3, com a especificação traseira C1096

A Pirelli escolheu uma alocação dedicada de pneus para o Circuito das Américas (COTA) em Austin, Texas, que no próximo fim de semana receberá a terceira etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade de 2024, o GP das Américas.

Para a Pirelli, em seu ano de estreia nos Campeonatos Mundiais de Moto2 e Moto3, esta pista está entre as menos conhecidas e a fabricante italiana de pneus decidiu combinar as opções presentes na alocação padrão prevista para este ano com dois compostos adicionais, o SC3 dianteiro para os pilotos da Moto2 e a especificação C1096 para pilotos de Moto3.

Essa escolha é ditada pelas características do circuito e pelo recente recapeamento de várias seções.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Uma nova pista para nós com algumas incógnitas

“COTA é um circuito sobre o qual sabemos muito pouco, afinal nunca competimos lá num campeonato internacional de motovelocidade, portanto os dados disponíveis para nós são um tanto escassos. Acrescente isso ao fato de que ele recentemente foi parcialmente recapeado para nivelar buracos e solavancos que se formam periodicamente devido ao solo em que foi construído; os pneus certamente serão obrigados a enfrentar uma superfície não homogênea quanto ao tipo de asfalto. Pelas informações que temos, sabemos que é uma pista bastante agressiva para os pneus, particularmente os dianteiros. O asfalto irregular, além da configuração de curvas rápidas alternadas com curvas mais lentas e picos de velocidade altos, podem fazer com que o pneu deslize muito levemente, gerando superaquecimento anômalo, que provoca degradação térmica e desgaste acentuado. Por essa razão, a par da atribuição padrão para 2024, adicionamos uma solução frontal mais resistente, o SC3, para a Moto2, que, de acordo com o que vimos nos dois primeiros GPs, tende a ser mais agressiva com os pneus dianteiros, enquanto para a Moto3, que força mais o eixo traseiro, adicionamos uma opção traseira extra, a especificação C1096, que já havíamos previsto para o Catar. Não podemos esquecer que não utilizamos protótipos, mas sim uma gama de pneus comercializados regularmente, então o desafio é considerável. Depois das sessões de sexta-feira, teremos certamente mais informações nas quais nos basear para avaliar o comportamento de todos os pneus numa perspectiva de corrida.”

Texto Descrição gerada automaticamente

- Alocação de pneus: a alocação padrão para a temporada de 2024 inclui compostos SC1 (macios) e SC2 (médios) na dianteira para ambas as classes, e compostos SC0 (macios) e SC1 (médios) na traseira para a Moto2 e SC1 e SC2 para Moto3. Depois, há a solução para chuva DIABLO Rain como composto SCR1 dianteiro e traseiro. Além desta alocação, para o GP das Américas, os pilotos de Moto2 terão uma opção dianteira adicional no composto SC3 (4 pneus por piloto), enquanto os pilotos de Moto3 terão um composto traseiro de desenvolvimento na especificação C1096, 4 pneus por piloto. Em ambos os casos, esses são os compostos mais resistentes para utilizar se houver desgaste significativo com as outras soluções.
- Asfalto: Os trechos recapeados são a curva 2, a parte entre as curvas 9 e 11, a curva 12 e o trecho entre as curvas 16 e 19. O circuito deve ser recapeado regularmente por conta do tipo de solo muito macio sobre o qual foi construído. Um solo argiloso de alta maleabilidade, que tende a se expandir quando úmido e contrair-se durante a secagem, No passado, por essa mesma razão, a pista já foi recapeada diversas vezes.
- Clima: O circuito está localizado a sudeste de Austin, não muito longe do chamado Texas Hill Country, uma área onde três ou quatro biomas diferentes se encontram: pântanos a leste, deserto a oeste, mar a sul e planícies a norte. O clima de Austin é subtropical, com variações muitas vezes repentinas. Nesta época do ano, temperaturas do ar superiores a 25 graus Celsius podem ser atingidas, mas as variações de temperatura podem ser significativas.
- Uma mistura de pistas: COTA, que apresenta 20 curvas e uma diferença de altitude total de 41 metros, foi desenhada pelo famoso arquiteto Hermann Tilke, que se inspirou nas curvas mais icônicas de algumas pistas: a sequência Maggotts-Becketts-Chapel em Silverstone (trecho entre as curvas 3 e 6), as curvas da arena em Hockenheim (12 a 15) e a curva 8 em Istambul (curvas 16, 17 e 18).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar