Brasil,

Trânsito, buracos na estrada e maresia: o que revisar no veículo na volta das férias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Berte
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Confira seis dicas para garantir o check-up completo que seu cliente precisa após uma longa viagem

Dirigir por longas distâncias, passar por estradas esburacadas e expor o carro a areia, lama e maresia são situações que acontecem com mais frequência na época de férias. Ou, pelo contrário, deixar o veículo parado na garagem por um longo período. Tão importante quanto revisar e fazer a manutenção do carro antes de ir viajar - para evitar dores de cabeça na estrada -, é fazer um check-up na volta para casa.

Uma boa revisão pós-férias pode evitar inúmeros incidentes e é um passo fundamental para retomar a rotina com segurança. Por isso, o mecânico deve estar atento e equipado para receber clientes com diferentes necessidades de manutenção. Pensando nisso, a Tramontina PRO se uniu a Diego Ferrazza, mecânico, youtuber e parceiro da marca, para dar seis dicas do que o profissional deve revisar a fim de garantir um serviço de qualidade:

1. Buchas de suspensão, amortecedores e barras e terminais de direção

Preste atenção a estes itens. Para os veículos que rodaram em estradas irregulares, é importante inspecionar as buchas da suspensão, amortecedores e terminais de direção. Além disso, o sistema de embreagem pode ser danificado quando o motorista precisa manter o pé apoiado por muito tempo sobre o pedal, como no caso de longas filas de trânsito, ou pelo sobrepeso de carga no veículo. Sobre isso, Ferrazza alerta: “Não é só o número de pessoas no veículo que conta. A utilização de reboques também caracteriza carga extra e pode causar problemas”. Estes fatores também interferem diretamente na calibragem dos pneus. Barulhos desconhecidos, trepidações, dificuldade em acionar os pedais ou a embreagem podem sinalizar problemas, então, não deixe de verificar.

2. Sistema de arrefecimento e lubrificantes

Após o uso severo do veículo, muitas horas de trânsito intenso nas rodovias ou clima muito quente, é importante verificar o sistema responsável por manter o carro na temperatura ideal. Neste caso, conferir o estado das mangueiras e do líquido de arrefecimento evita riscos de superaquecimento. Verifique, ainda, o nível do óleo do motor e do fluido de freio.

3. Bateria

É comum o carro demorar mais para dar partida depois de muito tempo estacionado. Porém, se essa demora persistir, ou até mesmo se o cliente relatar problemas em ligar o carro, a vida útil da bateria pode estar chegando ao fim. Mas Ferrazza alerta: “A dificuldade em dar partida também pode indicar um problema no sistema de injeção eletrônica ou de ignição, ou até mesmo a gasolina envelhecida no tanque. Antes de optar pela troca da bateria, é primordial conferir estas outras condições”.

4. Limpeza

As intempéries são grandes vilãs, não apenas da pintura automotiva, mas também da integridade de algumas peças. É importante verificar e limpar componentes internos que possam ter tido contato com areia ou barro, por exemplo. Pode parecer exagero, mas não é: uma simples limpeza pode evitar muitos problemas.

5. Itens de segurança

Com tanta coisa para conferir, alguns itens fundamentais podem acabar sendo esquecidos e passar longe da revisão. Não deixe de verificar o funcionamento de freios, luzes, buzina, cintos de segurança, retrovisores e limpadores de para-brisa (incluindo o nível e o bom funcionamento da água dos limpadores). Confira, também, a integridade dos pneus, inclusive do estepe. “Outro ponto importante é ficar atento às luzes de advertência no painel: do airbag, de temperatura, todas. Elas indicam anomalias no sistema e auxiliam a identificar problemas”, aconselha Ferrazza. Por fim, vale conferir a validade e integridade do extintor de incêndio, item indispensável no veículo.

6. Ferramentas

Para garantir eficiência, precisão e segurança no trabalho realizado, ter as ferramentas manuais adequadas é crucial. Para uma boa revisão, um item indispensável é o torquímetro: o torque correto nos componentes ajuda a garantir a vida útil das peças. “É a ferramenta que deveria estar sempre no bolso do mecânico”, indica Ferrazza.

Para trabalhar com a suspensão, outras ferramentas podem ser necessárias, como extratores e instaladores de buchas, por exemplo. Ainda, chaves, alicates, macacos, entre outros utensílios específicos, não apenas facilitam o acesso a componentes complexos do veículo, como ajudam a evitar danos indesejados nas peças durante o processo de reparo. Utilizar ferramentas corretas não somente agiliza o trabalho do mecânico, mas minimiza o risco de acidentes e falhas na manutenção, assegurando um serviço de qualidade e prolongando a vida útil do automóvel.

A Tramontina PRO tem uma linha completa de ferramentas para você equipar sua oficina e garantir segurança e qualidade no serviço.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar