Brasil,

Vale o que pesa? Não! Vale o que pesa e muito mais!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- Por Rafael Mazão*

Touros melhoradores: mercado e pecuaristas atentos a qualidade

Nos 15 últimos anos acompanho a produção e o mercado de touros melhoradores de perto, e “muita água passou por de baixo da ponte”. Mudanças da percepção do mercado produtor e dos pecuaristas consumidores de reprodutores e genética de ponta.

Criadores cada dia mais exigentes quanto as informações dos touros, seja eles para inseminação artificial ou para monta natural, ou seja, “a ponte” estreitou, e como diria aqui em Minas Gerais: “essa ponte miúda virou pinguela”.

Naturalmente afunilando e buscando produtos com mais informações, e consistentes, o produtor se sente mais seguro nas suas escolhas genéticas anuais que constrói o seu rebanho no decorrer das gerações.

Criadores sempre em busca de tecnologia para agregar ao processo seletivo, têm em mãos atualmente ferramentas que têm feito grande diferença na produção de animais eficientes e melhoradores.

Inúmeras ferramentas estão disponíveis: software de identificação para seleção intrarebanho, avaliação genômica, programas de melhoramento genético, avaliação de carcaça através de ultrassonografia, provas de ganho de peso e eficiência alimentar, que juntas, além de proporcionar diferencial de seleção, munem os pecuaristas de informações para atestar a qualidade dos animais produzidos.

Em estudos realizados desde 2013 para análise do benchmarking de nossos clientes produtores de touros (entre 24 e 36 meses), analisamos que os 3 principais fatores que mais influenciam o maior valor na venda dos reprodutores, ou seja, o que mais atrai o mercado atual é:

1º Avaliações Genéticas Positivas;
2º Melhores Medidas de Perímetro Escrotal;
3º Maior Peso.

Com isso, vamos dar uma “espiadinha” abaixo nos gráficos que representam as análises realizadas.

Eu não dispenso um belo touro, bom racial e harmonia aliada às características morfológicas produtivas devia ser sempre o objetivo né? Com aprumos corretos e estrutura forte, musculosidade evidente e convexa, parte sexual íntegra e eficiente, pigmentação firme, e para completar com boa libido!

Aliás, nem eu, nem mesmo o mercado. Embora a morfologia seja uma mensuração subjetiva, todos os animais avaliados como Elite, foram mais valorizados dos que os classificados como Superior, Regular ou Inferior, na escala de tipo produtivo padrão da Dstak Assessoria Pecuária, onde seguiram com maior valorização gradativamente em relação as categorias abaixo na escala. Mais um importante indicador, nos referenciando que o “olho” é mais uma ferramenta e é insubstituível na seleção.

As análises dos últimos 5 anos nos indicam as prioridades do mercado atual, mas temos que ir além. Quais serão as premissas do mercado daqui 5, 10, 15, 20 anos? Não tenho dúvidas que várias das ferramentas citadas “logo ali em cima”, serão muito influenciadoras nas escolhas dos reprodutores, pois influenciam diretamente na rentabilidade do sistema de produção, da cria ao abate.

A verdade é curta e grossa, “história para boi dormir” não tem mais espaço. Produzir touros muitos produzem, porém poucos têm conseguido “passar na pinguela e deixar do outro lado” touros eficientes e melhoradores para o mercado faminto por qualidade.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar