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Variação salarial entre regiões amplia a complexidade no recrutamento de profissionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Colognesi
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Por Marcelo Olivieri

Sabemos que o Brasil é um país de proporções continentais. Sua vasta extensão territorial, assim como sua diversificada cultura, tornam a missão de recrutar extremamente complexa, ainda mais quando adicionamos ao processo a variação salarial que existe mesmo que olhemos para profissionais com o mesmo cargo, mas que atuam em diferentes regiões.

Uma pesquisa realizada pela Love Mondays, comunidade de carreiras voltada à avaliação de empresas, colheu informações de mais de 90 mil pessoas e apontou que a variação salarial no Brasil, dependendo do cargo, chega a ser de 100% de uma região para outra. Cargos de gerência, diretoria e coordenação tem, em média, de R$ 2 a 3 mil reais de diferença. Se olharmos especificamente para as áreas de marketing e vendas essa variação acontece, principalmente, pela concentração de mão de obra especializada nos grandes centros.

Apesar de a variação salarial ser uma característica que torna o recrutamento uma tarefa delicada, ela não é a única. De modo geral, podemos apontar três particularidades onde as características de uma região para outra interferem na complexidade de recrutar.

A primeira delas é a importação e exportação de talentos, em outras palavras, quando os profissionais são convidados a mudar de região para assumir uma cadeira. A importação de talentos acontece quando as grandes regiões convidam profissionais que estão se destacando em locais periféricos e os trazem para atuar próximos, ou inclusive dentro da sede ou matriz da empresa.

A exportação de talentos acontece na mesma medida e, nesses casos, o representante comercial que esteja se destacando próximo à sede da empresa pode ser enviado para localidades afastadas para desenvolver melhor as condições comerciais da região. Na grande maioria dos casos, esse movimento dos profissionais é entendido como uma promoção, ou um próximo nível de carreira.

A segunda característica marcante é a diversidade cultural de nosso país. Essa variedade de povos, clima, costumes, são uma variável importantíssima no processo de contratar para vagas onde o profissional vai precisar se mudar.

Na Trend Recruitment, nossa maior preocupação é entender a necessidade do cliente e colher um briefing da vaga da maneira mais completa possível. Em um primeiro momento, buscamos sempre encontrar o profissional adequado na mesma cidade ou localização da vaga, até para valorizar a mão de obra local. Quando os talentos estão em outras localidades, nosso compromisso com a assertividade passa a ser ainda mais criterioso. Não adianta preencher uma vaga de maneira rápida se não o fizermos de forma duradoura.

Com a diversidade de culturas encontrada no nosso país, é comum, durante o processo seletivo, o profissional se disponibilizar a viajar e se mudar. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem se adaptar a uma mudança como essa. É papel do recrutador colocar todas as cartas na mesa e fazer uma análise profunda do candidato para garantir que esse vai conseguir se estabilizar na nova cidade.

A terceira característica que gostaria de destacar é a extensão territorial e a concentração de demanda nos grandes centros. Essa é uma particularidade para o mercado de vendas. Se compararmos representantes comercias de grandes centros com os de regiões mais afastadas, eles irão cobrir extensões territoriais completamente diferentes, mesmo tendo o mesmo número de clientes em carteira.

O constante deslocamento para regiões muito afastadas faz com que esses vendedores, além de raramente estarem na cidade que residem, ainda precisem gerenciar equipes, liderar processos e conduzir a gestão à distância - adicionando um requisito a mais no perfil de contração e atenção ainda maior do recrutador na hora de encontrar a pessoa certa para cada vaga.

Com tantas variáveis e um cenário complexo como esse, o headhunter precisa redobrar a atenção na hora de contratar. A primeira tarefa é conhecer muito bem o mercado para o qual se está recrutando. Depois é preciso conhecer a demanda do cliente e alinhar as expectativas entre a empresa e o profissional. Por fim, é necessário manter um olhar atento ao processo para não deixar nada escapar. São os pequenos detalhes que farão a contratação ser bem sucedida ou não. Precisamos que nossos clientes estejam satisfeitos com a contratação e que os candidatos estejam motivados com todas as mudanças e adaptações que eventualmente eles precisarão passar.

Marcelo Olivieri é formado em Psicologia e possui MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, Olivieri é diretor da Trend Recruitment.

Sobre a Trend Recruitmet
https://www.trendrecruitment.com/pt

A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing. A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes. O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo. Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil. A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado, já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.


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