Seguradora oferta seguro para Riscos Digitais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s

Um dos destaques do ano de 2017 foram a série de ataques cibernéticos que aconteceram. A seguradora Zurich colocou, no mercado brasileiro, um seguro para riscos digitais, que oferece proteção financeira em casos de responsabilidade civil decorrente de ameaças cibernéticas ou atos de violação de segurança ou de privacidade, incluindo proteção em casos de investigações formais e inquéritos.

De acordo com as estatísticas do Global Risk Report 2017, estudo desenvolvido anualmente pelo World Economic Forum, em parceria com a Zurich e renomadas instituições financeiras e acadêmicas, a fraude ou roubo de dados e ataques cibernéticos são as principais ameaças dentro da categoria de riscos tecnológicos.

A cobertura oferecida pelo seguro da Zurich cobre a ameaça de inclusão de vírus, interrupção do sistema, divulgação de informações confidenciais (pessoais ou corporativas) sob sua custódia e em seus provedores de serviço e sequestro de dados.

De acordo com Glaucia Smithson, Diretora de Seguros Empresariais da Zurich no Brasil, há uma crescente demanda por proteção contra ameaças cibernéticas. Globalmente, a Zurich já tem 8 anos de experiência com este produto atuando em países com alta exposição como EUA, Inglaterra e China. “O risco cibernético é uma preocupação crescente para as empresas e seu custo potencial aumenta devido à conectividade das empresas e profissionalização dos hackers. Além de gerenciar as consequências de violação de dados, as empresas também precisam considerar danos possíveis que envolvem: reputação, propriedade intelectual, propriedade de dados e perda financeira”, afirma Glaucia. Dicas de proteção:

Carlos Cortés, Head de Risk Engineering da Zurich Brasil, reforça que a evolução diária dos riscos cibernéticos demanda atenção tanto no nível de segurança da informação corporativa como dos usuários.

A área de engenharia de riscos da companhia reuniu algumas medidas para que as empresas e pessoas possam se precaver e evitar que ransomwares infectem seus sistemas:

• Certifique-se sempre de que o seu antivírus está atualizado. Isso fornece outra camada de segurança contra muitos ataques. Computadores frequentemente devem ser reinicializados para que as atualizações de segurança sejam aplicadas.

• Faça backup de dados importantes. Uma boa prática de segurança é garantir que você faça backup regularmente de seus arquivos. O princípio 3-2-1 é uma boa regra: ter três cópias, duas mídias diferentes e um local separado para seus arquivos de backup. Uma boa prática de segurança é garantir que você faça backup regularmente de seus arquivos. O princípio 3-2-1 é uma boa regra: ter três cópias, duas mídias diferentes e um local separado para seus arquivos de backup.

• Verifique novamente o conteúdo da mensagem. Existem erros óbvios ou discrepâncias que você pode detectar em e-mails ilegítimos. Por exemplo, desconfie se o seu banco ou um amigo afirma que recebeu algo de você que não se lembra de enviar, ou se receber alguma promoção ou proposta boa demais para ser verdade. Há muitas táticas que os spammers e phishers usam para atraí-lo, por isso tome algum tempo para aprender sobre os diferentes tipos de técnicas que os engenheiros sociais utilizam.

• Abster-se de clicar em links de e-mails. Em geral, clicar em links no e-mail deve ser evitado. É mais seguro visitar o mencionado no e-mail diretamente. Se você tiver que clicar em um link no e-mail, verifique se o navegador usa a reputação da web para verificar o link. Caso contrário você pode usar serviços gratuitos como o Trend Micro Site Safety Center.

O seguro Zurich Proteção Digital oferece cobertura a terceiros e ao segurado e reembolsa custos decorrentes de uma falha de segurança cibernética. Fazem parte da cobertura da apólice: atos de violação de segurança e privacidade, os custos de defesa do segurado contra reclamações de terceiros, inclusive decorrentes de procedimentos regulatórios, substituição ou recuperação de ativo digital decorrentes de corrupção ou destruição causada por uma falha de segurança. Também ampara prejuízos indenizáveis decorrentes da indisponibilidade de um serviço por ataque de negação de serviço (lucros cessantes) e o valor pago a título de resgate (ameaça cibernética).

Além disso, conta com diferenciais como a cobertura em mais de 20 países (global underwriting expertise), serviço de resposta a incidentes e corpo de sinistros global especializado para prestar suporte ao segurado quando necessário.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros