Programa brasileiro de logística reversa no campo é tema de evento de agência da ONU

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Mesquita

Diretor-presidente do inpEV apresenta Sistema Campo Limpo no Business Symposium at Unea-3, evento promovido pela Unep (United Nations Environment Programme) que acontece durante a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas, e que é referência mundial no setor, será apresentado durante evento paralelo à Unea-3, Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, pelo diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), João Cesar M. Rando. O encontro, promovido pela Unep (United Nations Environment Programme), acontece em Nairóbi (Quênia) no próximo dia 3 de dezembro. O executivo do instituto participa da inciativa a convite da CropLife International, federação global da indústria da ciência dos cultivos. Durante o simpósio, serão apresentados pela comunidade empresarial ações e programas (existentes ou em implementação) que tenham por objetivo reduzir a poluição, como o Sistema Campo Limpo.

O Brasil é, atualmente, líder na correta destinação do material. Em 15 anos, o Sistema Campo Limpo, retirou dos campos mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Este programa resulta em relevante contribuição ambiental por meio da reciclagem do material, que retorna para o mercado servindo para novo envase de defensivos agrícolas. “Isso reforça a preocupação do Brasil com a promoção de uma agricultura mais sustentável. Participar de um encontro desse porte sobre meio ambiente é de extrema importância, já que as práticas agrícolas do nosso país são consideradas referência mundial e podem servir de exemplo e inspiração para as demais nações”, destaca João Cesar M. Rando.

Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.