Brasil,

Relacionamento e oportunidade: como crescer com a nova China

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcel Trinta
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Relacionamento e oportunidade: como crescer com a nova China

Daniel Lau*

Em novembro de 2012, o presidente chinês, Xi Jinping, discursou dizendo que o país precisa conhecer mais o mundo assim como o mundo também precisa conhecê-lo. E agora, em outubro deste ano, o líder confirma o mesmo caminho e a China continua com a política de abertura do mercado.

Sob a liderança de Xi Jinping, o gigante asiático obteve um fantástico crescimento nos últimos cinco anos, período esse em que o PIB saltou de 54 trilhões para 80 trilhões de yuans (cerca de 12 trilhões de dólares). Apenas para se ter uma ideia, o país deve, este ano, adicionar mais de 700 bilhões de dólares de riqueza ao PIB. Tal resultado é um sinal muito positivo para o Brasil já que, por quase uma década, a China tem sido o principal mercado de destino das exportações brasileiras.

Além disso, a China nos últimos 5 anos tem trazido mais de 53 bilhões de dólares em investimentos diretos anunciados em diversos setores da economia brasileira como óleo e gás, energia (tanto em transmissão como em geração), infraestrutura, tecnologia, dentre outros. Isso sem contar os inúmeros projetos de investimento em fase de prospecção e maturação nos segmentos de energia renovável, infraestrutura de comunicação, internet, locomoção, ferrovia, portos e saneamento.

Outro ponto de destaque do plano do governo é a continua urbanização, que aliada a uma nova classe média que não para de crescer e que está ávida para comprar novos produtos e serviços, significa mais importações e oferta de serviços globais de nível cada mais abrangente e exigente.

Diante desse cenário, fica evidente como a transformação econômica da China abre novas oportunidades para as empresas brasileiras aumentarem a presença na China, o que significa, também, chances de parceria para trocas de conhecimento para benefício mútuo.

Entretanto, é preciso atenção a um ponto cultural extremamente importante. Para participar das diversas oportunidades que se nascem todo dia, é preciso criar ou fortalecer o seu guanxi, que é a rede de relacionamentos dentro da China. E isso significa visitar o país, fazer contatos e criar amizades duradouras.

Tal ação se aplica até mesmo em setores onde a China possui elevada capacidade de produção como, por exemplo, a indústria de calçados. Esse, que é um segmento tradicionalmente forte e muito expressivo, ainda faz um grande número de importações. Devido a isso, existem empresas, inclusive no Brasil, que vendem parte da produção já finalizada para o mercado chinês. Mas que foi possível a partir de anos cultivando o guanxi.

Conforme anunciado, a China agora possui novas metas ambiciosas para os próximos 30 anos. A primeira fase será tornar-se uma nação inovadora de primeira linha até 2035. Depois, até 2050, o foco é ter influência global pioneira. E, por isso, não há dúvidas que o país continuará seguindo o ritmo de investimentos no exterior e aumentando o fluxo de importação e exportação, o que abre diversas oportunidades ao Brasil. Do nosso lado, é preciso que busquemos conhecer mais a China e cada vez mais cultivar o guanxi. Há espaço e oportunidades para todos.

*Daniel Lau é sócio da KPMG no Brasil

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.
Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com/BR
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar