Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Trocar de carro para evitar o IPVA – será que compensa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme da Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fim de ano se aproxima, muita gente pensa em trocar de carro, até mesmo para evitar o pagamento do IPVA de 2018. Veja o que considerar para tomar essa decisão.

Se você está pensando em trocar de carro, pode estar se perguntando: será que é melhor fazer isso agora ou esperar até o início do ano novo? Há prós e contras que precisam ser analisados, como o pagamento do IPVA, que deverá ser feito nos primeiros meses do ano e os descontos que as montadoras oferecem.

Fim de ano, muita gente conta com o 13º salário na conta e considera a chance de trocar de carro. Para o brasileiro, que vive em um país de dimensões continentais e é mal servido de transporte público, o carro novo não é só status, é necessidade. O que considerar na hora da decisão de vender o usado e comprar um carro novo?

Decisão difícil: quando é a hora certa de trocar de carro

Há vários fatores que pesam na hora de procurar um carro novo ou continuar com o velho. O aumento dos custos de manutenção, a desvalorização anual, a facilidade para vender numa conjuntura do mercado, entre outros.

Quanto ao pagamento do IPVA

Será que compensa trocar de carro todo ano para escapar do pagamento do IPVA do carro atual, comprando outro que venha com o IPVA pago. Mas será que há vantagem?

Em relação ao IPVA (Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores), o valor é calculado sobre o valor venal do carro. Sendo o valor igual, o IPVA do novo e do usado será o mesmo. Portanto, o IPVA somente será mais caro se você estiver adquirindo um carro mais novo ou de maior nível.

O IPVA relativo ao ano de 2017 já está bem superado, faz tempo que você já pagou. Ao vender o seu carro no final de 2017 ou no início de 2018, o indicado é dar um desconto ao comprador, relativo ao que ele vai ter que pagar de IPVA em 2018. Outra negociação que acontece é a venda do carro assumindo a primeira parcela do IPVA do ano que vem, repassando ao comprador as demais duas parcelas do pagamento. Isso vai facilitar a venda.

Se você vender seu carro em novembro ou dezembro, não vai ter que pagar o IPVA de 2018, apesar de não poder contar com preços em ofertas no mercado. Lembre-se de que os revendedores estando contando que os consumidores estarão com o dinheiro do décimo terceiro salário em mãos, o que faz entrar dinheiro no caixa.

Normalmente, nesse momento de demanda, não há descontos.

Quanto aos descontos do início do ano

Muitas montadoras, para começar uma nova linha de carros, oferecem descontos para que se desfaçam do estoque do ano anterior. O consumidor pode se beneficiar de descontos que chegam a ser até 15% sobre o valor de tabela, nos meses de janeiro e fevereiro.

Quanto à depreciação

Para quem tem essa possibilidade, a troca de carro deve ser feita todo ano, porque a venda é mais fácil, há mais economia de gastos com manutenção, apesar de se ter que arcar com uma depreciação inevitável do carro, no primeiro ano

A depreciação em um ano varia conforme o valor do carro, como exemplo:

Faça a cotação do seu seguro auto online!

Qual é a marca do seu carro?

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Carros populares até 23 mil = 6%

Carros médios – de 35 a 45 mil = 8%

Caros de luxo – de 55 a 80 mil e mais = de 10% a 12%

Há também modelos populares mais caros, por terem mais opcionais, o que eleva o valor final. Eles são um pouco mais difíceis de vender e a desvalorização gira em torno de 6% a 12%, conforme o modelo.

Não há muitas informações sobre a desvalorização de carros com mais de 2 anos, mas ela costuma se estabilizar na marca dos primeiros 12 meses. O que passa a influenciar o valor é a conservação, o modelo e o mercado para aquele tipo de carro.

Quanto ao seguro

O IPVA fica mais barato a cada ano que passa, acompanhando a desvalorização do veículo. Em se tratando do seguro, ele não diminui com o passar do tempo. Isto porque o custo da cobertura para reparos continua o mesmo, quando o carro está mais velho. Em alguns casos, o seguro fica mais caro, porque as peças vão ficando mais difíceis de serem repostas. Antes de optar por outro carro, avalie o preço do seguro, que varia em função do quanto ele é sujeito a roubos. O preço do seguro faz parte do valor que você vai pagar pelo carro.

Quando vale a pena continuar com o seu carro

Depois de avaliar as suas condições de orçamento, caso não possa trocar de carro agora, a melhor opção é guardar uma economia com o 13º salário e passar a economizar uma quantia mensal, destinada ao objetivo do carro novo. Essa poupança vai possibilitar uma troca programada mais vantajosa, fugindo do financiamento com juros altos. Um bom planejamento vai fazer com que se realize o sonho de trocar de carro num futuro próximo.

Texto produzido por Regina Di Ciommo, colaboradora do portal Seguro Auto

Website: https://www.seguroauto.org

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar