Decidir empreender pode ser a melhor decisão da sua vida

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Arthur - Dino

Uma série de motivos levam as pessoas a trilhar o caminho do empreendedorismo, algumas razões aparecem com frequência no discurso de diversos empreendedores: Não ter chefe, escolha do horário de trabalho, realização, ter mais tempo livre, entre outros. A pergunta que fica é: Realmente vale a pena empreender ou o tema é mais um modismo que tende a passar?

Já sou empreendedor há mais de oito anos, nunca fui trabalhador com carteira assinada, exceto estágio obrigatório e alguns bicos que fiz durante algum tempo.

Frequentemente as pessoas se perguntam o porquê do empreendedorismo ter sido cultuado tão intensamente por jovens nos últimos anos. Na internet não é raro acharmos exemplos de pessoas que ficaram milionárias e mudaram completamente o seu estilo de vida após sair do emprego com carteira assinada para se tornarem donos do próprio negócio.
Muitos alegam que essa mudança de vida é um sonho, onde a qualidade de vida e a ausência de chefe tornam a vida mais interessante e seguir a própria missão de vida e trabalhar pra si mesmo tornam-se mantras que modificam radicalmente o sentido da vida.

O propósito desse artigo é explorar esse estilo de vida vendido amplamente na internet. Afinal empreender realmente é um sonho?

Vamos analisar os fatos:

Se você decidir ser empreendedor vai precisar de um local para trabalhar, (escritório compartilhado R$ 500), gasolina para visitar clientes (R$ 300), previdência social para autônomo (R$ 86,68), celular pós pago (R$ 100), linha de telefone fixo (R$ 30), domínio personalizado (R$ 30), hospedagem de site (R$ 22,90), almoço (R$ 300).
Eu poderia ficar falando para vocês sobre todos os gastos necessários para você começar o seu negócio, mas vou parar por aqui. Você pode perceber que se você abrir um negócio você irá começar gastando mais ou menos R$ 1.200,00 por mês só para poder operar.

Olhando por este ponto de vista você irá começar o mês com R$1.200,00 negativo de salário, enquanto se você pegar qualquer emprego básico você terá um salário de pelo menos R$ 1.000,00. Esse ponto de vista fatalista traz a seguinte pergunta: Porque empreender se vou ter todas essas dificuldades?

A resposta é relativamente simples: O ser humano não deve ser considerado como inteiramente racional, muitas das nossas percepções são totalmente emocionais. Não existe nenhum cálculo no mundo que me faria ser empregado, mesmo que com um salário enorme e com ótimos benefícios.

Vou te dizer porque:

A maior compensação que você pode ter no seu trabalho é a autorrealização e não o seu salário e o maior benefício que você pode ter é a liberdade de ir e vir e a flexibilidade de trabalhar quando você é mais produtivo, sem que haja chefes ou colegas de trabalho controlando quantas vezes você foi a cozinha ou ao banheiro durante o trabalho.

O último ponto, mas não menos importante é o direito de inovar sem enfrentar uma resistência tremenda por parte do seu chefe ou dos colegas de trabalho.

Por isso gostaria de te alertar: Você quer ser um empreendedor? Ótimo! Está é uma ótima decisão, acredito que o crescente número de empreendedores apenas ajudam a melhorar a prestação de serviços e a inovação tecnológica.

Não se engane, empreender não é só um mar de rosas. Está mais para um toma lá dá cá. É claro que você pode ter mais tempo para a sua família, mas você vai sentir uma consequência futura nos seus ganhos profissionais.

Naturalmente a troca de foco irá desencadear consequências diretas e indiretas no desenvolvimento da empresa.
Na maior parte dos casos as consequências não são sentidas a curto prazo, faltar um dia de trabalho ou fazer viagens frequentes não terá consequências no mesmo dia, talvez nem no mesmo mês. Depois de 6 meses o empreendedor percebe que aquele tempo sem prospectar clientes afetou o faturamento da empresa de maneira drástica.

Ter um emprego fixo em uma empresa, ter que aguentar um chefe que é um pé no saco, colegas de trabalho fofoqueiros são alguns dos problemas que o trabalhador enfrenta diariamente. Essas são também algumas das razões que fazem ele querer abrir o próprio negócio. Ao fazer a transição para a empresa própria o empreendedor acredita que vai se livrar desse problema, mas a verdade é que os problemas apenas mudam de nome.

O chefe irritante muda de nome e agora os clientes detalhistas e rigorosos começam a se tornar problema. Ao invés dos colegas fofoqueiros agora o problema é a ausência de colegas de trabalho para compartilhar os bons e os maus momentos, afinal muitos empreendedores operam sozinhos. E quando há funcionários o relacionamento não é o mesmo do que o com os colegas de trabalho.

A verdade seja dita, todas as profissões, todos os regimes de trabalho tem os seus prós e os seus contras. O importante é pesar na sua lista quais são os benefícios mais importantes e quais são os problemas de cada regime.
Se você não consegue lidar com o risco de perder um cliente no dia 30 do mês e não ter faturamento no mês seguinte talvez seja melhor permanecer como empregado. Por outro lado se você não consegue se enquadrar em uma empresa onde você não possa ter as suas próprias ideias, mas onde precisa seguir frequentemente as ideias do superior talvez seja o caso de abrir o próprio negócio.

Não acredite no pacote ou na imagem de empreendedor que algumas pessoas pintam. Leia bastante, converse com amigos, parentes que já seguem esse caminho. Se não for suficiente experiencie por você mesmo.

O importante é não ser leviano e achar que todos os seus problemas serão resolvidos em uma situação ou outra.

O importante é saber que não existe vitória sem esforço, costumo dizer que a maioria das coisas que valem a pena na vida vem com muito suor e dedicação.

Tem mais dúvidas? Ficarei feliz em respondê-las. Escreva nos comentários o que quiser saber.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros