Brasil,

Microempreendedor: renda pessoal e finanças da empresa não se misturam

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rayane Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nesta quinta, 5, celebra-se o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Neste ano, a situação está crítica já que mais de 1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país podem ter sua inscrição cancelada até dezembro, se não negociarem sua dívida e/ou regularizarem sua situação, segundo a Sempe (Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa).

Entre as causas para esse problema – que são muitas, ainda mais nesse momento de instabilidade econômica do país, uma merece atenção: a falta de educação financeira dos empreendedores. Se não souberem administrar as finanças pessoais, como poderão sustentar um negócio?

Uma das primeiras informações que o empresário tem que saber é que ele tem sim uma remuneração, é o pró-labore. Isso quer dizer que ele tem que adequar suas despesas a esse valor, assim como os funcionários vivem com o seu salário. No entanto, muitos fazem retiradas ao longo do ano sem planejamento e controle.

Se essa prática for constante, a empresa dificilmente conseguirá sobreviver por muito tempo, o que refletirá diretamente na condição financeira de toda a família. Sente e converse com seu/sua companheiro/a e filhos e explique o que está acontecendo. Isso fará com que cada um ajude o outro a passar por essa fase juntos.

Para evitar – ou sair – desse cenário nada agradável, separe os orçamentos pessoal e empresarial. Relacione os sonhos individuais e coletivos da família e as metas da companhia. Em paralelo, tenha reservas para casos de emergência e possua capital de giro. Parece muita coisa, mas com disciplina e determinação, é possível colocar tudo em seu devido lugar.

Além disso, separei algumas dicas aos microempreendedores, a fim de facilitar o entendimento de que educar-se financeiramente é essencial para a vida, independente de qual seja a sua situação:

Pensa em ter um negócio próprio? Então, esteja educado financeiramente em sua vida pessoal e familiar;

Reúna a família e defina o padrão de vida, em especial nos primeiros anos do negócio, que, geralmente, são os mais difíceis. Lembre-se que, quem escolhe ser empresário, irá assumirá 100% de risco. Todos da família devem saber disso;

Saiba quais são os sonhos individuais e coletivos, de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo prazos (acima de dez anos), não esquecendo da aposentadoria;

Elabore um orçamento financeiro familiar que dê prioridade aos sonhos (e não às despesas) e continue poupando para a realização deles;

Se for abrir uma empresa, escolha um ramo do qual goste muito e procure o máximo de informações possíveis sobre a área de atuação;

Elabore um plano de negócio contemplando as áreas comercial e marketing, administrativo e financeiro e técnica-produtiva;

Faça um orçamento financeiro que contemple receitas, custos, despesas e rentabilidade. Seja coerente na hora de definir o pró-labore dos sócios;

Para que o negócio tenha sucesso, um dos pontos a ser considerado é o capital de giro, para, depois de algum tempo, não precisar buscar dinheiro no mercado financeiro, pois, quando isso acontece, os sócios acabam perdendo o foco no negócio.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar