Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Diversidade e consciência cultural: o que as empresas devem fazer para aproveitar a multiculturalidade?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Teresa Lazarini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Malek Nejjai, diretora de Diversidade, Amadeus IT Group

Por trás da indústria de viagens e turismo existe um conceito que muitas vezes não é percebido. Quando embarcamos em uma viagem transatlântica ou atravessamos a Cordilheira dos Andes, os Alpes suíços, ou simplesmente quando saímos da nossa cidade natal para descobrir aquele povoado afastado da civilização de que tanto nos falaram, estamos realizando um processo alucinante conhecido como intercâmbio cultural.

Em uma sociedade cada vez mais globalizada, unificada e compartilhada, era impossível pensar que, mais cedo ou mais tarde, as escolas, universidades e escritórios do mundo todo começariam a receber esse intercâmbio cultural em seus espaços. A Amadeus, empresa dedicada à indústria de viagens e turismo, não podia ser uma exceção. Muito pelo contrário.

Atualmente, os nossos mais de 15.000 colaboradores falam mais de 56 idiomas, e a nossa mão de obra representa 132 nacionalidades. A consciência cultural é definida explicitamente como a principal competência básica que os nossos colaboradores precisam ter. Essa ideia de que a mão de obra diversa e inclusiva é fundamental para o sucesso da nossa empresa, nossos clientes, nossos colaboradores, nossos acionistas, nossos fornecedores e, de modo mais geral, de todas as comunidades onde operamos, têm sido fundamental para o desenvolvimento da Amadeus em todas as áreas do nosso negócio.

No entanto, implantar uma política sólida de diversidade cultural implica em alguns desafios. Um deles é facilitar a canalização de ideias e comentários na organização, especialmente quando falamos de uma empresa global e diversificada como a Amadeus. E, ainda que estejamos orgulhosos das nossas diversas equipes, sabemos que não é uma tarefa fácil.

Por exemplo, pode acontecer a situação de que algumas equipes de trabalho formadas por membros do mundo todo tenham dificuldades no momento de se comunicar, devido a algumas referências culturais. A falta de compreensão pode resultar em frustrações e maus entendidos que seria preferível evitar. Basta pensar nas grandes disparidades que poderia provocar um intercâmbio de ideias entre as culturas latino-americanas, asiáticas e escandinavas, por exemplo.

Nesses casos, focar o feedback em um estilo mais direto é importante para superar as complexidades que existem entre os diferentes estilos de comunicação cultural. No interior da Amadeus, queríamos construir uma “cultura de feedback”, e para isso desenvolvemos o Amadeus Crew, um jogo que cobre uma ampla variedade de temas, que vão desde o feedback positivo até o reconhecimento de erros e a avaliação do nosso próprio comportamento; inclusive, demos espaço ao feedback crítico, uma habilidade difícil de aprender.

Com a inicialização desse programa, procuramos unificar o modo em que as nossas equipes divulgam e recebem comentários entre si.

Do mesmo modo, gerar espaços de relacionamento no núcleo da organização que possibilitem entender os pensamentos e costumes do outro é fundamental. Com muita frequência, organizamos chamadas com as nossas equipes do mundo todo para trocar boas práticas e conhecer os diferentes estilos de trabalho implementados nos diferentes mercados onde operamos.

A correta inclusão de toda a força de trabalho pode contribuir para criar um clima de trabalho que reflita o sucesso da empresa. Somente em nossa sede de Madri, as 10 principais nacionalidades presentes são espanhola, francesa, italiana, britânica, alemã, irlandesa, norte-americana, holandesa, romena e sueca. Ainda que pareça paradoxal, isso faz com que a nossa cultura corporativa seja única.

Nota para os editores:

Sobre a Amadeus

A Amadeus é fornecedora líder de soluções de tecnologia avançada para a indústria mundial de viagens. Os seus clientes incluem fornecedores de serviços de viagem (tais como, companhias aéreas, hotéis, operadores de trens e barcos, etc.), vendedores de viagens (agências de viagens e sites) e compradores (corporações e empresas de gestão de viagens).
O grupo Amadeus tem cerca de 15.000 funcionários em todo o mundo e tem negócios em mais de 190 países. As principais sedes da empresa ficam na Espanha (sede corporativa), França (centro de desenvolvimento) e Alemanha (centro de operações), além de escritórios em 70 países.
Em 2017, a Amadeus completou 30 anos de fundação.
Ao longo do ano, a empresa vai comemorar 30 anos de parceria com seus clientes, 30 anos de contribuições para a inovação tecnológica e 30 anos que ajuda a melhorar o transporte para todos os viajantes do mundo.
O grupo utiliza um modelo de negócios baseado em transações.
A Amadeus está listada na Bolsa de Valores espanhola com o código “AMS.MC” e compõe o índice IBEX 35.
Para obter mais informações sobre a Amadeus, visite www.amadeus.com ou consulte www.amadeus.com/blog para saber mais sobre a indústria de viagens.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar