Brasil,

Conheça a técnica usada pelo RH das empresas para identificar personalidades que se adequam melhor à determinada vaga

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia Leite
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Conheça a técnica usada pelo RH das empresas para identificar personalidades que se adequam melhor à determinada vaga

Conhecido como eneagrama, modelo de investigação também pode ajudar o colaborador a descobrir as razões para sua insatisfação

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que se sente desmotivada ou deslocada no atual emprego ou na carreira escolhida. Muitos culpam o ambiente profissional, o cargo que ocupam, mas não enxergam que esse descontentamento pode estar relacionado a outros fatores. Por isso, o eneagrama, técnica usada com frequência pelos recursos humanos das empresas, é uma alternativa para ajudar a esclarecer essa sensação de inadequação.

Pensando na importância deste tipo de tema, ainda mais num país com mais de 13 milhões de brasileiros, a Ecole Supérieure de Relooking, escola francesa referência em formação na área de consultoria de imagem, fez uma parceria com Alexandre Lima, consultor e diretor do Instituto Superatto, para um curso que acontece de 22 a 24 de setembro em São Paulo (SP) e também entre 29 de setembro a 01 de outubro em Porto Alegre (RS).

Segundo o consultor, é fato que cada um tem uma personalidade única, entretanto, nem sempre sabemos reconhecê-la. “Alguns têm ótima capacidade de comunicação e liderança, outros são mais introspectivos, trabalham melhor em equipe, enfim cada um tem uma qualidade, que quando é reconhecida e valorizada pela empresa, traz não só benefícios ao profissional como para o próprio empregador”, destaca.

Antes de procurar um emprego ou sair dele por insatisfação, é importante questionar-se realmente o que está por trás deste sentimento. “Mesmo porque somos mutantes e algumas características do passado mudam com o passar dos anos. Já vi profissionais que nunca se adequaram à função de gestor de equipes, mudarem de perfil e se tornarem ótimos na área. Ou aqueles que se cansaram da liderança e optaram por trabalhar de forma independente”, esclarece.

“Conhecer as próprias qualidades, pontos fortes e fracos, dificuldades e o que gosta de fazer, ajuda na hora de procurar um emprego, se profissionalizar e se manter em uma empresa ou criar seu próprio negócio”, complementa.

E o método eneagrama, aplicado principalmente no mercado de trabalho por recrutadores, gestores, psicólogos para identificar as características de uma pessoa ou equipe, bem como

Individualmente, é um recurso para ajudar o colaborador que passa por esse momento de questionamento. Trata-se de um conhecimento milenar, por meio de perguntas e usando um mapa que ilustra os caminhos da psiquê, ajuda o ser humano a se autodescobrir e perceber seus medos, bloqueios e outras energias que influenciam as atitudes e decisões tomadas no dia a dia. A atividade também ajuda a trabalhar e melhorar essas características por meio de um plano de ação de desenvolvimento específico, da personalidade de cada pessoa.

Para auxiliar nesta tarefa, o especialista lista abaixo algumas características que devem ser observadas e avaliadas pelo colaborador insatisfeito:

Engajamento

Hoje em dia somente a oferta financeira não funciona como chamariz de um emprego. Será que você se acredita no que faz? Saiba que isso pode mudar com o tempo. É importante ver uma função naquilo que fazemos.

Planejamento de carreira e crescimento
Já se questionou como deseja estar daqui a cinco anos profissionalmente? E, como tem tratado a sua equipe, caso ocupe uma posição de liderança? É um bom ouvinte, estimula talentos? A estagnação costuma fazer o colaborador infeliz.

Trabalho em equipe
Não é tarefa simples lidar com pessoas, o tema é batido, mas, às vezes, lembre-se de que os demais também têm personalidades distintas e antagônicas. Como chefe, você não conseguirá mudar ninguém, mas adaptá-lo à equipe.

Empreendedorismo

O empreendedorismo está ligado fortemente com a criatividade. No entanto, será que todas as pessoas são criativas? Existem tipos e níveis diferentes de criatividade, que funcionam em situações distintas. Quando essas características são conhecidas, a garantia de potencialização é maior do que quando se sabe com o que lidar.

Serviço:

Eneagrama: descubra sua natureza

São Paulo (SP)

Data: 22 a 24 de setembro

Porto Alegre (RS)

Data: 29 /09 a 01/10

Inscrições: Alexandre Lima - (47) 99901.6110 /

Ecole Supérieure de Relooking

A Ecole Supérieure de Relooking foi criada há 10 anos e tem sua sede em Paris, na França, berço mundial das artes e da cultural. Especializada na formação de Consultoria de Imagem e Morfopsicologia, reúne expertise, técnicas e metodologias diferenciadas, aliadas às premissas de coaching. Desde sua fundação, mais de 10.000 pessoas já foram capacitadas e reconhecidas pela Comissão Nacional de Certificação Profissional (CNCP) daquele país.

Com atuação, além da França, em países como Portugal, Itália, China e Marrocos, a Ecoe Supérieure de Relooking atua no Brasil desde 2012, sob o comando de Vandessa Pretto, consultora especializada e uma das maiores estudiosas de tendências em comportamento feminino no mercado nacional. Nestes cinco anos, já soma 3.000 formados e atua em todo o País, com especial presença nas cidades como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Mais informações em: www.ecolebrasil.com.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar