Brasil,

O papel da otimização na evolução dos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Victal - Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O papel da otimização na evolução dos negócios

No evento foram apresentados estudos de caso de multinacionais de diversos setores para mostrar como a otimização nos processos produtivos ajuda a resolver desafios e a alcançar objetivos

Foi realizado nesta terça-feira (29) o evento Industry Optimization Talk, que reuniu especialistas da área de supply chain de grandes empresas no Hotel Unique, em São Paulo. Promovido pela Enterprise Business Development & Information (EBDI), o evento teve como tema central “Estratégias de otimização para reparação de custos e aumento de lucratividade das indústrias”. Rodrigo Camargo, consultor da FICO, empresa provedora de software analítico para a tomada de decisões, apresentou estudos de caso de multinacionais de diversos setores para mostrar como a otimização nos processos produtivos ajuda a resolver desafios e a alcançar objetivos.

Segundo ele, é preciso olhar para dentro das próprias empresas, analisar os dados já existentes e cruzar informações. Com a internet das coisas, e um volume cada vez maior de dados, é preciso ainda pensar na otimização, em analíticos preditivos, prescritivos e, claro, em relatórios.

“Saber como o big data nos ajuda é fundamental. Precisamos saber o que é relevante para a tomada de decisão. Não adianta coletarmos dados, se estes dados não trouxerem dinheiro. Quando pensamos na indústria 4.0, na internet das coisas, estamos falando de mais dados. Cada vez temos novas variáveis para olhar e os problemas ficam mais e mais complexos. Mas como eu tiro valor dos dados?”, provocou Camargo antes de apresentar soluções encontradas por empresas como Shell, Nestlé e Southwest.

“O mundo real pede que a gente tenha uma plataforma de decisão, com poder de colocar os algoritmos na mão de pessoas que não são matemáticas, trazer essa abstração para que uma pessoa com outro tipo de formação possa configurar o sistema, ele não precisa ser especialista. Esse é o nosso grande desafio. As empresas não têm tantas pessoas qualificadas e por isso o nosso software precisa ser fácil de entender, precisa ser algo que a pessoa consiga testar, simular, entender o porquê errou ou acertou algo. A experiência do usuário envolve mais do que a relação homem-máquina. Envolve a parte psicológica, o quanto a pessoa consegue absorver de informação”, pontuou o consultor.

Ao falar um pouco sobre otimização e como os produtos da FICO ajudam empresas a aprimorarem seus resultados na logística e cadeia de suprimentos, Camargo explicou que é preciso levar em conta três fatores durante este processo: objetivo, restrições e variáveis.

“Nosso analítico é o mais performático do mercado. Temos que ser dinâmicos, escaláveis, performáticos. E a otimização resolve diversos problemas, até mesmo na composição de vacinas, um caso que possui variáveis muito grandes. Temos em mente que os problemas nunca devem ser subestimados. Precisamos elencar todos eles. Saber quais os objetivos a serem atingidos, restrições e todas as variáveis para conseguirmos uma boa otimização”.

Após a apresentação do consultor, juntaram-se a ele em um painel de debates Fernando Orsi, Especialista em Qualidade e Logística da BRF Brasil, e Rodrigo da Conceição e Silva, executivo e especialista de S&OP da Gerdau. Juntos, conversaram a respeito das melhores práticas desenvolvidas nas respectivas empresas.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar