Brasil,

Inglês é fator decisivo para recrutadores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agnes Garcia - Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Recrutadores de vagas de emprego precisam saber qual é o conhecimento real dos candidatos no idioma

“O candidato deve se concentrar em aprimorar o idioma de acordo com as atividades que serão realizadas por ele segundo a descrição da vaga.Local: São Paulo, SP

Com o desemprego atingindo a 13,5 milhões de pessoas no Brasil, as vagas de emprego estão cada vez mais disputadas. Em alguns casos, está mais fácil passar no vestibular para o curso de medicina, um dos mais concorridos do país, do que conseguir um emprego. Por isso, o critério de seleção está mais rígido e o conhecimento na língua inglesa é fator decisivo para as áreas de Recursos Humanos.

De acordo com um estudo da Page Personnel, consultoria de recrutamento, o processo seletivo para o cargo de analista fiscal pleno, por exemplo, possui até 210 candidatos disputando uma vaga. Com tantos profissionais concorrendo, as empresas precisam estabelecer quais são as principais competências requeridas para identificarem quem são os candidatos mais bem preparados.

A professora Carla D´Elia, mestre em Letras Inglês pela USP, realizou recentemente uma pesquisa acadêmica que envolveu os responsáveis pela área de Recursos Humanos de 62 empresas. Este estudo apontou que 85% dos entrevistados consideram que o nível em inglês pode definir a escolha pelo candidato, sendo que 93% elegeram “Falar bem durante a entrevista” como a melhor forma de avaliar o conhecimento no idioma dos profissionais durante o processo seletivo.

No entanto, a pesquisa aponta que a avaliação oral é insuficiente para analisar as habilidades para interpretação e escrita de textos, competências profissionais que fazem parte do cotidiano da maioria dos cargos e que devem ser verificadas por meio do currículo em inglês e de testes escritos.

Elaborando o currículo

Para aqueles que buscam uma nova oportunidade de emprego, o primeiro passo é descrever da melhor forma qual é seu nível linguístico. Isso vale para qualquer idioma, não somente para o Inglês. Então, fique de olho nessas dicas:

- Usar somente os termos básico, intermediário, avançado ou fluente para descrever o conhecimento em um idioma pode não informar com exatidão o seu nível linguístico. O ideal é descrever suas habilidades, ou seja, o que você consegue realizar. Por exemplo, você pode descrever em seu currículo: Inglês Intermediário - apto a participar de reuniões presenciais ou por telefone, fazer viagens a negócios, ler e redigir e-mails.

- Adicionalmente ao nível do idioma, é interessante acrescentar informações de acordo com os requerimentos da vaga a qual você vai se candidatar. Você pode incluir o resultado em um teste de proficiência, uma experiência prévia com idioma no trabalho e até a experiência como aluno, se está estudando a língua atualmente e com qual objetivo.

- Traduza o seu currículo e seu perfil no Linkedin, maior rede social profissional, no idioma requerido, principalmente se a vaga está anunciada em Inglês ou em outra língua estrangeira.

Como se preparar para uma entrevista

Quando o candidato for chamado para uma entrevista de emprego que requer o conhecimento no idioma, é necessário se preparar para entrevista:

- Pratique anteriormente. Simule a conversação com o recrutador, imagine-se respondendo às perguntas e falando sobre suas habilidades. Se preferir, você pode contratar um professor para treinar as entrevistas. Existem profissionais especializados em preparar candidatos para processos seletivos em língua estrangeira.

- Estude o seu currículo em inglês e os termos mais utilizados profissionalmente, inclusive os termos técnicos ligados à sua área de atuação.

A professora Carla D´Elia reforça: “o nível linguístico requerido varia de acordo com a função para qual a empresa está buscando um profissional. Quanto maior o nível do cargo, maior será o grau de exigência no conhecimento da língua. Portanto, o candidato deve se concentrar em aprimorar o idioma de acordo com as atividades que serão realizadas por ele segundo a descrição da vaga.”


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar