Brasil,

As 10 áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos que o Escritório de Projetos deve auxiliar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hayala curto - Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A administração de um projeto abrange dois aspectos principais. O primeiro deles é a administração de projetos em si, como sistema de recursos e ações que buscam entregar um produto dentro de um prazo. Como sabemos, o projeto é uma iniciativa temporária que exige o detalhamento das necessidades a serem atendidas, para que um escopo coerente possa ser definido e, em seguida, o prazo e o custo possam ser planejados.

“Para que o gerenciamento de projetos seja eficaz, o gerente de projetos deve possuir e aplicar uma relação extensa de conhecimento e habilidadesLocal: Belo Horizonte

A administração de um projeto abrange dois aspectos principais. O primeiro deles é a administração de projetos em si, como sistema de recursos e ações que buscam entregar um produto dentro de um prazo.

Como sabemos, o projeto é uma iniciativa temporária que exige o detalhamento das necessidades a serem atendidas, para que um escopo coerente possa ser definido e, em seguida, o prazo e o custo possam ser planejados.

O segundo aspecto é o de gerenciar o projeto dentro de um contexto empresarial. Os projetos exigem sinergia, equipes coesas, divisão do trabalho, apoio da direção e coordenação de fornecedores (internos e externos).

Para que o gerenciamento de projetos seja eficaz, o gerente de projetos deve possuir e aplicar uma relação extensa de conhecimento e habilidades, divididas em dez áreas.

Gerenciamento de Escopo

O escopo do projeto é o produto ou o conjunto de produtos que o projeto deve entregar. Esse produto é apenas um componente da relação de entregas. Essa é a área de conhecimento mais importante na administração de projeto porque tudo depende dele (tempo, recursos, custos, riscos… ).

A administração do escopo compreende o planejamento, a execução e o controle dos produtos ou entregas do projeto e também pode ser entendido como abrangência dos produtos do projeto.

Gerenciamento de Custos

Para criar e entregar o produto do projeto, realizamos atividades que consomem recursos. As definições desses recursos são a base para a administração dos custos do projeto. Sendo que a principal ferramenta para a definição dos custos do projeto é o orçamento. A conclusão do projeto dentro do orçamento é um princípio importante da administração de projetos.

No plano do projeto, deve-se definir o custo dos recursos necessários, para garantir a realização do projeto. A definição de recursos envolve três etapas: planejamento de recursos, estimativa de custos e elaboração do orçamento.

Gerenciamento de Tempo

A definição das atividades é a base para administração dos prazos e sua principal ferramenta é o cronograma . O processo de planejamento dos prazos de um projeto não é um estágio com início e fim determinados, mas um ciclo contínuo que começa junto com a definição do produto e acompanha todo o ciclo do projeto.

O cronograma é um gráfico que mostra a distribuição das atividades ao longo de um calendário. É o esboço da cronologia do projeto a partir do que foi definido no planejamento. Para definir o cronograma, temos que saber quanto tempo cada atividade deve durar. A estimativa de tempo depende de lógica, decisão, condicionantes externos e outros fatores como, recursos, serviços de terceiros, perspectiva de planejamento e fatores incontroláveis.

Gerenciamento de Recursos Humanos

A equipe de um projeto pode ser definida como um grupo de pessoas que se organizam ao longo do ciclo de vida de um projeto. Vale destacar que as equipes não são uma entidade monolítica, formada por um gerente e um grupo de pessoas, mas sim uma relação de grupos que representam diversos interesses.

Quando começa a funcionar, toda equipe passa por um processo natural de desenvolvimento. Todo gerente de projeto deve conhecer os estágios de amadurecimento de uma equipe (formação, tempestade, normatização, desempenho e encerramento) para entender e lidar com os processos de estruturação, desenvolvimento e gestão de desempenho da equipe.

Gerenciamento das Comunicações

Essa área do conhecimento inclui os processos que asseguram que o planejamento, coleta, distribuição, armazenamento e gerenciamento das informações sejam dispostas de maneira correta. Dividida em três processos (planejamento, gerenciamento e controle das comunicações) essa área deve ser um aspecto de preocupação geral, pois é a base para evitar problemas no decorrer do projeto.

Além disso, o gerente de projetos passa 90% do tempo do projeto realizando atividades que usam suas habilidades de comunicação. Neste aspecto, suas principais funções são:

- Identificar necessidades de informações;
- Distribuir informações apropriadas no tempo certo;
- Comunicação efetiva;
- Reporte de desempenho;
- Gerenciamento das Partes Interessadas.

Para definir com clareza todos os elementos do projeto, precisamos esclarecer as expectativas dos clientes e de outras partes interessadas (stakeholders). As partes interessadas são todas as pessoas, grupos ou organizações que participam (direta ou indiretamente) ou são afetados por ele de alguma forma.

Gerenciamento de Qualidade

Qualidade é o conjunto de características ou especificações de um produto, serviço, pessoa, grupo ou organização. O processo de gerenciamento da qualidade de um projeto abrange duas vertentes:

– Qualidade do produto do projeto: começa com a definição de especificações que transformam as necessidades e interesses do cliente no desempenho esperado. Essas especificações devem conter as características definidas pelos clientes.

– Qualidade do gerenciamento do projeto: neste caso, o foco está no processo de gerenciamento e está organizada em três processos: planejamento, garantia e controle. A administração da qualidade do projeto é definida pela qualidade de seus elementos (escopo, tempo, custos, riscos…).

Gerenciamento das Aquisições

Essa área inclui todos os processos de compra, por isso é muito importante dentro do gerenciamento de projetos. Nesta área estão inclusos os processos de desenvolvimento de contratos e pedidos de compra dos projetos. Cabe ao gestor ficar atento a cada item desta área, para cobrar a realização das obrigações contratuais da equipe e de cada fornecedor.

Segundo o Guia PMBOK , o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar