Brasil,

Brasília: um mercado de oportunidades para o ramo de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Láyra Santa Rosa / Seguro Noticia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dorival Alves de Sousa – Presidente do Sincor-DF e Vice-Presidente da Fenacor Dorival Alves de Sousa – Presidente do Sincor-DF e Vice-Presidente da Fenacor

O mercado de seguros tem tido uma crescente em todo o país. No Distrito Federal à tendência é a mesma, e segue se consolidando cada vez mais num ambiente desafiador e competitivo. Segundos dados da Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fenacor) são quase 1500 pessoas físicas e 2500 pessoas jurídicas habilitadas para exercerem a profissão, que costuma ser conhecida como “anjo da guarda” de seus clientes.

“O Distrito Federal é o local onde tudo acontece. As principais decisões do país passam pela capital Brasília, isso tem tornado mercado cada vez mais competitivo para o corretor, que busca se reciclar e está apto para atender as demandas. É fato, que apesar das constantes oportunidades de negócio, também é um ambiente predatório, já que muitas companhias chegam sem experiência, querem aplicar taxas de outras regiões, e acabam não se encaixando na nossa realidade”, afirma o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Distrito Federal (Sincor-DF), Dorival Alves de Sousa.

O negócio costuma seguir as tendências das regiões, e na capital Federal ele tem tido os mesmos propósitos, tornando-a um ambiente onde cada um quer conquistar seu espaço. “Aqui existem características peculiares e diferentes de qualquer região do país. Acredito que sejamos um dos mercados mais atípicos do Brasil em funções da quantidade de órgãos públicos, de políticas econômicas e das constantes mudanças”, explica o presidente do Sincor-DF. “Nós temos além do profissional das empresas situadas no Distrito Federal, colegas de outros estados que vem garimpar trabalho nesse nicho que é oportunizado para o corretor do Distrito Federal. Aqui encontramos muitos corretores, que posso rotular como paraquedista, que tem suas sedes em outros estados, mas tem relação comercial no DF. Isso aumenta a concorrência, mas mostra um leque de opções de trabalho para os corretores”.

De acordo com Dorival Sousa o corretor é livre para atuar em qualquer Estado do território nacional, mas as companhias seguradoras não, e estas estão na mira do Sincor do DF. “Nos cuidamos com muita atenção essa relação com as companhias seguradoras paraquedistas. Elas precisam ter autorização para trabalhar em determinadas regiões e estados. Como existe muitas oportunidades, algumas acreditam que podem atuar, mas não a autorização como é determinado por lei. Quando somos informado e descobrimos estes casos, denunciamos imediatamente a Superintendência de Seguros Privados (Susep) para que as medidas cabíveis sejam tomadas”.

Oportunidades

Ainda analisando o mercado da capital, Dorival Sousa comenta que as grandes oportunidades de negócio estão nos ramos vida e saúde de Associações e Fundações. “Imagina a possibilidade de ser contratado por uma Fundação de determinado Ministério ou órgão nacional, a partir daí começa a gerenciar os funcionários desses órgãos em todo o país. Todo mundo quer partir para esse caminho, é por isso que a concorrência é pesada, inclusive devido a colegas paraquedistas”, relata. “Outra coisa interessante são os seguros de condomínios, que aqui são bastante concorridos. Existem corretores especialistas nestes segmentos, alguns não só do condomínio, como também de garantia de fiança locatícia. Brasília tem uma rotatividade muito grande, gente que não consegue um avalista e precisa de um seguro para ter onde morar, então parte para os corretores”.

Outro público alvo dos corretores de Brasília, além dos automóveis, são os funcionários de Câmara e Senado. “Dentro daquele mundo que é o Congresso Nacional tem corretores atuando firme. Imagine que ali dentro consegue fechar contratos de seguros de vida, patrimoniais, de veículos, com uma equipe enorme. Isso mostra, que o corretor precisa está bem atualizado e ter conhecimento para manter-se dentro dessa realidade”, colocou.

Apesar dos grandes desafios, o presidente Dorival Sousa avalia que a chance de fechar grandes negócios no Distrito Federal faz com que está seja uma profissão cada vez mais consolidada e que necessita de uma atualização constante. “O corretor do DF tem um perfil político, de agressividade no mercado, com muitos contatos e que busca sempre um bom relacionamento no dia-a-dia. Em função da grande concorrência, o Sincor tem feito muitas campanhas, mostrando a necessidade dos corretores se reciclarem e aprenderem mais sobre o mercado. Temos jovens chegando cada dia mais e inovando, e o corretor mais antigo precisa acompanhar essa tendência”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar