Brasil,

A nova realidade da Gestão de Projetos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entende-se por projeto como sendo um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. É consenso que o objetivo do gerenciamento de projetos é assegurar o sucesso dos mesmos. O sucesso de um projeto, por sua vez, pode ser um termo subjetivo e depender da perspectiva de quem está medindo. Geralmente, preocupações com prazo, custo e qualidade são tradicionalmente utilizados como critérios para medição de sucesso de projetos.

Passados os grandes eventos esportivos realizados recentemente no Brasil e com a redução na atividade econômica, em meio à crise vivenciada pelo país, observamos atualmente um declínio nos grandes projetos executados e, consequentemente, o tema gerenciamento de projetos atravessa um período de baixa, após anos de estudos e discussões acerca do tema.

Contudo, os projetos não acabaram no país. Na realidade o que ocorreu foi uma mudança na tipologia dos projetos executados pelas empresas. Se antes o foco eram projetos de infraestrutura (Programa de Aceleração do Crescimento), óleo e gás, arenas esportivas, aeroportos e outros, agora o tema central passou a ser produtividade, o que fez com que muitas empresas se voltassem para projetos com foco no aumento da eficiência, redução de desperdícios e, por conseguinte, redução de custos. Projetos contemplando escopos e temas considerados ultrapassados como, por exemplo, orçamento base zero, gestão de riscos e crises, gerenciamento da qualidade, lean e desenvolvimento e gerenciamento de fornecedores, os quais foram muito implantados nos anos de 1980 e 90 no Brasil, voltaram a ser o foco de muitas empresas, na luta pela sobrevivência.

Nos anos de 1970, em meio a crise global que assolava as empresas naquela década em razão da crise do petróleo, o guru da qualidade Joseph Moses Juran já defendia a ideia de que para as empresas se tornarem produtivas e competitivas, elas precisariam executar projetos de melhoria. É fato que não atravessamos uma crise global e sim uma crise interna criada pelos nossos próprios erros, mas em termos de necessidades das empresas, voltamos a executar projetos muitos semelhantes aos das décadas de 1980 e 90.

Para Fernando Berssaneti, professor e coordenador do Curso de Capacitação em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini, mais do que nunca dependemos do gerenciamento de projetos para planejar, executar e contralar os projetos atualmente em curso nas empresas, ou seja, cada vez mais as organizações precisam executar e ter sucesso em seus projetos, seja para solucionar problemas técnicos, seja para promover mudanças ou ainda para direcionar seus esforços para melhores ou novos negócios.

O Curso de Capacitação em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini capacita e auxilia o profissional através das mais modernas e atuais metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos alinhando-o a demandas do mercado cada vez mais competitivo e para alcançar os objetivos estratégicos de sua organização.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar