Radicional Seguradora Brasileira Ganha Destaque No Mercado Por Oferecer Seguros Customizados Individuais E Para Micro E Pequenas Empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Scaramella

No mercado há mais de 20 anos, American Life conta com produtos especiais para assegurar grupos específicos, como a terceira idade, motofretistas, PMEs, casais homoafetivos, profissionais de aviação, diabéticos, etc

Criada em 1992, a American Life (www.alseg.com.br), nasceu com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro mais tranquilidade e proteção por meio de seguros de vida e contra acidentes pessoais.

Foi ao final do ano de 2002 - 10 anos após a criação da empresa - que a American Life registrou um marco em sua história. Na ocasião, à medida em que chegavam à empresa profissionais que acumulavam mais de 50 anos de experiência no setor de seguros, uma nova estratégia foi desenhada: desenvolvimento de produtos voltados a nichos de mercado, cujas necessidades não eram adequadamente atendidas pelas soluções em seguros até então existentes.

A mudança de pensamento da American Life foi encarada pelo mercado como amplamente disruptiva e inovadora. Na ocasião, foram lançados os primeiros produtos focados em profissionais de motofrete e portadores de diabetes mellitus, respectivamente, American Life Motofrete e American Life Diet. Os lançamentos aconteceram em junho e outubro de 2003 e mostraram que a companhia estava no caminho certo. “Antes do ano acabar, tínhamos 20 mil novos clientes que entenderam a nossa nova forma de fazer negócios”, conta Pedro Pereira de Freitas, CEO da American Life.

Depois que os dois primeiros produtos foram colocados no mercado e bem aceitos, outros surgiram para solidificar o conceito. Em 2005, a seguradora lançou o American Life Doenças Graves, que oferece cobertura adicional aos seguros de vida tradicionais. Na sequência, em 2006, houve a estreia do American Life Freedom, primeiro seguro do país a ser oferecido a casais homoafetivos em relacionamento estável. A ideia rendeu até parceria com empresa do setor imobiliário, que passou a oferecer o seguro gratuitamente a casais homoafetivos que adquiriam apartamentos da marca.

Outra ação importante aconteceu no ano de 2009, quando a American Life passou a atuar na área de microsseguros, muito importantes para uma faixa da população que antes não tinha acesso a esse tipo de produto. Em parceria com a ONG UNAS, um trabalho de conscientização sobre a importância dos seguros foi desenvolvido na comunidade do Heliópolis, em São Paulo. Uma revista em quadrinhos mostrava, de maneira simples e didática, o que é o seguro de vida e como cabe no bolso de qualquer brasileiro. O principal fruto desta iniciativa veio em 2011 com uma parceria firmada entre a American Life e o International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, que incentiva e fomenta a criação de soluções inovadoras e diferenciadas para proteção social das classes menos favorecidas.

Outra instituição relevante a firmar parceria com a American Life foi o Banco do Nordeste, que percebeu o interesse da seguradora em bem atender os brasileiros da nova classe média. A maior instituição de microcrédito do país possibilitou à seguradora levar benefícios a mais de 200 mil pessoas que nunca tiveram proteção adequada – e com um preço justo.

Nesta caminhada por vias pouco usuais, a American Life investiu para disponibilizar a venda de seguros pela internet. Para isso, criou um ambiente que permite ao cliente, com apenas 4 perguntas, descobrir um seguro de vida que seja compatível com seu perfil de renda. Mais importante, esta inovação pode ser utilizada por todo corretor de seguros como ferramenta 100% online de demonstração de produtos acessíveis (preços a partir de R$ 25,00 por ano!) e, obviamente, como facilitador de negócios em um ambiente seguro e seguindo rigorosamente a regulamentação.

Mais recentemente e como aposta no seu desenvolvimento e expansão, a companhia elaborou e enviou um criterioso planejamento e estudo à Superintendência de Seguros Provados (SUSEP), que autorizou a companhia a atuar no ramo de danos (seguros residencial, empresarial, responsabilidade civil, riscos de engenharia, etc). A ideia é replicar nestes novos ramos um jeito criativo de se perceber oportunidades, mensurar riscos e criar produtos que fogem do padrão e atendem as necessidades específicas de potenciais clientes, sempre buscando oferecer ferramentas que auxiliem o corretor no seu dia-a-dia.

“A American Life já trilhou um caminho importante e prevemos um futuro ainda melhor, com base em todos os planos já traçados e produtos que temos em desenvolvimento para continuar o atendimento customizado especialmente às micro e pequenas empresas e à população da base da pirâmide”, avalia Freitas.

Com mais de 1 milhão de clientes, 3,9 mil sinistros pagos e receita estimada em R$ 170 milhões em 2016, a American Life segue trabalhando, não apenas para atender aos potenciais segurados, mas também para gerar facilidades aos corretores de seguros, parceiros fundamentais da seguradora, a fim de garantir o crescimento na casa de 20% ao ano.

De acordo com Pedro Pereira de Freitas, CEO da American Life, a seguradora desenvolveu interfaces práticas e bastante intuitivas para facilitar o dia-a-dia de corretores e representantes. O objetivo é proporcionar a esses profissionais meios ágeis e simples de montar orçamentos de acordo com a necessidade apresentada pelo cliente, fazendo da internet um facilitador de negócios e diferencial que denote agilidade, zelo e profissionalismo. “Assim, o corretor ganha tempo e faz um atendimento de qualidade, aspecto extremamente valorizado e que consta no DNA da nossa empresa”, finaliza o executivo.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros