Brasil,

Estratégia do Oceano Azul: como fazer para driblar a concorrência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Darley - Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um dos maiores desafios de qualquer empreendedor é lidar com a concorrência. O mercado é cada dia mais competitivo e agressivo e lidar com esses fatos não é nada fácil, principalmente para aqueles mais iniciantes. A grande maioria das pequenas empresas opta por enfrentar seus concorrentes de maneira agressiva e confrontando-as. Geralmente optam por preços menores e anúncios que mostram uma maior qualidade do seu produto em relação ao outro.

Local: Alphaville, Barueri - São Paulo

Um dos maiores desafios de qualquer empreendedor é lidar com a concorrência. O mercado é cada dia mais competitivo e agressivo e lidar com esses fatos não é nada fácil, principalmente para aqueles mais iniciantes.

A grande maioria das pequenas empresas opta por enfrentar seus concorrentes de maneira agressiva e confrontando-as. Geralmente optam por preços menores e anúncios que mostram uma maior qualidade do seu produto em relação ao outro.

Acontece que nem sempre essa é uma boa ideia. Concorrentes muitas vezes possuem clientes fidelizados e não basta isso para conquistar esses clientes. Ao mesmo tempo uma nova forma de abordar a concorrência vem ganhando muito espaço e merece um pouco mais de atenção: a estratégia do Oceano Azul.
O que é a estratégia do Oceano Azul?

Se você pensou em algo muito complexo ou uma ação mirabolante para convencer a todos que você é melhor do que seu concorrente ao ler sobre a estratégia do Oceano Azul, saiba que se enganou redondamente. O pensamento desse método é totalmente o oposto do que a maioria dos empreendedores pratica geralmente.

Para entender melhor, qual imagem vem à sua cabeça quando pensa em um oceano azul? Algo parecido com mar aberto, sem nenhum objeto ou coisa do tipo, certo? É justamente essa imagem que essa estratégia prega para aplicação nos negócios.

O objetivo aqui não será competir com os concorrentes, mas driblá-los. Pode parecer confuso em um primeiro momento, mas não é nada complexo: você deve buscar negócios e nichos ainda inexplorados, evitando aqueles que já estão saturados pelos concorrentes.
Por que usar a estratégia do Oceano Azul?

A razão para usar essa estratégia é simples: menor concorrência, maiores chances de sobreviver no mercado. Claro que na prática não é tão simples assim, afinal não é fácil encontrar esses mercados inexplorados (o Oceano Azul). Todavia, quando encontrado esse segmento certamente irá proporcionar excelentes resultados.

E tudo isso se baseia em um princípio simples de evitar enfrentar quem é mais poderoso que você. Não que o seu negócio seja necessariamente pior do que o do seu concorrente, mas por que gastar energia, tempo e dinheiro enfrentando-o quando você pode buscar alternativas que poupem esses três fatores e ainda trazem excelentes resultados?
Como aplicar a estratégia do Oceano Azul no seu negócio?

Não há um guia de como usar a estratégia do Oceano Azul. A sua aplicação depende da criatividade e, claro, da capacidade de compreensão do mercado por parte do empreendedor. A identificação dessas oportunidades depende diretamente disso. Fosse algo fácil, usar dessa estratégia certamente não seria produtivo na medida em que todos saberiam como aplicá-la.

Uma boa maneira de enxergar essas oportunidades é criando perguntas sobre o seu mercado e o seu público. Qual a principal demanda dele? O que ele gostaria de ter como solução? São perguntas como essas que abrem a cabeça do empreendedor para excelentes oportunidades.

Outra ideia é buscar por serviços personalizados. As pessoas estão cada vez mais em busca desse tipo de serviço, buscando algo que entregue 100% do que precisam para cada tipo de problema. Caso queira algo desse tipo para o seu negócio uma excelente opção é a franquia Escritório Sempre Limpo, franquia de baixo custo e com ótimo serviço junto ao cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar