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Como planejar - e executar - sua campanha de marketing

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Entenda o passo a passo de uma campanha bem-sucedida

“As empresas têm percebido que as mídias impressas não estão obsoletas, mas que apresentam um potencial diferente do que é feito de modo online - Victor EskenaziLocal: São Paulo - SP

Todo mundo já deve ter ouvido dizer que a “propaganda é a alma do negócio” e essa máxima é verdadeira. No entanto, é preciso considerar a propaganda propriamente dita envolve muito mais do que comerciais e anúncios – toda uma campanha de publicidade e de marketing precisa ser planejada, esquematizada e executada.

Com a chegada da internet e das redes sociais, grande parte das campanhas de marketing são realizadas parcial ou totalmente de modo virtual. Isso é indiscutivelmente uma vantagem interessante, mas não se pode esquecer das demais formas de publicidade. Afinal, existem as pessoas que não tem acesso à web ou que preferem fazer suas escolhas e compras de modo mais convencional.

“As empresas têm percebido que as mídias impressas não estão obsoletas, mas que apresentam um potencial diferente do que é feito de modo online. Materiais gráficos podem e devem ser usados por empresas de todos os portes para obter bons resultados”, comenta Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi, especializada em web to print, que permite a criação e a impressão remota de materiais gráficos personalizados.

Considerando isso, fizemos um passo a passo para poder ajudar você a fazer uma campanha de marketing de sucesso. Confira abaixo as nossas dicas e comece agora mesmo!

1 – Definir seu público

O sucesso de toda boa campanha de marketing é saber quem é seu público-alvo e falar diretamente com ele. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer quem são essas pessoas e suas características principais: idade, sexo, localização, estilo, adesão ao meio digital etc.

A partir disso, você pode delimitar melhor o que será feito em sua campanha de marketing. É preciso ter em mente sempre o equilíbrio entre o online e o off-line, considerando qual dessas modalidades será mais eficiente. Também é preciso considerar qual a abrangência dessa campanha: você prefere fazer algo menor e sentir o andamento ou quer realmente agir de forma intensa? Se você optar pela primeira, consegue definir seu público de forma mais local; se não, pode utilizar as métricas de seleção em um volume maior e partir para a captação de clientes de forma geral.

2 – Estabelecer e alocar seu orçamento

Todas as ações de marketing têm um custo, que pode ser baixo ou muito alto. Disparo de e-mails, por exemplo, representam um valor baixo, enquanto anúncios em sites têm valores caros. No meio off-line, panfletos são mídias mais em conta, enquanto cartazes e banners são mais caros.

Por isso, é preciso fazer uma cotação de quanto custa cada item e de quanto dinheiro pode ser gasto imediatamente – afinal, alguns itens tem uma duração mais longa. Cartões de visita , por exemplo, representam um gasto único, já que é feita uma vez uma grande quantidade de impressões. Já os panfletos são imediatos e representam um gasto que precisa ser repetido em um futuro próximo.

Na hora de alocar seu orçamento, no entanto, você deve deixar um valor reservado para cada tipo de ação e qual a quantidade que será realizada.

3 – Escolher peças e materiais gráficos

No item anterior, você já definiu qual a quantidade de ações que deve ser feita on ou off-line. Agora, é hora de escolher quais serão as peças feitas. Se seu orçamento está dividido, por exemplo, em 40% para mídias online e 60% para físicas, é preciso ver o quanto isso pode gerar. Pense assim: com o valor de um banner é possível imprimir 20 folders, por exemplo. Considere o custo de cada peça, relacionando-o sempre ao seu alcance. Assim, você consegue escolher qual o custo-benefício de cada peça e ponderar quantas devem ser feitas.

Também é preciso considerar que uma parte desse material se refere aos itens de papelaria – cartões, etiquetas etc. Esse material é fundamental em qualquer empresa e representa a profissionalização de uma marca, o que transmite mais confiabilidade aos clientes. Tenha cautela na hora de escolhê-los e certifique-se de estar escolhendo um material de qualidade e que exponha a mensagem que você quer passar ao seu público.

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