Brasil,

Brasileiros Vão À Conferência Mundial De Cooperativas De Crédito Em Busca De Inovação E Oportunidades De Negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Spedaniei
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Grupo do Sicoob Unimais participará da programação em Viena, na Áustria, na companhia de dirigentes do Sicoob e do Bancoob
Evento reunirá líderes de 55 países por quatro dias de intensas redes e sessões educacionais de alto nível para promover o movimento
Segundo o Observatório Mundial das Cooperativas, as 300 maiores do mundo apresentaram faturamento de U$ 2,53 bilhões em 2016

Em todo o mundo, o cooperativismo de crédito mostra números promissores. Na Alemanha, de acordo com o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU - World Council of Credit Unions), as cooperativas respondem por cerca de 20% da movimentação financeira no país, mesmo índice encontrado na Espanha, Holanda e Itália. Na França, mais de 40% das movimentações passam pelas cooperativas de crédito. No Brasil, elas respondem por apenas 3%, segundo o Banco Central. Mas têm amplo mercado para crescer, especialmente por serem muito atraentes com suas taxas de juros menores e serviços mais personalizados.

Em todo o mundo, de acordo com o Censo Global do Cooperativismo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), há mais de 2,6 milhões de cooperativas, que contabilizam aproximadamente 1 bilhão de membros e clientes. Entre os ramos cooperativos, as agropecuárias são as que mais se destacam em número (mais de 1 milhão), enquanto as financeiras são as que reúnem maior quantidade de membros (mais de 700 milhões). De acordo com a edição de 2016 do Observatório Mundial das Cooperativas, as 300 maiores do mundo apresentaram crescimento de 7% no período, com faturamento de U$ 2,53 bilhões, um incremento de 7,20% em relação ao que foi apresentado em 2015.

Brasileiros vão atrás de mais informações - Muitas dessas informações e discussões do universo das cooperativas de crédito estão na pauta da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), que será realizada em Viena, na Áustria, entre os dias 23 e 26 de julho. Um grupo de executivos brasileiros estará presente no evento, que deverá reunir 1,8 mil participantes de 55 países. O corpo diretivo do Sicoob UniMais, de São Paulo, encabeçado pelo presidente Dr.Armando Fornari, o vice-presidente Dr.Felipe Magalhães Bastos, e o diretor executivo administrativo Hugo Ferreira, acompanhado de dirigentes do Sicoob Nacional, Bancoob e de outras Centrais do Sicoob, participará da conferência.

A Conferência Mundial é organizada pelo WOCCU reunirá na capital austríaca líderes de cooperativas de crédito por quatro dias de intensas redes e sessões educacionais de alto nível para promover o movimento. Essa é a única conferência que tem um foco global em melhorar as vidas através de cooperativas de crédito. O encontro terá sessões educacionais sobre temas-chave, oportunidades de networking e um excelente grupo de palestrantes e equipe de apoio.

Para Fornari, é muito importante o Brasil participar desses encontros para acompanhar as tendências e novas expectativas das cooperativas de créditos no mundo. “Durante o evento, vamos identificar oportunidades de negócios, conceitos de inovação que estão sendo utilizados em vários países. Por isso, é fundamental que tenhamos uma participação em ações que estão sendo preparadas para o futuro do cooperativismo de crédito. É dessa forma que vamos seguir no mercado, de forma clara, eficiente e com maior aperfeiçoamento dos nossos serviços prestados aos cooperados”, destaca o presidente do Siccob UniMais. No Brasil, lembra ele, o cooperativismo de crédito possui cerca de R$ 300 milhões em ativos e 8 milhões de associados.

O número de associados nas cooperativas de crédito aumenta a cada dia. Enquanto os grandes bancos têm registrado crescimento de 16% ao ano e os médios crescem cerca de 11% no período, as cooperativas de crédito atingem até 20%. Só o Sicoob contabilizou em seu exercício financeiro de 2016 um total de R$ 2,55 bilhões, contra R$ 2,38 bilhões em 2015; já os ativos totais somaram R$ 76,3 bilhões, um crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. O patrimônio líquido alcançou R$ 16,4 bilhões, um incremento de 18,2% ante R$ 13,8 bilhões registrados em 2015.

Sobre o Sicoob UniMais - Instituído em 1993, o Sicoob UniMais é uma instituição financeira cooperativa, regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Reconhecido como instituição financeira e administrado em sua grande parte por profissionais da saúde, o Sicoob UniMais oferece produtos e serviços financeiros para seus associados e faz a gestão dos seus recursos, com a distribuição de resultados ao final de cada ano. Hoje, o Sicoob UniMais contempla nove cooperativas no Estado São Paulo, com mais de 50 pontos de atendimento, garantindo sua presença, inclusive, em boa parte das cidades do interior paulista e do litoral, além da Grande São Paulo. Dessa forma, a instituição totaliza mais de 40 mil cooperados e mais de 500 colaboradores e dirigentes.

Sobre o Sicoob - O Sicoob, maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, é a sétima instituição do Sistema Financeiro Nacional, somando R$ 16,4 bilhões em patrimônio líquido em 2016. Está presente em todos os Estados com mais de 2,4 mil pontos de atendimento, 903 correspondentes e 2,6 mil caixas eletrônicos, além do aplicativo Sicoob e Internet Banking. Oferece um portfólio de produtos e serviços completo para pessoa física e jurídica que inclui conta corrente, linhas de crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, financiamentos, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros, com todas as garantias e segurança, aliado a taxas de juros mais competitivas, participação nos resultados e nas decisões da instituição.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar