Texaco lança nova estratégia para o mercado de transporte

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitor - Dino

Quem abastecia o carro antes de 2008, com certeza já conheceu algum posto Texaco. Acontece que a rede Ipiranga comprou seus postos no mesmo ano e trocou a bandeira de todos eles para os atuais Postos Ipiranga. Com isso, todo o foco da Texaco se voltou para a fabricação dos melhores produtos para veículos, como fluído para radiadores, graxas e óleos lubrificantes.

“O mercado de veículos pesados possui muitos anunciantes, mas poucas marcas que se propõem a compartilhar conhecimento.

Quem abastecia o carro antes de 2008, com certeza já conheceu algum posto Texaco. Afinal, a rede contava com mais de 1,2 mil postos espalhados por todo o Brasil. Trata-se de uma marca com mais de 100 anos de história.

Caso você não saiba o que aconteceu com a marca da estrela, a rede Ipiranga comprou seus postos em 2008 e no dia 19 de março do mesmo ano trocou a bandeira de todos eles para os atuais Postos Ipiranga.

A partir desse momento, todo o foco da marca se voltou para a fabricação dos melhores produtos para veículos, como fluído para radiadores, graxas e óleos lubrificantes, destacando-se com a linha Havoline para veículos de passeio e linha Ursa para veículos pesados.

Com a crise de 2015, a Texaco passou a buscar novas soluções para problemas antigos que todo negócio passa: o crescimento de vendas.

Como seus produtos são da mais alta qualidade, reduzir o preço (ou pior, a qualidade) não estava em seus planos. Dessa forma, a solução foi adotar uma nova estratégia de comunicação, fazendo marketing digital segundo as práticas mais atuais.

Foi assim que o blog da Havoline nasceu e hoje conta com mais de 15.000 acessos mensais obtidos pelo Google, sem pagar nada em mídia para qualquer veículo de propaganda online.

Mas não bastava conseguir tráfego, por isso uma estratégia de Inbound Marketing foi adotada para transformar esses visitantes em leitores assíduos da marca. No entanto, um visitante só deixa os seus dados de contato se houver uma oferta. Algo que ele queira e valha a troca de informações.

Para criar essas ofertas, a Texaco produziu livros digitais e planilhas pertinentes para os desafios diários do público. Esses são os chamados materiais de troca . Eles estão sendo vitais para gerar leads (contatos) qualificados.

E claro, aliado a essa iniciativa, foi implementado um funil de vendas (processo de qualificação de contatos até se tornarem clientes) contemplando as barreiras e problemas que precisam ser combatidos a fim de transformar os contatos qualificados em clientes fiéis.

O resultado foi surpreendente. Apenas entre agosto e novembro de 2016, o tráfego cresceu 90% em média. O crescimento de novos contatos foi de 30% ao mês e desses, 60% tornaram-se oportunidades reais de negócio.

Por isso, em seis meses, o número de vendas aumentou a ponto da Texaco ultrapassar a meta global de conversão de oportunidades para vendas.

O amadurecimento e sucesso nessa área estimulou mais uma mudança: a implementação das mesmas estratégias de marketing digital para a linha pesada , de transporte coletivo e de carga.

A comunicação é inspirada nos maiores blogs e influenciadores digitais que com conteúdo prático e útil auxiliam milhões de pessoas a resolverem seus problemas.

O mercado de veículos pesados possui muitos anunciantes, mas poucas marcas que se propõem a compartilhar conhecimento, que de outra forma seria de difícil acesso. Essa estratégia tem se mostrado muito eficiente.

Assim, o blog da linha Ursa tomou forma. O principal público são grandes empresas que possuem frotas de veículos pesados e seus funcionários. O conteúdo é feito sob medida para ajudar essas companhias a tornarem-se mais conscientes e competitivas.

Os artigos já receberam diversos comentários positivos de visitantes que foram auxiliados com conhecimento gratuito e de qualidade a respeito do controle de frotas, formas de reduzir custos e até assuntos mais práticos , como a escolha de insumos básicos como pneus de caminhão, óleo diesel e etc.

Esse tipo de conteúdo é a chave para começar relacionamentos verdadeiros com o público. E claro, eles são complementados com a nutrição dos contatos e qualificação para que a equipe de vendas possa oferecer soluções tão eficientes quanto o conteúdo.

Dessa forma, a Texaco percebeu que é possível impactar um público inimaginável oferecendo apenas óleo lubrificante para motores.

Segundo Chet Holmes, autoridade em marketing digital, apenas 3% do público está realmente pronto para comprar um produto. E nessa etapa, diversas marcas brigam pelo mesmo espaço, tornando cara a competição.

O restante do público ainda não está pronto para comprar seja porque não sabe o suficiente sobre ou porque realmente não está em um momento de necessidade dele. Dessa forma, o marketing de conteúdo atrai pelo menos 70% do público, atingindo camadas de audiência ignoradas pelos concorrentes.

O resultado é um grande aumento de vendas, autoridade e credibilidade por um investimento muito em conta.

A Texaco está fomentando o mercado dessa forma, deixando sua mensagem comercial em segundo plano para primeiro ouvir e comunicar o que o público precisa saber. A informação é a base da comunicação e ao informar o mercado, ele se fortalece, beneficiando a todos.

O sucesso dos blogs já é evidente e a cada dia centenas de contatos são feitos. O mercado de transporte, de pessoas ou carga, está crescendo e com ele, os negócios da Texaco.

Você pode conferir todos os artigos publicados até hoje visitando o blog: https://blog.texaco.com.br/ursa/

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros