Brasil,

Seguro automotivo deve mudar com chegada de carros autônomos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguro automotivo deve mudar com chegada de carros autônomos

Se você fosse o motorista de um carro autônomo e não precisasse ficar atrás do volante, prestaria atenção ao trânsito da mesma forma? Ou confiaria cegamente na inteligência artificial, sem receio de algo dar errado, aproveitando o “tempo livre” para ler um livro ou acessar o celular?

A discussão de como as pessoas se comportam diante de tamanha inovação no mercado automotivo estão mexendo também com o mercado de seguros. E só tende a esquentar já que as previsões apontam que essa tendência vai conquistar cada vez mais espaço. Segundo um estudo da consultoria EY, em 2035, os carros autônomos corresponderão a 75% da venda de automóveis no mundo.

Diante dessa realidade, surgem questões importantes. A primeira diz respeito à legislação: quem pode ser responsabilizado em caso de um acidente?

Recentemente, o jornal The New York Times publicou uma análise interessante a respeito de um teste realizado pelo Google com seus funcionários. Eles foram filmados utilizando o veículo no trajeto entre a casa e o trabalho.

O resultado mostrou que, diante da certeza de que a tecnologia não falha, os motoristas abandonavam o posto e iam para o banco de trás, se aventuravam a subir no teto solar ou até mesmo a namorar.

No mercado de seguros, um dos principais pontos que se analisa é o risco atribuído ao condutor. Isso inclui o endereço da sua residência, o trajeto rotineiro, faixa etária, entre outros.

Como ficam estas questões em um carro autônomo? Todas as situações poderiam ser consideradas iguais, uma vez que os carros contam com sistemas inteligentes e completamente seguros?

E se o carro autônomo é confiável, o seguro automotivo deve ser mantido para proteção do proprietário e terceiros em caso de colisão? E em relação ao uso compartilhado dessa tecnologia, como funcionaria o cálculo do seguro?

Diante de situações como esta, como fica a análise de risco por parte das seguradoras, seja para a precificação ou até mesmo aceitação daquele seguro? O fato é que é que muitas coisas precisarão mudar.

Em primeiro lugar, será necessário repensar a regulação. A análise do perfil do condutor do veículo, por exemplo, cairá por terra. Afinal, se considerarmos um carro totalmente autônomo, qual será a necessidade de analisar o perfil do condutor daquele veículo?

Isso não significa, porém, que novos riscos não passem a ser avaliados. Quais chances de um destes softwares serem invadidos por Hackers criminosos com o intuito de simplesmente roubar o veículo ou até mesmo cometer atos terroristas?

Tudo isso deverá ser levado em conta pelas seguradoras para as apólices de seguro em um futuro bastante próximo.*Claudia Rizzo é Gerente Executiva da MDS Insure Brasil


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar