Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

‘Retomada do Crescimento - Diagnóstico e Propostas’

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cassia Larrubia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em novo livro, Fabio Giambiagi e Mansueto Almeida reúnem propostas de especialistas para o País voltar a crescer

Há cerca de um ano, após o impeachment do governo Dilma, especialistas previam avanços na área política e econômica, mas já anteviam que o pais teria que enfrentar uma vasta agenda de reformas. Foi com esta leitura que os economistas Fábio Giambiagi e Mansueto Almeida organizaram o livro “Retomada do Crescimento – Diagnóstico e Propostas”, uma coletânea de reflexões sobre o Brasil no período atual e propostas para a superação dos seus principais problemas a partir de 2019.

Com prefácio de Armínio Fraga e apresentação de Fernando Henrique Cardoso, o volume traz textos assinados por 38 autores de peso, entre eles Adriano Pires, Claudio Frischtak, Eduardo Zilberman, Fernando Honorato Barbosa, Fernando Veloso, João Manoel Pinho de Mello, José Alexandre Scheinkman, José Roberto Afonso, José Roberto Mendonça de Barros, Mauricio Mesquita, Marcos Lisboa, Paulo Furquim, Paulo Tafner e Vinicius Carrasco, além de Fabio Giambiagi. A obra será lançada nesta terça-feira, 20 de junho, no Rio de Janeiro, com a presença de boa parte dos autores. “O conjunto de artigos demonstra onde estávamos, onde estamos e aponta, finalmente, uma rota possível para o futuro de médio e longo prazos em uma perspectiva bem fundamentada”, diz Giamb iagi. “Há um consenso quanto à urgência em viabilizar reformas que vem sendo adiadas há anos para que o país volte a crescer”, complementa, para sublinhar “a ameaça ao desenvolvimento do país causado pela postergação de uma reforma do sistema previdenciário”.

Giambiagi lembra que o Brasil, país jovem até a década de 80, tem enfrentado um acelerado envelhecimento populacional desde então. Em 2060, segundo o IBGE, haverá em torno de 5 milhões de brasileiros com mais de 90 anos. Eram 300 mil no ano 2000. Este acelerado crescimento da população idosa - raiz de uma série de desafios - tende a contratar para o futuro um cenário de crise profunda: além de pressionar consideravelmente as despesas de saúde, poderá afetar ainda mais negativamente a já baixa produtividade do país - um trabalhador brasileiro produz atualmente ¼ do que produz um norte-americano.

Levando em conta as incertezas nacionais e internacionais, os autores apresentam alternativas viáveis em várias áreas para o país superar o atual momento de estagnação e retomar o crescimento de forma sustentável e duradoura.

Marcos Lisboa e Alexandre Scheinkman destacam, em capítulo sobre as causas da baixa produtividade no Brasil, a relevância da qualidade da educação para o aumento de renda do trabalhador, maior crescimento econômico e ganhos de produtividade. “Cada ano a mais de educação resulta, em média, em aumento de 7% da renda do trabalhador no Brasil”, destacam. Os autores também sublinham a necessidade de uma ruptura com a política nacional-desenvolvimentista, baseada na distribuição de subsídios e proteção setorial.

Eduardo Zilbermann e Ricardo Menezes demonstram as várias distorções na política monetária no Brasil e apresentam, entre outras propostas, a redução da meta de inflação para 3%na próxima década.

A correção das graves falhas na infraestrutura, analisadas em capítulo escrito por Claudio Frischtak e Júlia Noronha, exige um maior envolvimento da área privada no setor. O reforço das agências reguladoras é medida importante recomendada por Fernando Honorato Barbosa, que também se debruça sobre a reconstrução fiscal.

Percorrendo os capítulos do livro, o leitor encontrará análises e propostas para as áreas de saúde, educação, energia, transportes, infraestrutura, entre outras, que grifam a necessidade de fazer avançar o roteiro das reformas. O livro trata do período posterior a 2018 e procura pensar o país de 2019 em diante. “Buscamos dar esta contribuição, assinalando o que precisa ser feito depois das próximas eleições”, concluiu Giambiagi

Apresentação:
“Retomada do Crescimento – Diagnóstico e Propostas
Fabio Giambiagi e Mansueto Almeida
Orelha: Ribamar Oliveira
Prefácio Armínio Fraga
Contracapa: Fernando Henrique Cardoso

Sobre a Elsevier

A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa publica mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da ind&u acute;stria. www.elsevier.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar