Brasil,

O desafio de empreender e ser mãe - confira os prós e contras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Darley
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por mais inacreditável que pareça, mesmo sendo século XXI, no qual mulheres já conquistaram diversos direitos, ainda há um grande preconceito na contratação, especialmente quando são mães.

Por mais inacreditável que pareça, mesmo sendo século XXI, no qual as mulheres já conseguiram conquistar diversos direitos, ainda há um grande preconceito na contratação, especialmente quando são mães.

Não é incomum as barrarem nas seleções para empregos, nas quais um dos fatores decisivos “mora” na pergunta “você tem filhos?”. Ou ainda, por mais que seja ilegal, ouvirmos casos de mulheres que foram demitidas por estarem grávidas.

Além disso, não é nenhum segredo que os salários são, em média, 30% menores do que de homens que ocupam os mesmos cargos, com iguais funções.

Pior que isso: quanto maior o cargo – não só em trabalhos, mas também em ramos como a política, por exemplo -, menor é a porcentagem de mulheres que trabalham nele. Trabalhar e ser mulher parecem duas coisas que estão constantemente entrando em atrito.

Por isso, para as mãe torna-se cada vez mais atraente a promessa de autonomia e maior nivelamento em um dos setores que está em maior crescimento não só no Brasil, mas em diversos países do mundo: o empreendedorismo.

Ser mãe e ao mesmo tempo trabalhar – ainda mais empreendendo na criação e administração de um negócio – não é uma tarefa nada fácil: ambas, muitas vezes, exigem dedicação em tempo integral.

Apesar da possibilidade de trabalhar como uma mãe empreendedora ser, a princípio, atrativa, por parecer que sobrará mais tempo com os filhos, na verdade muitas vezes esse caminho exige ainda mais dedicação.

Ser mãe e ser empreendedora são duas “missões” desafiadoras, mas extremamente gratificantes para maioria. De acordo com dados do Sebrae, as mãe são mais de 8 milhões só no Brasil – cerca de 74% das empreendedoras brasileiras.

Apesar do trabalho consumir muito do tempo, existem algumas vantagens: horário flexível possibilita, pelo menos, conseguir escolher alguns momentos de qualidade para passar com os filhos.

Muitas vezes, para ser uma mãe empreendedora, assim como qualquer outra mãe que além de trabalhar em casa, também trabalha fora dela, é preciso que abrir mão de algumas coisas: não será possível participar de todos os pequenos eventos do desenvolvimento dos filhos, porque também é preciso se preocupar com o desenvolvimento de um bom e bem-sucedido negócio. Mas nada que algum planejamento não resolva.

Outro pró que podemos apontar em ser uma mãe empreendedora é, mesmo quando estão ocupadíssimas com o trabalho, é possível ao menos levar os filhos junto. Assim, além da companhia e sorrisos para aliviar a rotina estressante, pode mostrá-los em primeira mão com o que trabalha, o que faz, todo o processo e esferas de produção e administração e, também, mostrar como todo o trabalho duro tem um belo resultado. Não muito diferente de educar um filho e ter o privilégio de vê-lo crescer.

Assim como o filho deu seus primeiros passos, a empresa também os deu. Os incontáveis tropeços dos filhos, são os próprios incontáveis tropeços ao empreender. Suas primeiras palavras, primeiras risadas, são semelhantes aos primeiros pequenos sucessos da empresa.

Ao ver eles crescerem e se tornarem um adulto “completo”, sente-se algo similar ao ver nossa empresa passar de apenas um negócio atrapalhado de família para a profissão fixa.

Ambos são os maiores orgulhos. E esse é o maior prazer de ser uma mãe empreendedora: apesar de ter desafios em dobro, tem-se satisfações e alegrias em dobro também. E este é o maior orgulho da equipe Escritório Sempre Limpo, crescer e ajudar mães a empreender mesmo com esta jornada dupla.

Hoje em dia, está muito frequente no Brasil, mulheres após a maternidade investir em microfranquias, por se tornar dona do próprio negócio com baixo investimento, ainda conseguem equilibrar a missão de ser mãe. Tanto é que a grande maioria das nossas franqueadas são mulheres e até mesmo mães.

As mulheres – e especialmente mães -, nascem nesse mundo desigual para batalha. E, sem batalha, não há sucesso. Realizar o sonho profissional e da maternidade, mostrando aos filhos que quando se sonha alto e trabalha duro, tudo é possível.

Website: http://casaescritoriosemprelimpo.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar