Brasil,

Cultura Colaborativa, por que faz tão bem para sua empresa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Darley
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A cultura colaborativa promove a quebra de diversos tipos de barreiras, até mesmo dentro de sua empresa. Cargos, paredes e departamentos deixam de ser um problema ou empecilho, e todos trabalham juntos para um bem comum. Todos são parte de uma mesma engrenagem, trabalhando em prol de um único objetivo.

No mundo globalizado em que nos encontramos, coisas como relacionamentos, trabalhos e aprendizagem vem exigindo cada vez mais mudanças em nosso modo de agir e pensar.

Isso é fato: nós como humanos deixamos de nos contentar em ser apenas parte de um processo maior ou apenas mais um tijolo na parede. Temos a necessidade de sermos únicos e fazer acontecer. E quando nos unimos fazemos muito melhor.

Pode até parecer simples, mas consiste em uma nova visão de mundo, uma melhoria mental que cada vez mais pessoas vem fazendo, dia após dia.

A cultura colaborativa promove a quebra de diversos tipos de barreiras, até mesmo dentro de sua empresa. Cargos, paredes e departamentos deixam de ser um problema ou empecilho, e todos trabalham juntos para um bem comum. Todos são parte de uma mesma engrenagem, trabalhando em prol de um único objetivo.

O Que É Cultura Colaborativa?

Pode-se dizer que ela está mais perto de você, de sua realidade e de seu dia a dia do que imagina. E adivinha qual é o principal meio de propagação dessa cultura? Isso mesmo, a internet!

Enquanto navegamos na surface, nos deparamos dezenas de vezes com sites e redes sociais que se utilizam da cultura colaborativa para sua propagação e manutenção.

Exemplos claros disso são plataformas como Wikipedia, YouTube, Google, Waze e Netflix.

Todas essas empresas de sucesso fazem uso desta cultura, e em algum momento ou em muito de nossas vidas, colaboramos diretamente para ajudar outros usuários.

Colaborar é a melhor forma de evolução, não só digital, mas em todas as outras áreas da vida. E uma triste realidade é: muitas pessoas não colaboram. Se você está nessa situação, infelizmente é um analfabeto digital.

É bom salientar que se refere à participação de todos em prol de um ou vários objetivos, porém sempre focados em contribuições para informação, produtividades e soluções, para ocorrer um trabalho prático e que atinja com êxito o público-alvo.

E Onde Minha Empresa Entra Nessa História?

A cultura colaborativa pode ser aplicada em TUDO, pois se trata de uma linha de raciocínio. Agora pense, maior motivação significa mais produção e eficiência.

É exatamente isso que a cultura colaborativa oferece para sua empresa. Se seus funcionários forem mais animados e colaboradores, o lucro de sua empresa será muito maior. Vou te dar um exemplo simples, que se todos fizerem sua parte, teremos um lucro e produtividade muito maior do que o atual.

A limpeza, isto mesmo, limpeza de escritórios, ambientes de trabalho, se cada funcionário seu, for motivado, inspirado a cuidar da sua própria sujeira fica mais fácil de manter o ambiente limpo. Além, de já ser comprovado que um ambiente limpo e organizado, aumenta a produtividade. Aumentando a produtividade, automaticamente, aumentamos o lucro. Viu, como uma simples atitude na cultura colaborativa, faz toda a diferença?

Separamos mais algumas dicas especiais para promover a cultura colaborativa dentro da sua empresa:

Trabalho em Equipe

Sem isso não há colaboração, isso é fato. Recomendamos que você conheça seu time, saiba de seus pontos fortes e fracos, bem como suas personalidades. Isso os aproximará e aumentará a união.

Liderança

Os líderes não devem ser aqueles “caras chatos do escritório”, mas sim pessoas presentes e inspiradoras. Faça com que os outros desejem ser iguais aos seus líderes. Pessoas na liderança precisam motivar e inspirar colaboração, por isso há a necessidade de terem portas e mentes abertas, bem como pôr a mão na massa.

Ambiente

O ambiente deve ser leve e descontraído. Ambientes assim são livres de pressões e geram mais colaboratividade.

Criatividade

Deve haver liberdade para cada colaborador se expressar e pensar fora da caixa.

Transparência

Seus funcionários precisam saber de tudo? Não, mas precisam saber o objetivo final e onde a empresa pretende chegar com aquele projeto. Assim estarão mais motivados, e lembre-se: MOTIVAÇÃO = LUCRO.

Viu como a cultura colaborativa é importante? Aqui na Casa Escritório Sempre Limpo, somos prova de que a cultura colaborativa funciona, quanto mais a usar, melhores serão os resultados e lucros da sua empresa.

Website: http://casaescritoriosemprelimpo.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar