Brasil,

Safra recorde favorece venda de seguro rural

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Produção de 238,6 milhões de toneladas este ano é 29,2% maior do que em 2016

IBGE prevê colheita recorde de grãos neste ano, com destaque para produção de soja e milho A perspectiva de recorde de safra de grãos poderá puxar a venda de algumas das modalidades do seguro rural, como a de Benfeitorias e Produtos Agropecuários, que protege o patrimônio rural, como máquinas e implementos, construções rurais e produtos armazenados que não estejam vinculados como garantia de operação de crédito rural. A previsão é de que a colheita, de acordo com a revisão ocorrida em maio, alcance uma produção de 238,6 milhões de toneladas, 29,2% maior do que em 2016. O seguro de transporte de mercadorias é, naturalmente, outra modalidade beneficiada pela colheita recorde.

Produtores de soja e o milho, ambos com produção recorde neste ano, são os responsáveis diretos pela dinâmica muito positiva do agronegócio. A previsão da colheita de soja é de 113,9 milhões de toneladas, 47,7% do total nacional. Já o milho teve aumento de 52,3% em relação a 2016 e deve chegar a 97,0 milhões de toneladas. A soja se beneficiou, principalmente, do aumento no rendimento médio por hectare, em decorrência do clima favorável, o mercado de seguro rural deve ficar mais atento aos produtores do Rio Grande do Sul, que, apesar de ser o terceiro estado produtor, foi o que apresentou melhor produtividade (16,3% do total). Mas os negócios podem prosperar também em Mato Grosso (27,0% da colheita) e Paraná (17,2%), os dois maiores produtores.

Segundo Carlos Alfredo Guedes, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, ao justificar o crescimento na produção do milho, “a estiagem em 2016 levou a uma colheita menor, o que elevou o preço do produto. Isso incentivou os agricultores a plantarem mais neste ano. Já em 2017 as chuvas mantiveram um ritmo constante, que aumentou a produtividade por hectare”.

O supervisor de pesquisas agropecuárias do Paraná, Jorge Mryczka, ressalta que, apesar da estimativa de safra recorde, os produtores locais estão preocupados: “O Paraná ainda corre o risco de geadas em julho, algo que não acontece, por exemplo, no Mato Grosso. ” Carlos Alfredo Guedes acrescenta que, no Centro-Oeste, a questão é outra: “Lá, o cerrado tem uma forte estiagem a partir de abril. Por isso, os agricultores mato-grossenses plantam soja mais cedo, a fim de abrirem espaço para uma safra de milho que aproveite a janela de chuvas”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar