Brasil,

RH e eSocial: o que muda no dia a dia dos profissionais da área

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Além das atividades tradicionais do RH, como recrutamento e seleção, treinamentos e retenção de talentos, neste ano, as áreas de RH têm uma outra atribuição muito importante: liderar o projeto de adequação das empresas aos requisitos do governo para o eSocial. Como a maior parte das informações estão com o RH, seu papel é fundamental para o sucesso deste projeto.

“O RH das empresas é o responsável por 70% das informações que compõem o sistema do eSocial.Local: São Paulo / SP

Com o segundo semestre de 2017 se aproximando, a relação entre eSocial e RH vem se tornando mais intensa. Além das atividades tradicionais como recrutamento e seleção, treinamentos e retenção de talentos, neste ano as áreas de RH têm uma outra atribuição muito importante: liderar o projeto de adequação das empresas aos requisitos do governo para o eSocial.

Como explica Giovany Oliveira, sócio da STRONG IT Consulting: “eSocial é um sistema para unificar o envio das informações devidas pelos empregadores em relação aos seus empregados, sob a forma de arquivos específicos que compõem o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”,

Caberá ao RH, com a participação de outras áreas da empresa, garantir a condução das ações e o cumprimento dos prazos. Mas a relação entre eSocial e RH não acaba após a adoção do primeiro, muito pelo contrário. Profissionais de RH terão que se adaptar a uma nova rotina.

eSocial e RH: o que muda no dia a dia

A nova realidade com o eSocial irá demandar mais do que nunca que a área de RH mantenha atualizados os dados dos colaboradores da empresa.

Os profissionais de RH passarão a realizar alguns envios diários de informações ao sistema do eSocial que estará interligado ao ambiente da Receita Federal. Estas informações devem ser precisas e entregues no momento exato, demandando, assim, eficiência das equipes internas e sistema estruturado para atender à nova demanda, bem como a definição clara de processos internos e coordenação de todos os dados.

Entre as informações dos colaboradores estão: cargo, data de admissão (que deverá ser cadastrada no eSocial até o final do dia anterior à contratação do funcionário), exames admissionais e periódicos, cumprimento de férias etc. Além disso, informações adicionais serão transmitidas através do eSocial para estudos estatísticos, como por exemplo, se o colaborador utilizou recursos do FGTS para a compra de um imóvel.

Como são muitos os detalhes, erros podem acontecer. “O RH das empresas é o responsável por 70% das informações que compõem o sistema do eSocial”, diz Oliveira. Para evitar que eventuais erros prejudiquem as empresas, a STRONG IT – consultoria especializada em soluções SAP para a área de RH – criou soluções integradas para facilitar o uso do eSocial.

“A solução STRONG IT possui mecanismos que garantem toda revisão de Dados, Processos e Sistemas, atendendo de forma integral as necessidades do sistema”, afirma Oliveira.

Website: http://www.strongit.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar