Social commerce: Você o que é isso?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dezoito Assessoria

Avanços nas tecnologias de análise de dados pode mudar a relação entre as lojas virtuais e as redes sociais

Por definição, social commerce é o e-commerce que envolve a relação entre pessoas e as marcas por meio a rede mundial de computadores. Mesmo com outros nomes, essa é uma prática comum em qualquer tipo de comércio, seja ele físico ou virtual. Se expandirmos a análise para os relacionamentos digitais, temos bilhões de indivíduos interagindo em todo o mundo e, pelo “tamanho” do desafio, este, talvez, seja um universo ainda não muito explorado no Brasil.

Segundo uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Nielsen, cerca de 30% dos brasileiros acessam diariamente as redes sociais para consulta de marcas. Com a inclusão digital e a “popularização” da internet nos últimos anos, é de se imaginar a quantidade de consumidores que, por exemplo, recorrem ao Facebook para avaliar esta ou aquela empresa, descobrir qual é o melhor produto e suas recomendações. Tirar impressões além do simples número de likes ou tweets é primordial para o sucesso da prática do varejo integrado.

O VAREJO VIRTUAL E AS “INFORMAÇÕES”

Com tanta interatividade na internet, o resultado das relações humanas, via redes sociais, gera uma quantidade infinita de informações, tecnicamente chamadas de dados. E, neste contexto, é que entra o chamado Big Data.

Conceito bastante conhecido no meio da tecnologia da informação, o Big Data é um conjunto de práticas que tira valor de negócio desses dados, armazenando-os e processando-os por meio de técnicas computacionais, como, por exemplo, a inteligência artificial.

O diretor vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e Consultor de Negócios Sênior em Análise Avançada de Dados e Big Data para a Indústria de Varejo na América Latina da Teradata, Mauricio Andrade de Paula, afirma que as redes sociais não têm como principal característica gerar vendas. “Entretanto, uma comunicação bem pensada pode atuar de maneira decisiva durante o processo de compra”, completa.

Ainda de acordo com De Paula, um estudo realizado pela empresa de pesquisa e inteligência de mercado, Sophia Mind, mostrou que cerca de 63% dos brasileiros só compram alguma coisa após consultar as redes sociais, utilizando como métrica de avaliação a opinião de outros internautas. “Se o comprador está avaliando a sua loja e produtos a todo o momento, o varejista precisa captar o feedback deste cliente. Compartilhar um conteúdo, fazer um tweet ou marcar um produto no Facebook pode dizer muita coisa sobre aquela pessoa. E é nesta hora que colocamos as atividades analíticas em prática”, complementa.

A QUANTIDADE FICOU PARA TRÁS, BUSQUE QUALIDADE

As análises quantitativas dos dados gerados pelas redes sociais estão virando coisas do passado. “Será que o compartilhamento dos meus produtos está sendo positivo?” “Dos um milhão de likes da minha página, será que todos os consumidores estão felizes?” “É exatamente para isso que usamos o Big Data. Captar uma quantidade dessas de informações é humanamente impossível. Então, deixamos para o computador analisar o impacto da opinião geral nas vendas”, explica De Paula.

Para a diretora de conteúdo da Academia de Varejo, Patricia Cotti, os comerciantes virtuais nasceram na era da informação, onde dar importância à opinião do consumidor é cada vez mais relevante. “Pesquisas indicam que 78% das pessoas confiam nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% confiam em anúncios. Com isso, percebemos que o conhecimento profundo sobre cada cliente pode ser a chave para o sucesso do negócio”, finaliza.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes.
O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA e da Academia de Varejo da UBS Escola de Negócios, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.
www.ibevar.org.br

Sobre a Academia de Varejo

A Academia de Varejo foi criada por professores renomados, com ampla experiência no ensino superior e na formação de gestores e executivos, tendo como base o conhecimento adquirido em mais de duas décadas de pesquisas, indicadores e programas de desenvolvimento.

Presente desde a formação até a pós-graduação, a Academia de Varejo une a expertise de sua equipe técnica à prática dos setores em que atua, sempre com foco e direcionamento para as discussões das tendências e desenvolvimento profissional voltado à tomada de decisão.

Em parceria com o IBEVAR e com o apoio de seus mais de 500 associados, a Academia de Varejo está entre as melhores e mais completas escolas de varejo, distribuição e consumo de São Paulo. O centro de estudos oferece MBA, pós-graduação, formação de gerentes em diversos setores e cursos de gestão nos segmentos de marketing e varejista.

Com a proposta de treinar e desenvolver competências técnicas e gerenciais, a instituição propõe ao mercado um novo conceito em escola de negócios, oferecendo programas personalizados e com o fomento da troca de ideias.
ubs.edu.br/academia-de-varejo

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros