Brasil,

Saque do FGTS é liberado para nascidos em junho, julho e agosto

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cláudia Inez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Estimativa é de que quase R$ 11 milhões estejam disponíveis para serem sacados nesta terceira fase

Nesta sexta-feira, 12 de maio, começa a nova fase de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Neste mês, cerca de 7,6 milhões de trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto poderão sacar os recursos disponíveis em suas contas inativas.

Segundo estimativas, o total disponibilizado para esta fase é de aproximadamente R$ 11 bilhões. A quantia liberada neste terceiro lote corresponde a 25% do total liberado com a Medida Provisória 763/2016.

Desde o início dos resgates, em março deste ano, foram disponibilizados mais de R$ 16 milhões em contas inativas, de acordo com informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal. Deste valor, estima-se que 85% já tenha sido resgatado. O levantamento indica que a medida pode ter beneficiado mais de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil até agora.

Para facilitar o acesso aos recursos, a Caixa Econômica criou uma página na internet específica para isso e está realizando atendimento nas agências em horário especial no início de cada ciclo.

Neste sábado, a proposta é abrir para atender exclusivamente as demandas relacionadas ao FGTS de contas inativas, como emissão de senha do Cartão Cidadão. Além disso, hoje e nos próximos dois dias úteis mais de duas mil agências devem realizar atendimento em horário especial para ajudar os trabalhadores a realizar o procedimento.

Apesar do atendimento exclusivo, nem todos os cidadãos que podem realizar o saque do FGTS a partir de hoje precisarão ir a uma agência. Segundo a Caixa, mais de três milhões de pessoas receberão o recurso diretamente nas contas que possuem no banco. Deste modo, a proporção de trabalhadores que receberão o FGTS de contas inativas em conta chega a 35% nesta fase.

Quem não possui conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, também poderá retirar a quantia em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento utilizando o Cartão Cidadão. Outra opção é solicitar a transferência para contas em outros bancos, sem cobrança de taxa, através de DOC ou TED.

Aqueles que pretendem resgatar quantias superiores a R$ 10 mil devem estar atentos, pois é indicado comparecer a uma agência da Caixa e apresentar obrigatoriamente documento de identificação, carteira de trabalho e rescisão do contrato de trabalho.

Os brasileiros que moram no exterior, mas possuem contas inativas do Fundo de Garantia, devem entrar em contato com o consulado do país de residência para solicitar o depósito em conta. Para aqueles que residem no exterior e possuem conta-poupança na Caixa Econômica Federal, o valor poderá ser depositado automaticamente.

Para muitos trabalhadores, a expectativa sobre esta nova etapa de saques do FGTS é de que os procedimentos ocorram de forma mais linear. Isso porque, nos períodos anteriores, ocorreram diversas queixas em relação a depósitos em atraso e falta de informação. Em casos mais extremos, houve suspeita de fraude em contas e uso de documentos falsos.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar