Brasil,

O medo da mudança na vida profissional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luiza Honma
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Johannes Castellano é diretor de gestão de pessoas na empresa de agroquímicos Adama. Ele mantém no Youtube e no LinkedIn da companhia a coluna Minuto RH, que traz dicas e orientações sobre carreira e desenvolvimento profissional. Johannes Castellano é diretor de gestão de pessoas na empresa de agroquímicos Adama. Ele mantém no Youtube e no LinkedIn da companhia a coluna Minuto RH, que traz dicas e orientações sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Dentre as dúvidas do ser humano durante a vida, uma das mais recorrentes está relacionada à carreira. O questionamento começa já cedo, quando ainda somos jovens e temos que decidir qual profissão seguir. Questões como “e se eu estiver escolhendo a graduação errada? E se eu me arrepender futuramente? Como vou determinar agora o que eu quero ser para o resto da minha vida? ”. Essas incertezas são frequentes para grande parte dos adolescentes, especialmente em época de vestibular.

Uma das crenças comum a muitos de nós é a de que as decisões que tomamos são imutáveis. Por exemplo: se a Joana optou por cursar Publicidade e Propaganda na faculdade, ela deverá trabalhar o resto de sua vida como publicitária. É comum pensarmos que nossas decisões serão “para sempre”.

Mudar de carreira é um tema tanto polêmico quanto amedrontador. Basta uma rápida pesquisa no buscador Google com essas palavras que uma imensa lista de sites com dicas surge na tela, afinal, não é incomum que pessoas já inseridas no mercado de trabalho não se identifiquem com seus atuais empregos. Toda essa insatisfação não é boa nem para o profissional (que pode vir a desenvolver ansiedade e depressão, segundo pesquisa realizada pela Associação Americana de Sociologia), muito menos para as companhias que tem em seu quadro de funcionários alguém que não consegue se desenvolver plenamente devido à falta de motivação.

O que acontece muitas vezes é que as pessoas se esquecem de que as escolhas que fazemos em termos de carreira não precisam ser eternas e que sempre podemos recomeçar, principalmente quando o assunto é carreira. A Joana não precisa ficar presa à publicidade se ela não se identifica com a profissão. Tenho um amigo que, aos 60 anos de idade, decidiu deixar de lado sua carreira médica e iniciar na vida pública. Eu mesmo comecei minha carreira trabalhando com tecnologia, fiz missões religiosas, participei da fundação de uma companhia aérea e hoje possuo participação em uma franqueadora da área alimentícia, além de ser executivo em uma grande empresa do ramo do agronegócio.

Há quem se considere “velho” para tomar esse tipo de decisão, se esquecendo muitas vezes que, além do aumento da expectativa de vida (e consequentemente do tempo de serviço), as pessoas possuem hoje um amplo leque de possibilidades e oportunidades. Se o acesso à informação permite que ampliemos nossos conhecimentos, por que se restringir a apenas uma área de conhecimento, já que existe o desejo por mudança?

É evidente que precisamos ponderar e analisar a situação antes de realizarmos qualquer mudança em nossa vida, mas é importante lembrarmos que nunca é tarde para redefinirmos a direção da nossa vida, tanto pessoal como profissional. Quando falamos nesse redirecionamento, não existem respostas prontas ou época certa e, desde que os objetivos de vida estejam alinhados com o que você deseja, existe, sim, tempo para mudar. Mudar de opinião é um privilégio dos seres inteligentes.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar