Cenário de queda favorece compra e locação de imóveis

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Mira

O momento pode ser oportuno para quem está buscando um imóvel maior, mais novo, com melhor infraestrutura ou próximo ao local de trabalho

No mês de março, o mercado imobiliário apresentou leve queda nos preços dos imóveis na cidade de São Paulo. O percentual de redução foi de 4,5% para venda e de 3% na locação nos últimos 12 meses. No aluguel, desde novembro do ano passado, o valor parou de cair. Os dados são do Imovelweb Index, levantamento que traz informações sobre o valor dos imóveis para venda e locação negociados na cidade de São Paulo e que tem como base os mais de 2 milhões de anúncios mensais do portal.

Além da procura por apartamentos de dois dormitórios, no mês de março, o Imovelweb também considerou os de três dormitórios, que tiveram um aumento nas buscas totais do portal. Assim, enquanto um apartamento de dois dormitórios e 65m² apresentou valor médio de R$ 390 mil, o de três dormitórios e 90m² foi comercializado a R$ 600 mil.

“Com o mercado imobiliário apresentando queda nos valores para venda e locação o consumidor tem chances de fazer um upgrade, que pode ser para um imóvel maior, mais novo, com melhor localização ou mais próximo ao local de trabalho”, diz Mateo Cuadras, CEO do Imovelweb.

Outro destaque do levantamento do mês de março foi o da aparição do bairro do Ibirapuera com o metro quadrado mais caro da cidade, valendo R$ 19.118,00 para venda. O valor é 216% superior ao valor médio do m² da capital, que ficou em R$ 6.050,00 para apartamentos de dois dormitórios e em R$ 6.600,00 para três dormitórios. O m² do Ibirapuera também está 15% superior a Vila Nova Conceição, que ocupa o segundo lugar no ranking do Imovelweb.

A lista dos bairros mais caros é completada pelo Itaim Bibi (R$ 12.730,00), Vila Olímpia (R$ 11.642,00) e Pinheiros (11.205,00), reforçando a hegemonia da zona oeste como a região que concentra os bairros com o m² mais caro da cidade. O m² na zona oeste ficou em R$ 8.198,00, também o mais caro da capital paulista.

Em locação, o valor médio de um apartamento de dois dormitórios ficou em R$ 1.690,00 (R$ 25,00 o m²) e o de três dormitórios em R$ 2.100,00 (R$ 23,00 m²). A região com
maior valor para locação ficou com a Centro-Sul, valendo R$ 2.313,00, valor 36% acima da média da cidade, que ficou em R$ 1.689,00.

Na outra ponta da lista, a Zona Leste apresenta o valor de venda e aluguel de imóveis mais baratos da cidade. Pelo Index Imovelweb, a região apresenta o valor médio de R$ 4.659,00 para o m² para venda e R$1.380,00 para locação de um apartamento de dois dormitórios.

Rentabilidade
No caminho para se consolidar, ainda mais, como fonte de consulta, o Imovelweb Index é o único que traz informações sobre a rentabilidade da locação de imóveis, dado bastante estratégico para investidores e proprietários.

No mês de março, o levantamento aponta uma rentabilidade de 5,61%, percentual acima de inflação, mas abaixo do retorno obtido com a poupança. Segundo o Index, seriam necessários 19,1 anos de aluguel para recuperar o investimento feito na compra de um imóvel, percentual 2,8% ao registrado em dezembro de 2015.

Na capital paulista, as regiões que apresentaram a maior rentabilidade foram o Centro e a Sul, as duas com 5,8%. Já a menor ficou com a Zona Nordeste.

Entre os bairros que oferecem os melhores retornos estão: Paraíso (7,8%), Bela Vista e Vila Olímpia (6,8%) e Jardim Parque Morumbi (6,7%). Já o Tucuruvi, Freguesia do Ó, Lapa e Vila Matilde figuram na lista dos bairros com a menor rentabilidade, com 3,6%, 4,1% e 4,3%, respectivamente.

Sobre Imovelweb
Fundado em 1999, o Imovelweb é um dos principais portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, faz parte do grupo argentino Navent, uma das dez maiores empresas de internet da América Latina. Com mais de 150 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. Mais informações em www.imovelweb.com.br

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros