Brasil,

5 passos que você precisa saber antes de registrar a sua marca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Camejo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

5 passos que você precisa saber antes de registrar a sua marca

Em um cenário cheio de novas ideias, proteger a sua marca é uma forma eficiente de evitar perdas financeiras

Com a crise econômica pela qual o país vem passando nos últimos tempos, cada vez mais é preciso ter criatividade para transpor as dificuldades. "No entanto, de nada adianta uma boa ideia sem as medidas necessárias para protegê-la", avalia o presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares.
A proteção de marca é uma ação que deve ser feita por empresas especializadas a fim de garantir a efetividade da transação. No entanto, antes de escolher, conheça alguns itens importantes a serem levados em consideração na hora do registro de marca:

Qual a diferença entre registro de marca e registro na junta comercial?

O registro na Junta Comercial tem uma abrangência estadual ao passo que o registro no INPI tem uma abrangência nacional. É por isso que em situações pontuais o registro da marca no INPI pode cancelar o registro na Junta Comercial enquanto que o inverso não é possível. Por isso é importante, além de registrar na Junta Comercial igualmente realizar o registro juntamente ao INPI.

Quais as vantagens em registrar uma marca?

Além de ser a única forma de garantir exclusividade em território nacional, o registro de marca facilita na fidelização da clientela e assegura uma utilização segura.

O que é uma marca fraca?

Marca fraca é toda aquela que tenha em seu nome descritivo ou evocativo. Isso significa que você pode registrá-la, mas, outros poderão igualmente fazê-lo visto que ela não tem o que comumente chamamos de "características distintivas". Ou seja: é uma marca tão diretamente ligada ao produto que não pode ser exclusiva de nenhuma empresa.

Quem pode registrar uma marca?

O INPI estabelece que para o registro da marca você deverá exercer licitamente a atividade para a qual pretende proteger a marca. Geralmente isso é feito através do objetivo social descrito no contrato social da sua empresa, por isso geralmente as marcas são registradas por pessoas jurídicas.

Meu registro de marca tem prazo de validade?

Os registros de marca no Brasil são concedidos por um período de dez anos, com possibilidade de renovação indeterminada. No entanto, o titular da marca tem que solicitar a renovação do seu registro durante o nono ano de vigência do registro, caso contrário ele pode perder a marca.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar