Construir a ponte entre a lacuna de habilidades e a criação de novos serviços é fator-chave para o sucesso de fabricantes em 2017

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Ferreira

Fazer a ponte entre a lacuna de habilidades e a melhoria dos serviços será uma das grandes prioridades para as indústrias em 2017. E IoT? Atualmente, 50% dos custos dos projetos de IoT irão para integração. Em 2017, muitos fabricantes perceberão que já possuem soluções de IoT - agora precisam integrá-las melhor para usufruir de todos os benefícios.

Antony Bourne, é Diretor Global de Indústrias de Manufatura da IFS e destaca três previsões-chaves para Manufatura neste ano e além.

Previsão 1: Mais de 80% dos fabricantes perceberão que já possuem soluções de IoT – a pergunta: Quão fácil elas são de serem integradas?
Após alguns anos nós tendemos a esquecer que muitos fabricantes já possuem capacidades de IoT. Eles só não as reconhecem como tais. Porém, sistemas como Controle de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) e Controle Lógico Programável (PLC) têm coletado, de maneira eficiente, dados de equipamentos desde os anos 80s e 90s. E muitos continuam a fazer isso. Então, fabricantes precisam pensar cuidadosamente sobre qual tecnologia de rastreamento de dados é mais relevante para eles. Para aqueles que produzem equipamentos de capital em larga escala a serem implementados em campo, as novas tecnologias de coleta de dados com sensores adicionarão um fantástico valor agregado. Isso permite que ofereçam manutenção e serviços contínuos, em ambientes difíceis – uma fronteira seriamente competitiva.

Porém, para fabricantes que produzem um grande volume de produtos pequenos em suas fábricas, por exemplo, os sensores de campo de IoT e monitoramento serão muito caros. Nesses casos, prevenir os problemas antes das mercadorias deixarem as fábricas é a prioridade. Então, se o SCADA ou PLC fazem o trabalho – a solução de ‘IoT’ está efetivamente pronta e rodando. Atualmente, 50% do custo de implementação de projetos de IoT vão para integração. Para estes fabricantes de altos volumes, um sistema de ERP de arquitetura aberta que permite integrar seus sistemas legados existentes sem uma integração cara, pode ser um dinheiro melhor aplicado. Então, faça uma auditoria. Identifique quais os KPIs, mensure, e avalie o que realmente é importante para seu negócio. O IoT de hoje oferece vantagens tremendas para alguns ... Porém, para outros pode ser uma irrelevância de alto custo.

Previsão 2: Nos próximos três anos, Aprendizagens serão mais importantes que Graduações
O futuro de toda indústria depende de seus colaboradores. E, às vezes, bons colaboradores são difíceis de encontrar. Na Europa e nos EUA, as indústrias lutam contra as lacunas de habilidades.

Um estudo da Deloitte descobriu que “na próxima década, aproximadamente 3,5 milhões de empregos em manufatura nos EUA precisarão ser preenchidos. A lacuna de qualificações deve gerar como resultado 2 milhões de vagas que não serão preenchidas”. Na Europa, o cenário é similar, 82% dos executivos da pesquisa do relatório da Deloitte acreditam que a lacuna de qualificação impactará na habilidade deles em atender à demanda do cliente. 78% acreditam que isso impactará na habilidade de aumentar a produtividade e implementar novas tecnologias. E a carreira em manufatura é ranqueada com baixa. Apenas 37% afirmam que encorajarão seus filhos a seguir carreira na área. Então, o que deve ser feito? Os fabricantes precisam ter um papel mais proativos para encontrar e treinar os jovens talentos. Aprendizagens e treinamentos internos moverão a agenda.

Novos tipos de qualificações terão demandas particularmente altas no futuro. Uma fábrica será feita de milhares de sensores de IoT e uma séries de novos aparelhos conectados à internet, continuamente coletando dados. Isso resultará em grandes necessidades para analisar volumes massivos de dados e processos-chave automatizados baseados em dados. Para jovens aprendizes, as qualificações técnicas, analíticas e pessoais aprendidas são um presente que os manterão na empresa. Então, tragam os novatos.

Previsão 3: 75% dos fabricantes de médio porte na Europa e Estados Unidos adotarão a “Servitização” antes de 2018
Não é fácil ser um fabricante: o preço de mercadorias manufaturadas está caindo há décadas. O Producer Price Index para os maiores estados americanos e europeus mostram uma mesma tendência: de 2015-2016, o preço de mercadoria manufaturadas no Reino Unido caiu 0,7%, 1,4% na Finlândia e 0.29% na Alemanha. Em alguns anos, o preço pode subir, mas a visão macro é clara: No prazo de 10 anos, as fabricantes ocidentais não serão mais capazes de competir em preço. Os dias de “produzir isso e vender isso” como um modelo padrão acabaram. Então, como é que os fabricantes podem competir?
Jargão a parte, “servitização”, é bem simples, ao compreender o ponto de partida do que os seus clientes realmente querem. Observe a Xerox. Depois de décadas produzindo fotocopiadoras cada vez mais sofisticadas, eles se perguntaram: o que o nosso cliente realmente quer? Grandes máquinas de fotocópia? Ou documentos impressos de excelente qualidade sob demanda – a qualquer hora e em qualquer lugar? O Serviço de impressão gerenciada nasceu. Em 2013, a Xerox se transformou de uma empresa focada em produtos para uma empresa focada em serviços. O resultado foi que os clientes da Xerox aumentaram e ficaram satisfeitos.

Então, como os fabricantes começam a construir seus serviços? Primeiro Passo: Comece pequeno. Você está oferecendo aos clientes peças de reposição e consumíveis que acrescentam valor à compra dos mesmos? Passo dois: Quais os serviços de manutenção oferecidos aos clientes? Manutenção embutida diminui os riscos de compras do cliente. Contratos de serviço garantem, por exemplo, 99% de tempo de atividade, que podem ser otimizados através de feeds ao vivo de IoT, onde o fornecedor agenda manutenções preventivas, e deixa o cliente focar em seus negócios. Passo três é tudo sobre compartilhamento de riscos – e lucros. Venda serviço qualificado ao invés de equipamentos. Clientes pagam um valor mensal por uma garantia de serviço. Fabricantes conseguem uma receita sólida e previsível, independente da queda do preço dos produtos.

A jornada não é fácil, os ciclos de vendas podem ser longos, novos departamentos de serviços podem precisar ser criados, lacunas de receita podem acontecer antes do serviço maturar. Porém, quando fabricantes se moverem e se perguntarem o que seus clientes realmente precisam para seus produtos, novos relacionamentos, crescimento e oportunidades poderão surgir.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros