Brasil,

Seus dados estão seguros no WhatsApp?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wired / Marcela Barbosa (Mateada)
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seus dados estão seguros no WhatsApp?

Aplicativos de mensagens já são parte da rotina de praticamente todo mundo, e não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. Com a necessidade de se viver em um mundo cada vez mais móvel, esses apps se provam úteis mesmo no mundo dos negócios (tanto no atendimento aos clientes quanto na execução das tarefas da própria corporação) - mas também perigosas.

Por exemplo, você tem certeza de que as mensagens do WhatsApp, o mais popular desses softwares, estão seguras?

Como funciona a criptografia do WhatsApp

Não é de hoje que o tema segurança virtual é debate constante entre autoridades governamentais, empresas e consumidores. Especialmente nos últimos anos, o assunto ganhou ainda mais importância com o constante desenvolvimento de técnicas que visam roubar informações e espionar usuários - desenvolvimento esse que, muitas vezes, não acompanha os esforços das empresas para frear tais ações.

Em meio a todo esse contexto, o WhatsApp, empresa que é propriedade do Facebook, lançou em abril do ano passado uma medida para garantir a segurança de seus usuários: a criptografia de ponta a ponta (end to end). Ou seja, as mensagens já saem do dispositivo emissor decodificadas e a “chave” para essa decodificação só está no aparelho que receberá a mensagem.

Assim, em teoria, cibercriminosos e nem outras empresas (até mesmo o próprio WhatsApp ou Facebook) poderiam espionar as conversas no mensageiro mesmo quando armazenadas nos seus servidores. O problema é que recentemente esse sistema foi posto em cheque por consultorias e especialistas, pois afirmam que seria possível utilizar uma backdoor do aplicativo para espionar as mensagens. Segundo essas pessoas, o governo, empresas e mesmo usuários mal intencionadas poderiam se aproveitar dessa falha.

Para refutar essa hipótese, outros especialistas em segurança virtual argumentam que a criptografia de ponta a ponta é apenas uma das estratégias para barrar espionagem no WhatsApp; o app também conta proteção dos dados de login e autenticação por SMS. Dessa forma, a princípio, um cibercriminoso teria muita dificuldade em burlar a segurança do aplicativo e as mensagens estariam protegidas. No entanto, não há como se ter total certeza.

A relação entre gestão de dados e segurança

Conforme o mundo fica a cada dia mais tecnológico e conectado, a importância de manter dados e informações seguras cresce no mesmo ritmo. Se a criptografia presente em um simples aplicativo para troca de mensagens - que não tem propósito corporativo, embora seja usado dessa forma - já é motivo de tanta apreensão e cuidado, imagine então como deve ser valorizada a segurança na gestão de dados empresarias, por exemplo.

Talvez você também tenha interesse por Aumento da confiança na nuvem traz mais preocupações com a segurança.

O problema é que, muitas vezes, as companhias não dão a devida atenção ao seu banco de dados e, por isso, acabam pondo em risco todo o conteúdo presente nele. O vazamento de informações dos clientes e da própria empresa pode trazer grandes reflexos negativos, seja com a divulgação de dados cadastrais de clientes, por exemplo, ou proporcionando que cibercriminosos tenham acesso a informações sigilosas da corporação.

Esse problema é agravado no caso de empreendimentos que não possuem um estrutura interna de TI e/ou que não contam com um departamento apropriado para esse tipo de serviço. É aí que entra a consultoria de banco de dados, um serviço que disponibiliza mão de obra qualificada e/ou auxílio e orientação sobre como realizar a gestão eficiente e segura de um banco de dados - dependendo das necessidades da empresa contratante. Assim, é possível ter uma database funcional e, o mais importante nesse caso, protegida!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar