Brasil,

Escritório de contabilidade é primordial na gestão da empresa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Scaramella Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Começar um novo negócio, especialmente em um mundo tão competitivo como o atual, não depende mais apenas da vontade “de dar certo” do empreendedor. Gerir um negócio exige conhecimento e apoio de profissionais gabaritados, que vão auxiliar na condução da empresa ao crescimento.

Não é incomum ver empreendedores que dispensam auxílio de consultores ou de especialistas, tentam fazer tudo sozinhos a fim de conter custos e depois descobrem que a ajuda de quem tem conhecimento do assunto era mais do que necessária. Um desses especialistas, muitas vezes procurados em momento de apuro, são os profissionais e os escritórios de contabilidade.

Em primeiro lugar, é preciso superar a ideia de que o contador deva assumir posições de nível operacional ou tático, ou seja, a visão de que ele é um tecnicista. A contabilidade é, e sempre foi, uma das principais áreas de influência no nível estratégico das empresas. Os bons profissionais atuam hoje como verdadeiros consultores. Prova disso é uma recente pesquisa realizada pela UK National Enterprise Network. Segundo o estudo, 70% das pequenas empresas que possuem mentores — e aqui se enquadra o contador — sobrevivem 5 anos ou mais, o dobro quando avaliamos as empresas que não adotam a prática.

Para se diferenciar, portanto, é preciso que o profissional de contabilidade ou o escritório especializado na área conheça um pouco sobre administração de empresas e, principalmente, tenha know how em planejamento estratégico. Assim, ajudará a definir, por exemplo, metas de vendas para determinado período frente aos encargos que serão pagos.

Outro ponto de diferenciação está na especialização. Cada empresa possui necessidades específicas que devem ser atendidas. A legislação para cada nicho de mercado muda frequentemente, isso sem contar a questão jurisprudencial e os constantes incentivos fiscais e tributários concedidos. Um profissional que tenha propriedade sobre o que está falando e, acima de tudo, se atualize para acompanhar as melhores práticas para determinado setor, certamente terá mais êxito que os profissionais que oferecem o básico. Lembre-se de que um contador reativo é um contador oneroso para qualquer empreendimento.

Na verdade, o fato é que a contabilidade sempre foi levada a sério. A questão é que, na maioria dos casos, apenas os gestores de médias e grandes empresas, além dos estudiosos da área de administração, investem na área. Para se ter uma ideia, a contabilidade é considerada como um dos alicerces da administração desde o início dos estudos acadêmicos mais aprofundados na área (administração científica). Acontece que, mesmo algumas dessas pessoas não conhecem exatamente todo o potencial de contribuição de um contador para o futuro de uma organização. Por conta disso, resolvi listar, logo a seguir, alguns dos principais papéis da contabilidade nos diferentes momentos de uma empresa:

- Fase embrionária

Nos momentos iniciais de uma empresa, a contabilidade assume uma posição fundamental em diversos campos. O contador deve participar diretamente na elaboração de qualquer contrato social, momento em que são definidas as participações societárias e o modelo da empresa. O profissional participa, ainda, da escolha do regime tributário que a empresa adotará para o seu regime social, fato que ocorre anualmente (Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real).

- Dia a dia

Além de lidar diretamente com a gestão tributária do empreendimento, determinando as melhores formas de compensação, verificando a compatibilidade de processos com a atual legislação, prestando contas com o Fisco (municipal, estadual e federal) e avaliando quais são as possíveis isenções, o contador também assume sua função em qualquer incremento de capital da empresa, seja pela entrada de novos sócios, pela emissão de ações ou, simplesmente, por uma fusão entre empresas. Além disso, ele pode fornecer relatórios precisos acerca da situação patrimonial da organização, ajudando o empreendedor a tomar decisões.

- Planejamento estratégico

Por fim, o contador é uma peça-chave durante a elaboração de qualquer planejamento estratégico, já que esse é o profissional mais indicado para determinar, por exemplo, a viabilidade de recursos, a sustentabilidade de projetos (no campo financeiro e econômico), além de definir quais são os possíveis encargos que o empreendedor terá que arcar caso assuma determinada posição. É comum também ouvirmos que o contador é aquele que faz a empresa render mais, não só por conta da escolha do regime tributário mais conveniente, mas também por ser ele o responsável por conferir todos os créditos tributários — não perdendo as compensações previstas em lei — além de acompanhar os incentivos fiscais concedidos pelos órgãos governamentais que podem e devem ser aproveitados para que o empreendedor viabilize o seu negócio.

Escolher um escritório especializado em contabilidade ou um profissional da área que atenda as expectativas da empresa e que atue de forma estratégica pode ser o aspecto diferencial que falta para o seu negócio alavancar de uma vez. Pense nisso!

*Silvinei Toffanin especialista em contabilidade e sócio-diretor da DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria, escritório com mais de 20 anos de experiência e atuação estratégica em empresas de todos os segmentos e portes.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar