Com apoio do SEPRORGS, 15 startups passam para fase final do StartupRS

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gláucia Civa

Plataforma de negócios digitais do RS apoia programa do SEBRAE/RS que prevê mentoria, consultoria e outros reforços para que projetos inovadores saiam do papel e se tornem empresas bem-sucedidas.

Com apoio do SEPRORGS, a quinta turma do programa StartupRS selecionou na segunda-feira, 6 de março, os primeiros 15 projetos de empresas do setor tecnológico que irão participar de mentoria e consultoria do SEBRAE/RS e de parceiros como aceleradoras e incubadoras para saírem do papel.

Foram eles: Caindo a Ficha, Coolab, Clic Corretores, Santo Contrato, Reservei, Pinmyspot, Minha Van, Frozze, Diosa e Doshi, de Porto Alegre; Alpago, Reprosis e Croqui, de Pelotas; Deeper, de São Leopoldo; QQC, de Canela; e Tebaldi Digital, de Nova Bassano.

A seletiva foi realizada no Auditório do SEPRORGS, em Porto Alegre, e contou com avaliação de uma banca formada por membros do SEBRAE-RS e das entidades parceiras, que analisaram 35 projetos pré-selecionados a partir de 84 inicialmente inscritos no programa.

Em cinco edições do StartupRS Digital, esta foi a primeira vez que as 25 startups finalistas defenderam seus negócios em pitches de 4 minutos, mais 6 de questionamentos, para uma banca. “É uma oportunidade para os parceiros do programa auxiliarem na escolha das melhores iniciativas para participar da programação”, relata João Antônio Pinheiro Neto, gestor de projetos da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS.

Para os aprovados, o próximo passo é a aula inaugural do projeto, no dia 14 de março, e as ações que se estenderão até julho, incluindo consultorias, mentorias e cursos com o objetivo de validar o modelo de negócio e preparar para a captação de investimentos.

Em julho haverá o Demoday, que é a apresentação dos 10 melhores negócios desta turma para o público com avaliação de uma banca de convidados, na qual serão escolhidas 3 startups de destaque. O evento será aberto ao público.

Das 3 escolhidas, a primeira colocada ganhará uma participação automática no StartupRS Scale, com consultoria especializada para preparação para investimentos, além de participar de uma visita técnica ao ecossistema de startups de São Paulo.

Além disso, as três mais destacadas apresentarão um pitch para as aceleradoras WOW, Ventiur e Fundo Criatec 2 e receberão uma cortesia para a realização do Empretec no SEBRAE/RS. As startups também terão acesso a três meses de pré-incubação na Raiar (PUC) ou incubação gratuita por três meses na United/Tecnosinos. Haverá, ainda, mentorias de grandes empresas e mentoria técnica e de negócio da IBM.

O StartupRS iniciou em 2015. O projeto, encabeçado pelo SEBRAE/RS, tem apoio do SEPRORGS e parceria do Instituto de Informática da UFRGS, da Raiar (PUC-RS) e do Tecnosinos (Unisinos), Fundacity, WOW Aceleradora de Startups, Semente e Ventiur, bem como da Associação Gaúcha de Startups, FIERGS e Prefeitura de Porto Alegre.

O diretor de Startups do SEPRORGS, Luís Henrique Petkovicz, destaca a importância de apoiar o programa, cedendo toda a infraestrutura para realização das bancas, bem como prestando reforço de Marketing e divulgação, desde a terceira edição.

"Nosso objetivo é receber e apoiar as ideias inovadoras, estando próximos às empresas que estão nascendo e, ao mesmo tempo, apresentando a estes empreendedores o poder da representatividade”, comenta Petkovicz. ”Com isso, oferecemos experiência e apoio aos empreendimentos nascentes e também oxigenamos nossas ações por meio da abertura às suas demandas e ideias”, completa.

SOBRE O SEPRORGS

O SEPRORGS é a Plataforma de Negócios e Representatividade das empresas de Tecnologia do Rio Grande do Sul. A Entidade trabalha forte no fomento a oportunidades de negócios para as companhias gaúchas do ramo, por meio de ações que aproximem fornecedores de compradores, eventos e projetos que facilitem a entrada dos produtos e serviços de TI em mercados de verticais diversas, iniciativas que ativem contatos, estreitem relacionamentos e possibilitem o crescimento das mais de 17 mil companhias representadas.

Sediado em Porto Alegre-RS, com regionais em Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, o SEPRORGS também atua na defesa dos interesses das empresas de informática do Estado em questões de mercado, assuntos relativos à esfera pública, regulamentações, assuntos legislativos e tributários.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros