Rádio CNseg: programação comemora o Dia Internacional da Mulher e traz entrevista com a presidente do BNDES

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Gonzalez

Maria Silvia Bastos Marques aborda a importância de um crescimento sustentável no país; presidente da Swiss Re no Brasil faz uma análise sobre a mulher contemporânea no mercado de trabalho e na sociedade

A semana será marcada pelo Dia Internacional da Mulher em 8 de março, e a Rádio CNseg se dedicará ao tema em vários momentos durante sua programação. Na segunda-feira, o quadro “Entrevista Especial” terá a participação da presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Maria Silvia Bastos Marques, que contará um pouco de sua experiência no mercado de seguros e como ela vem influenciando o seu trabalho à frente do BNDES. Ela também falará do compromisso da instituição na retomada do crescimento sustentável do país e da importância de uma aproximação cada vez maior das micro, pequenas e médias empresas. Segundo Maria Silvia, o trabalho na infraestrutura é considerado um dos aspectos importantes do BNDES nessa retomada do crescimento. “Infraestrutura é fundamental para todos os setores da economia, é um fator de competitividade horizontal. E o setor de seguros tem um papel muito relevante, seja em seguro-garantia e performance, seja como investidor. Temos que achar os canais para que as grandes seguradoras também participem com suas reservas como investidores de longo prazo.“

Ainda na segunda-feira, o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, abordará, também, alguns temas relacionados à mulher e à busca pela segurança em um sentido mais amplo, como a saúde e a prevenção de riscos, e o seu maior protagonismo na sociedade. “A mulher já conquistou um espaço importante no mercado de trabalho. Hoje, ela se posiciona como uma compradora individual de produtos de seguros, nem sempre como dependentes de seus maridos.”

O mercado de seguros mostra uma realidade sobre mulheres ao volante: elas dirigem tão bem ou até melhor que os homens. Hoje há mais oportunidades para as mulheres ocuparem um espaço na sociedade e na economia e uma divisão maior de tarefas entre os membros de uma família, de forma que todos trabalhem e apresentem receita. “Eu posso dizer que metade de uma carteira de automóvel é composta por mulheres”, afirma o vice-presidente da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Sérgio de Barros. No programa “Qual é a dúvida?”, o professor e coordenador do curso de graduação em administração da Escola Nacional de Seguros José Antonio Varanda esclarecerá a dúvida de uma ouvinte sobre plano de previdência privada e o que deve ser considerado no momento da contratação.

O quadro “Entenda os Seguros de Pessoas” desta quarta-feira trará entrevista com a presidente da Swiss Re no Brasil, Margo Black, que fará uma leitura sobre a mulher contemporânea no mercado de trabalho e na sociedade. Ainda na quarta-feira, haverá a participação especial da diretora de ensino técnico da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, que abordará a posição da mulher no mercado de seguros do Brasil, a partir de seu atual estudo sobre o tema. O programa “Momento da Inovação” trará entrevista com a diretora da Central de Relacionamento do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE, Claudia Wharton, sobre o surgimento do Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC). O tema abrirá o debate sobre as atuais ferramentas de comunicação com o cliente e seus impactos na vida das empresas e no dia a dia do consumidor. Os próximos programas abordarão as ouvidorias, os aplicativos (Apps) e as redes sociais.

O diálogo entre médico e paciente será o tema da entrevista da série “Escolhas necessárias para o futuro – reflexões para a Saúde Suplementar”. O médico e coordenador do Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco, Andre Volschan, será o entrevistado do programa ‘‘Por dentro da Saúde Suplementar” da próxima quinta-feira. No espaço “Sustentabilidade”, no mesmo dia, uma entrevista com a assistente de gabinete da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Nathalie Hurtado, que conversará sobre a agenda de compromissos do órgão regulador, que vai contemplar o tema a partir de agora.

O “Minuto da Capitalização” desta sexta-feira trará entrevista com o diretor da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) e diretor vice-presidente da Invest Capitalização, Luciano Graneto, que explicará a dinâmica dos títulos de capitalização da modalidade incentivo para filantropia. “Hoje, recursos oriundos de projetos com títulos de capitalização garantem a manutenção de programas de assistência social mantidos por dezenas de instituições filantrópicas em todo o país.” Ainda na sexta-feira, o espaço “Dicas do Consultor” trará entrevista com o professor do IBMEC Humberto Castro, com orientações ao consumidor que vai declarar o espólio no Imposto de Renda.

Diariamente, a Rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Rádio CNseg

A Rádio CNseg é um dos ícones do Programa de Educação em Seguros da CNseg, e tem por objetivo ampliar os canais de diálogo do setor de seguros com a sociedade e esclarecer a população sobre os fundamentos e características dos produtos oferecidos pelos segmentos de seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização. Exclusiva para plataforma online, a Rádio é transmitida por meio do site radio.cnseg.org.br, ou pelo aplicativo, disponível nas lojas virtuais para smartphones.