Brasil,

Os benefícios da Certificação Digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marília Ramires
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A cultura empresarial brasileira, forjada numa estrutura que sempre favoreceu os entraves e a burocracia, olhava a certificação digital no seu início, há 15 anos, com muita desconfiança. Hoje, por conta do extenso trabalho feito pelo ITI-Brasil, pela própria iniciativa dos certificadores e de entidades como a nossa, os empresários de modo geral estão cada vez mais convencidos da relevância e necessidade do certificado digital.

Passou a ser uma ferramenta sem a qual seria quase impossível tocar o dia a dia e cumprir todas as obrigações que uma empresa requer. Vejam por exemplo o caso de micro e pequenas empresas com 3 funcionários, que a partir de janeiro passaram a ter de atuar com a certificação. Com esse instrumento elas podem comprovar no meio virtual as suas identidades, podem realizar negócios com outras empresas e bancos, assinar contratos sem precisar se deslocar, trocar mensagens eletrônicas, eliminar espaços físicos antes necessários para a guarda de documentos e de arquivos mortos.

Tudo isso, operando num ambiente seguro, que oferece validade jurídica e não repúdio pelos meios oficiais. O certificado digital permite tudo isso e mais, possibilita compra e venda pela internet, participar de pregões eletrônicos do governo, ou seja, permite que essas empresas passem a compor o rol de fornecedores nas áreas de governo.

Quando se tem noção do real alcance do certificado digital é possível desfrutar de todas as possibilidades que ele oferece em termos de inserção, de rapidez, de redução de custos. Se deixa por exemplo de gastar com transporte de documentos, outro benefício direto que a certificação digital proporciona.

Para as pessoas física também o leque de opções é enorme. Desde as declarações do Imposto de Renda e eventuais retificações a acesso rápido e fácil a sistemas como programas de incentivo à nota fiscal estadual e municipal. O certificado digital também garante a identidade de seus portadores, permite abrir e fechar contas bancárias e de poupança em bancos de forma virtual. Com o certificado a pessoa pode também participar de leilões eletrônicos, gerar procurações, assinar contratos, encurtar distâncias.

Além de tudo isso, empresas e pessoas se permitem, com o certificado digital, ficar longe de fraudes, tendo em vista o sistema de chaves, algoritmos, criptografias e biometria embarcadas em cada certificado. Tudo isso garantido por um mercado extremamente seguro e fiscalizado pelo ITI-Brasil, cujo padrão e excelência de atuação não encontra paralelo no mundo inteiro.

Ou seja, não faltam motivos para que você e sua empresa não entrem também nessa tecnologia, que existe há quinze anos, que se mostra extremamente confiável e que tende a ampliar cada vez mais o alcance. Hoje, por exemplo, o Judiciário está quase totalmente usando os benefícios da certificação, assim como a área médica. Os contadores então nem se fala. Eu diria que 100% deles atuam nesse ambiente. Isso nos enche de responsabilidade, nos indica que temos cada vez mais de atuar para que o sistema se amplie nas mesmas bases seguras e sigamos, todos, com responsabilidade e senso de que é preciso todo o tempo investir e aprimorar cada vez mais a certificação icado digital, uma tecnologia do presente, ponte para o futuro.

*Antonio Sérgio Cangiano é diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar