Brasil,

Alexandre Schwartsman analisa o atual cenário econômico brasileiro em entrevista à Rádio CNseg

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Gonzalez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Programação traz também o Presidente do Conselho de Medicina da ACRJ, que falará sobre a relação entre médico e paciente e as dificuldades decorrentes da escassez dos generalistas

A Rádio CNseg traz nesta semana, discussões acerca da relação do setor de seguros com as pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com o Sebrae, hoje, as PMEs têm um papel importante na economia brasileira, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 50% dos empregos do país. O programa ‘Fala Presidente’ desta segunda-feira aborda a relação do mercado segurador com as PMEs, em entrevista com o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano. Segundo o executivo, hoje o cenário é bastante diferente do de algumas décadas atrás, quando basicamente as grandes empresas brasileiras se preocupavam com programas de benefícios e de proteção mais amplo. Ele acredita que uma nova realidade se desenha, pelo fato de o país estar passando por momentos complexos na economia. “Muitas pessoas que pertenciam a quadros de grandes empresas perderam o emprego e criaram suas próprias empresas.” Para Coriolano, há espaços ainda muito grandes a serem conquistados, mas que estão sub-penetrados, como o próprio seguro saúde e o seguro empresarial. “Embora essas empresas sejam muito preocupadas com proteção, nem todas elas têm conhecimento do mercado de seguros.”

Ainda nesta segunda-feira, o quadro ‘Entrevista Especial’ traz o economista do Insper Alexandre Schwartsman comentando o atual momento da economia brasileira. Ele acredita em uma desaceleração da crise e na melhora do quadro econômico para o segundo semestre, por conta da queda da taxa de juros promovida pelo Banco Central, entre outros fatores. “A queda tende a transformar-se em aumento de consumo, mas não é imediata.” Para Schwartsman, a PEC do Teto de Gastos já demonstrou impacto positivo na desaceleração da crise econômica, com uma melhora nas expectativas de inflação e na capacidade de redução dos juros por parte do BC. O economista acredita, porém, que o crescimento da economia ainda será muito baixo. “Algo da ordem de meio ponto percentual, que na verdade nem reflete a verdadeira intensidade da recuperação econômica.”

Na terça-feira, o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Marcio Guerrero, falará ao ‘Conheça os Seguros Gerais’ sobre o seguro de responsabilidade civil e sua contribuição para a mitigação de riscos na hora de alugar o imóvel para o Carnaval. Ainda na terça-feira, o consultor da FenSeg, Neival Freitas, esclarecerá a dúvida de um ouvinte: ‘Quem modifica o carro pode perder o seguro em caso de acidente?’ no programa ‘Qual é a dúvida?’.

O quadro ‘Entenda os Seguros de Pessoas’ desta quarta-feira trará a segunda parte da entrevista com o presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Edson Franco, que abordará a perspectiva de crescimento de produtos como o VGBL e o seguro de vida individual em 2017. Ainda na quarta-feira, o superintendente executivo técnico da CNseg, Alexandre Leal, falará ao quadro ‘Momento da Inovação’ sobre o trabalho da Comissão de Digitalização da confederação, de seus objetivos e impactos para a sociedade. O executivo explica que a lei de digitalização no Brasil estabelece que, mesmo digitalizados, os documentos físicos devem ser guardados, gerando custos administrativos que acabam impactando o preço final do produto para o consumidor. “Além de diminuir os custos, haveria mais agilidade no acesso a documentação por parte das empresas de seguro, corretores e segurados, facilitando inclusive o relacionamento entre as partes.”

Um perigoso e preocupante fenômeno vem acontecendo de forma silenciosa na saúde: o desaparecimento dos profissionais médicos cuja especialidade não tenha qualquer vinculação com utilização de equipamentos para investigação diagnóstica e terapêutica. A partir desta quinta-feira, o programa ‘Por dentro da Saúde Suplementar’ apresentará a série “Escolhas necessárias para o futuro – reflexões para a Saúde Suplementar”. O primeiro entrevistado será o presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Josier Vilar, que abordará a relação entre médico e paciente. “Embora todas as dificuldades decorrentes da escassez dos generalistas sejam habitualmente discutidas nos fóruns temáticos da saúde, lamentavelmente, de uma forma geral, a indústria de equipamentos e medicamentos - possivelmente a que mais influência exerce e que mais contribuição fornece para essa distorção do exercício profissional médico - raramente tem sido convidada a contribuir na busca de uma solução.” Ainda na quinta-feira, o quadro ‘Sustentabilidade’ entrevistará a executiva da SulAmérica, Cassia Ferreira de Souza, que apresentará o projeto “Plano de Comunicação de Combate à Corrupção”, que tem o objetivo de promover a divulgação interna da política anticorrupção da seguradora.

O ‘Minuto da Capitalização’ desta sexta-feira trará o consultor Álvaro Modernell explicando o que muda com a queda das taxas de juros. “Apenas a título de registro, 2016 findou com a maior taxa anual de juros dos últimos 10 anos, 14,75%. No início de 2017 a taxa caiu para 14%. Mas essas não são, nem de longe, as maiores ou menores taxas que experimentamos nos anos 2.000”. Ainda na sexta-feira, o espaço ‘Dicas do Consultor’ trará boletim especial com o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto.

Diariamente, a Rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Rádio CNseg

A Rádio CNseg é um dos ícones do Programa de Educação em Seguros da CNseg, e tem por objetivo ampliar os canais de diálogo do setor de seguros com a sociedade e esclarecer a população sobre os fundamentos e características dos produtos oferecidos pelos segmentos de seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização. Exclusiva para plataforma online, a Rádio é transmitida por meio do site radio.cnseg.org.br, ou pelo aplicativo, disponível nas lojas virtuais para smartphones.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar