Brasil,

Tendências de mercado que poderão impulsionar os pequenos negócios em 2017

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae - MG
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Tendências de mercado que poderão impulsionar os pequenos negócios em 2017

Saiba os segmentos que serão bons investimentos para este e para os próximos anos

Para quem quer abrir um negócio este ano, e não sabe em qual segmento investir, é bom ficar atento aos novos perfis de consumidores. Entender o que o cliente quer, seus hábitos e comportamentos pode ser um dos segredos para ter um negócio de sucesso.

“O mercado está sendo obrigado a entender como são feitas as escolhas de seus clientes. Hoje, o consumidor está mais exigente e procura por produtos e serviços práticos, inovadores, sustentáveis, com qualidade, preço baixo e comodidade”, explica a analista da Unidade de Mercado do Sebrae Minas Luciana Lessa.

Os negócios de alimentação despontam como um dos segmentos com boas oportunidades de negócios. A raw food ou comida crua (venda de alimentos frescos e naturais) e a alimentação sem sair de casa (serviços de conveniência, especialmente, os de entrega de produtos) ganham, a cada dia, mais adeptos. “Produtos que ofereçam uma vida mais saudável e serviços que apresentem mais comodidade são grandes oportunidades, já que as pessoas têm cada vez menos tempo e mais preocupação em se alimentar bem”, afirma Luciana.

Para acompanhar uma boa comida, nada melhor que uma ótima bebida. Nos últimos três anos, a venda de cervejas premium cresceu mais do que a de tradicionais. Para oferecer bebidas diversificadas e de qualidade, com um preço que caiba no bolso do cliente, bares e restaurante inovaram. O modelo de negócio baseado em um “clube dos cervejeiros” vem conquistando o consumidor, que paga um valor fixo mensal para ter direito a conhecer e degustar vários tipos de cervejas importadas e nacionais.

Outras oportunidades de negócios surgem com o aumento da média de idade dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 40 anos, o número de idosos vai triplicar e passará de 10% da população brasileira, em 2010, para 29,3%, em 2050. Com o envelhecimento da população, o mercado de saúde e bem-estar focado na terceira idade também é um bom investimento para quem quer empreender. “Este perfil de consumidor abre espaço para dezenas de negócios voltados para melhorar a qualidade de vida dos idosos”, diz a analista do Sebrae Minas.

No segmento de confecções, a moda inclusiva (nicho de mercado que leva em conta as necessidades físicas e psicológicas sem abrir mão do conforto, design e estilo) e o plus size (moda especializada em roupas de tamanhos grandes) estão entre os mercados promissores. “Não adianta impor o que o cliente tem que levar, mas entender o que ele precisa, adequando o produto ou serviço à sua necessidade”, justifica Luciana.

Já o segmento da beleza, continua fora dos limites da crise. O fato de lidar com a autoestima e com a aparência dos consumidores, faz com que o mercado permaneça aquecido. Inclusive, já é possível observar estabelecimentos que oferecem serviços de beleza e comércio de roupas em um mesmo espaço. Outra aposta, que agrada aos homens, é a proposta de juntar o serviço de barbearia, reunir com os amigos, tomar uma bebida e jogar uma sinuca em um mesmo lugar. “São negócios que agregaram mais de um produto e/ou serviço para atender ao perfil do cliente. Uma forma de otimizar a presença do consumidor no estabelecimento, diversificando a oferta e aumentando a possibilidade de faturar mais”, contextualiza a analista do Sebrae Minas.

Pesquisa

Levantamento feito pelo Sebrae, com base no perfil de novas empresas abertas em anos anteriores e no comportamento da economia nacional, mostra as atividades que mais tiveram crescimento de micro e pequenas empresas em 2015, em quatro setores da economia. São elas:

Indústria:
• Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida;
• Fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar;
• Fabricação de produtos de padaria e confeitaria;
• Fabricação de móveis de madeira;
• Fornecimento de alimentos preparados para empresas.

Construção:
• Construção de edifícios;
• Obras de alvenaria;
• Instalação e manutenção elétrica;
• Serviços de pintura de edifícios;
• Obras de acabamento.

Serviços:
• Lanchonetes;
• Restaurantes;
• Transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças) intermunicipal, interestadual e internacional;
• Serviços combinados de escritório e apoio administrativo;
• Atividade médica ambulatorial restrita a consultas.

Comércio (varejista):
• Artigos de vestuário e acessórios;
• Minimercados, mercearias e armazéns;
• Produtos alimentícios não especificados anteriormente;
• Materiais de construção;
• Produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar