Brasil,

Dicas simples para enriquecer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Toda Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dicas simples para enriquecer

Não custa relembrar algumas dicas simples, de Robson Profeta, autor do livro "Teoria da Riqueza"

Enriquecer é o sonho de praticamente todas as pessoas. Para muitos, esta é uma grande aspiração de vida, fazendo com que trabalhem duro, muitas vezes comprometendo sua própria saúde. Outros, entretanto, recorrem a recursos como os jogos de azar ou lotéricos, com a esperança de conseguirem o dinheiro tão esperado. Foi estudando a vida financeira das pessoas, que o CoachRobson Profeta, especializado em finanças e carreira, pôde observar o comportamento das pessoas de sucesso e converter este padrão comportamental em seu livro “Teoria da Riqueza”.

Segundo o especialista, uma de suas inspirações para escrever o livro foi tentar de forma leve, mudar o entendimento que as pessoas possuem sobre finanças pessoais: “A triste realidade é que cuidar das finanças é uma tarefa que parece chata e trabalhosa. Por isso, muitas pessoas não dão continuidade aos mais diversos programas e não apresentam muito interesse em cuidar de sua vida financeira. A idéia do livro é trazer de forma pragmática regras importantes e imprescindíveis para a busca da independência financiera”, diz.

Robson classifica as pessoas em três grupos: “Independentemente de ter alto ou baixo salário, existem aqueles que gastam mais do ganham (endividados), aqueles que gastam quase tudo o que ganham (gastadores) e por último, os que possuem mentalidade rica.”, afirma.

Segundo o coach financeiro, o principal equívoco começa na definição do conceito de riqueza. “As pessoas têm o hábito de pensar em riqueza como um número absoluto que precisa ser alcançado. Mas isso não é verdade. Riqueza, na realidade, é possuir ativos que gerem renda suficiente para custear seu padrão de vida. Ou seja, o indivíduo que não precisa trabalhar e consegue viver muito bem com seus investimentos é o que realmente pode ser considerado rico”, explica.

Veja abaixo algumas dicas do especialista para quem almeja enriquecer:

1. Descubra qual o seu número

Conheça seus objetivos e metas financeiras. “Para que seu plano dê certo você precisa, primeiramente defini-lo. Por isso é fundamental definir onde você precisa chegar, quanto quer economizar e principalmente o porque definiu por este valor”, diz o especialista.

2. Cuidado com suas aquisições

De acordo com Robson, a ânsia pelo consumo e até mesmo, a busca pelo reconhecimento social, são fatores que influenciam e muito, na compra de itens supérfluos. “Seja consciente ao consumir! Entenda que alguns ativos geram passivos, ou seja, dívidas. Um automóvel mais caro, por exemplo, provavelmente trará seguro, impostos e manutenção maiores. Por isso, dê preferência sempre em investir ativos que gerem rendas, como por exemplo, imóveis para alugar ou ações que paguem dividendos”, explica.

3. Faça uma auto avaliaçãovocacional

O Coach explica a importância de conhecer seus talentose habilidades. “Saiba qual seu proposito de vida, o que faz com facilidade, qual seu talento inato, aquilo que parece fazer parte do seu DNA e claro respeite seus valores pessoais. A pergunta que sempre faço é: Se dinheiro não existisse, ou se você tivesse dinheiro suficiente, no que trabalharia, apenas para ocupar seu tempo? Com essa pergunta a pessoa consegue refletir sobre o trabalho ideal, não somente pelo seu retorno financeiro, afinal o dinheiro é só a recompensa pelo resultado final e não o resultado em si”, afirma.

4. Conheça sua hierarquia de valores

O especialista explica que a hierarquia de valores pode explicar muito a respeito de uma pessoa. “Se seu principal valor for estabilidade e segurança, por exemplo, uma viagem de um mês para o exterior com o propósito de relaxar e não trabalhar, ao contrário do que se pretendia, não trará benefício algum, talvez seja até pior, causando ainda mais estresse e tensão. Caso, por exemplo, seu maior valor seja sua família, provavelmente irá declinar uma proposta de emprego no exterior, caso tenha de ir sem seus entes. Conhecer nossos valores é fundamental, não apenas para enriquecermos, mas sim, porque nos sabotamos em determinados aspectos de nossas vidas”, ressalta.

6. O Coaching propriamente dito

Segundo Robson, quando conhece sua meta financeira, seus talentos, habilidades e valores, é dado o momento de aprender a controlar e domar seu dinheiro, fazendo um fluxo de caixa com uma planilha eletrônica, passando a controlar melhor as finanças. “De nada adianta o indivíduo ter bastante dinheiro no final do ano, com a chegada do 13º salário, férias e etc. e gastá-lo como se fosse uma renda extra e se esquecer das despesas que virão com o início do ano, como IPVA, IPTU, matricula e material escolas dos filhos, plano de saúde etc. Um bom planejamento não é uma visão de três meses apenas, mas sim algo como 10, 15 ou 20 anos”, explica.

O Coach ressalta que se a pessoa não controlar seus ganhos e conhecer os limites de seus gastos, nunca conseguirá atingir seu objetivo de riqueza. “Além disso, sempre recomendo a realização de investimentos, como uma ótima opção para aumentar e estabilizar a renda. Mas é imprescindível que haja o acompanhamento de um profissional competente para guiar o investidor da melhor forma possível”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar