Brasil,

A IA generativa não vai revolucionar o varejo - por enquanto

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Roelant Prins, CCO da Adyen*

A Inteligência Artificial Generativa tem sido um dos assuntos mais comentados no varejo no último ano, assim como em todos os outros setores do mundo, e até o fim de 2024 não se deve falar em outra coisa. Desde os líderes de mercado em logística e tecnologia até as marcas de consumo mundialmente famosas, todos esperam uma mudança de paradigma nas formas de trabalhar e consumir no varejo.

O tema foi amplamente debatido há algumas semanas na NRF, um dos eventos principais eventos desse mercado, mas até agora não me sinto mais perto da resposta sobre como esse assunto será útil para os varejistas, seus fornecedores ou consumidores finais. Apesar de diversas ideias e previsões empolgantes para o futuro terem sido apresentadas, a impressão duradoura foi: "Gerar o quê, para quem, como e por quê?"

O "como" da IA para o varejo ainda será decidido

Muito se tem falado sobre como as empresas estão lançando recursos e trabalhando de forma centrada na IA generativa. Mas o aspecto da IA ainda parece estar preso em um estágio conceitual. A sensação que se tem é que a IA no varejo está na fase do "o quê", mas ainda não do "como". Como ela será implementada? E o mais importante: como ela beneficiará o consumidor final? O fenômeno e seus embaixadores terão que mostrar que a IA generativa não apenas automatiza e elimina o trabalho tedioso dos funcionários, mas também proporciona melhores experiências para o consumidor final.

O conjunto é mais do que a soma das partes de IA

O caso de uso da IA no varejo só pode ir até o limite da capacidade do varejista de rastrear e entender o mesmo cliente em todos os canais. De acordo com a McKinsey, mais de dois terços dos varejistas afirmam que seu "maior desafio de personalização é a coleta, a integração e a síntese dos dados dos clientes". Esse é o gargalo que faz com que a IA seja uma ferramenta transformadora para varejistas e clientes.

Para que a caixa de ferramentas da IA passe de ponto de discussão a gerador de valor, os varejistas terão que se perguntar quais dados podem extrair de cada canal (por exemplo, dados de pagamentos, tráfego do site, interação com boletins informativos) e como criar modelos preditivos a partir desse conjunto de dados.

Como a maioria dos grandes varejistas de hoje adota o omnichannel - enquanto seus clientes são fluidos em sua jornada individual e interação com a marca - as marcas terão que dominar os passos digitais dessas jornadas antes de pensar em galvanizar esses dados com os mais recentes recursos de IA. É importante entender, portanto, como usar seu próprio mapa e bússola antes de iniciar sua jornada com a IA.

O tamanho é importante

Está claro que as grandes empresas terão uma vantagem inicial na corrida da IA. Os gigantes globais da tecnologia estão bem posicionados no mercado, pois vêm desenvolvendo modelos preditivos e soluções de IA prontas para uso há anos. No âmbito do varejo, a quantidade de dados produzida ditará as vantagens competitivas que o uso da tecnologia pode gerar. A regra geral é que mais dados equivalem a melhores modelos preditivos. À luz dessa estrutura, os varejistas de grande formato e as marcas globais de varejo reinam supremos. A chave é criar jornadas personalizadas para o cliente individual, mas os clientes não são tão únicos quanto eles gostariam de pensar, e mais clientes equivalem a modelos melhores.

Não sou contra a IA ou seus benefícios propostos para as empresas e os consumidores do varejo - muito pelo contrário. As possibilidades são infinitas, mas a discussão do tema tem reforçado o fato de que elas permanecem como tal - possibilidades.

*Como Chief Commercial Officer da Adyen, Roelant é responsável por todas as atividades comerciais e pelo desenvolvimento da empresa. Depois de iniciar sua carreira como consultor, passou para o setor de pagamentos online no início de 2000. Ao longo dos anos, ocupou vários cargos de gestão internacional em vendas e desenvolvimento de negócios em empresas que fornecem soluções de pagamento para empresas internacionais de comércio eletrônico. É formado em Economia pela Universidade Erasmus de Roterdã.

Sobre a Adyen:

Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia de pagamentos preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar