Brasil,

Metodologias ágeis melhoram a experiência e o relacionamento com o cliente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Luiza Mattia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Metodologias ágeis melhoram a experiência e o relacionamento com o cliente

Modelo que nasceu para o desenvolvimento de softwares passou a ser adotado em outras áreas: a Agência Páprica Comunicação adaptou o conceito para a área de marketing

Uma pesquisa da consultoria PwC mostrou que os projetos que utilizam metodologias ágeis são 28% mais bem-sucedidos do que os modelos tradicionais. Em um mundo digital e com cada vez mais exigências de clientes e consumidores, as empresas precisam se adaptar e, mais do que isso, serem receptivas às mudanças. Esse cuidado é ainda mais importante em áreas em constante transformação, como o caso da Comunicação e do Marketing, que precisam de ajustes constantes no planejamento.

“Adotamos essa forma de operação, com metodologias ágeis, que permitem aos clientes se relacionarem com diversas pessoas em vez de apenas um responsável pelo atendimento, como costuma ser regra em nosso mercado. Isso tem trazido muitos benefícios em termos de planejamento e de produção, pois aproxima o cliente das pessoas e permite feedbacks constantes e iteração contínua entre todos os envolvidos”, explica Renan Vargas, CEO da Agência Páprica Comunicação.

Nascidas no segmento de tecnologia, especialmente no desenvolvimento de softwares e de aplicativos, as metodologias ágeis dividem projetos e contas em ciclos menores em busca de um contínuo aprimoramento. Nesse modo de atuação, as pessoas estão acima dos processos; os protótipos, as tentativas e as ideias superam a burocracia; a colaboração – inclusive dos clientes – não é atrapalhada pela rigidez de contratos; e a resposta às mudanças é mais bem-aceita do que se apegar ao planejamento.

“Na prática, há diversos pontos que levam uma metodologia ágil a se desenvolver em um negócio. A principal preocupação, porém, deve ser em atender as expectativas dos clientes”, diz Renan. Em um método de operação tradicional, a gestão de projetos segue um modelo de “cascata”: ou seja, por não ser dividido em ciclos, pequenas mudanças alteram toda a composição, interferindo no todo, além de ter etapas rígidas de desenvolvimento.

Rotina e novos projetos

Com atuação em planejamento estratégico, posicionamento de marca, estratégia e inovação, social performance e conteúdo, desenvolvimento web e mobile, a Agência Páprica Comunicação inseriu as metodologias ágeis em seu atendimento de rotina e também nos projetos especiais desenvolvidos.

“Esses princípios enfatizam a colaboração, algo que é fundamental em nossa área”, diz Vargas. “No dia a dia, temos percebido uma redução de riscos e de incertezas de projetos, aumentando a colaboração do nosso time e melhorando a relação com o cliente. Com isso, conseguimos responder de forma mais eficiente a eventuais ajustes no projeto, aumentando a satisfação dos clientes e incrementando os resultados dessas iniciativas”, destaca.

Outra percepção de Renan é que as metodologias ágeis aumentam a transparência e a comunicação dos fluxos de trabalho. “Percebemos que, quando envolvemos o cliente no processo e na tomada de decisões, os relacionamentos firmados são mais sólidos, pois se desenvolve uma relação de confiança entre todos, que também passam a perceber a complexidade de cada ajuste”, analisa.

Sobre a Agência Páprica Comunicação

Empresa especializada em marketing digital, com atuação consolidada em setores como educação, indústria e varejo, atendendo empresas de grande porte, entre elas Marista Brasil, Docol, Neodent, Tecnogera e Lactec.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar