Inteligência artificial revoluciona o marketing e fortalece papel humano para o sucesso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago de Araújo

Danielle Oliveira Lopes*

Mudanças impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA) caminham a passos largos, e de maneira acelerada, para empresas e negócios de múltiplos segmentos. No marketing, o cenário nos apresenta uma verdadeira revolução, com uma variedade de ferramentas e recursos que podem ajudar as companhias a alcançar seus objetivos de forma mais eficaz e eficiente. O que já mudou ou ainda mudará envolve a forma como os clientes são entendidos, direcionados, envolvidos e, consequentemente, retidos.

Sendo mais específica, a transformação digital vivida pelo marketing envolve capacitar as companhias a impulsionar o crescimento dos negócios, melhorar as experiências dos clientes e permanecer à frente da concorrência em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo e orientado por dados. É por conta destas amplas bases de informações, aliás, que as redes sociais, as pesquisas, o trabalho criativo, o posicionamento da marca e as percepções da realidade estarão na base do trabalho dos CMOs (Chief Marketing Officers) e suas equipes daqui para frente.

Tal tendência foi exposta em um recente estudo conduzido pela Gartner, no qual foram oferecidas cinco previsões e tendências que a IA traz para o marketing, de 2024 em diante. De acordo com o levantamento, a adoção ampla dessa nova tecnologia oferece novas possibilidades de abordagem, da comunicação do valor da marca, ou até uma gama ampla de variantes que poderão ser mensuradas em pesquisas de comportamento feitas com a ajuda da IA.

Em resumo, os pesquisadores apontam cinco tópicos centrais para o melhor aproveitamento da IA no marketing:

- Estabeleça o aprimoramento da IA Generativa para criativos internos;
- Invista em equipes multifuncionais para garantir que todo o conteúdo da marca esteja de acordo com as diretrizes;
- Reoriente as estratégias de aquisição e fidelização de clientes para compensar o desgaste da mídia social;
- Audite e teste como as experiências sem IA impactam o envolvimento da marca;
- Desenvolva pesquisas de marca exclusivas para garantir menções na pesquisa de IA Generativa.

Essas tendências de trabalho por resultados otimizados contemplam alguns usos bastante conhecidos, e que já estão em andamento. São ao menos sete áreas de destaque em que a IA auxilia no trabalho diário das companhias, e aqui o marketing pode se beneficiar de maneira decisiva.

1. Automação de tarefas repetitivas: A IA pode automatizar tarefas repetitivas, como a criação de relatórios, o gerenciamento de mídias sociais e a segmentação de leads. Isso libera tempo para que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.

2. Personalização: A IA pode ser usada para segmentar anúncios com mais precisão para os clientes que mais provavelmente se interessarão por eles. Tal personalização pode ser usada em todos os canais de marketing. Isso inclui a criação de conteúdo personalizado, a entrega de anúncios direcionados e a oferta de suporte ao cliente personalizado.

3. Chatbots: Os assistentes virtuais embarcados com IA podem ser usados para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana e para responder às perguntas dos clientes em tempo real.

4. Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grandes conjuntos de dados de clientes para identificar tendências e padrões. Isso pode ajudar as empresas a entender melhor seus clientes e a tomar decisões de marketing mais informadas.

5. Otimização de campanhas: A IA pode ser usada para otimizar campanhas de marketing em tempo real. Isso pode ajudar as empresas a melhorar o desempenho de suas campanhas e a aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

6. Previsão de comportamento do cliente: A IA pode ser usada para prever o comportamento do cliente. Isso pode ajudar as empresas a identificar quais produtos ou serviços são mais propensos a serem de interesse para seus clientes e a direcionar suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, gerando recomendações de produtos de maneira pessoal e individualizada.

7. Análise de sentimento / ação nas mídias sociais: A IA pode ser usada para analisar o sentimento das mídias sociais para identificar como o público se sente sobre uma marca ou produto.

O fator humano

Uma vez que a tecnologia tome conta de pontos estratégicos e sensíveis da operação, o lado humano e criativo de CMOs e seus times estará liberado para atingir novos patamares de geração de resultados ímpares. Como aponta o Gartner, a IA vai demandar o aumento de gastos com talentos criativos, e não a redução. Além disso, 80% dos postos criativos avançados deverão ter a IA Generativa no seu escopo, o que deve gerar uma disputa pelas melhores mentes.

Como se vê, a chave para líderes é enxergar como a IA pode beneficiar as necessidades da sua empresa e da área de atuação dela, direcionando os esforços das suas equipes por variáveis criativas e diferenciadas. Sejam textos, imagens, vídeos ou influenciadores virtuais: o engajamento em torno de uma mensagem ou de um valor possui infinitas possibilidades de chegar ao seu público-alvo, sejam clientes já conhecidos ou novos consumidores em potencial. O que não muda é a demanda pela construção de confiança, que passa pela autenticidade e pela verdade (a IA, se não utilizada da melhor forma, pode ferir isso).

Todavia, nem todas as cartas estão na mesa (ainda). Estamos apenas no início de um processo que não nos mostra um fim no horizonte – e isso é ótimo. Para não deixar dúvidas, ofereço quatro passos para um exercício que poderá, no curto, médio e longo prazo, lhe indicar como a IA poderá impactar no marketing da sua empresa. Acompanhe:

- Comece com um projeto piloto: Dê o pontapé inicial com um projeto piloto para testar a IA e ver como ela pode ser usada para melhorar seus resultados de marketing.
- Escolha a ferramenta certa: Existem muitas ferramentas de IA disponíveis no mercado. É importante escolher a ferramenta certa para suas necessidades específicas.
- Treine sua equipe: É importante treinar sua equipe sobre como usar IA no marketing.
- Monitore seus resultados: É importante monitorar seus resultados para ver como a IA está impactando seus resultados de marketing.

As transformações a cada nova geração da IA – uma atualização de impacto do ChatGPT, por exemplo, é esperada ainda neste ano – não vão parar tão cedo. Por isso, pior do que o medo de tornar-se obsoleto é não abraçar as oportunidades que nos permitam atingir um patamar de destaque na nossa área de atuação. Como parte de uma companhia global de transformação digital, trato isso como um mantra diário.

*Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies