Brasil,

Gestão de riscos: qual a importância e como melhorá-la nas empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Dentre os possíveis riscos, segurança da informação é a mais perigosa e desafiadora para as companhias na era digital

De acordo com levantamento de 2023 da Deloitte, empresas que realizam investimentos adequados na área de gestão de riscos têm maior nível de maturidade e agilidade para tomada de decisões em ambientes de negócios cada vez mais complexos. “Um negócio sempre envolve riscos e estes precisam ser entendidos e gerenciados de forma técnica e processual a fim de colocar a empresa em vantagem competitiva e agregar valor a ela e à toda cadeia”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, empresa que oferece soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital.

Segundo a norma internacional ISO 31000:2009, risco é o efeito da incerteza nos objetivos. Essa incerteza gera insegurança para os gestores, que precisam medir e prever para antecipar ou evitar situações que prejudicam o negócio. Alguns dos possíveis são: segurança empresarial, saúde e meio ambiente, tecnológicos ou de segurança da informação, continuidade de negócios, governança, responsabilidade social corporativa e conformidade.

Para minimizar as ameaças frente a um leque extenso de riscos, o CEO da SoftExpert sinaliza algumas dicas para preveni-los nas companhias:

1. Criação de comitê de riscos multidisciplinar incluindo liderança, RH, jurídico, TI, finanças etc;

2. Mapeamento de todos os riscos preocupantes já conhecidos ou não pelos líderes;

3. Definição de papéis e responsabilidades dentro da equipe;

4. Definição de periodicidade para reuniões e discussões sobre o tema;

5. Seleção de metodologia para análise, avaliação e tratamento dos riscos;

6. Identificação e classificação dos riscos estratégicos para o negócio;

7. Classificação da probabilidade, vulnerabilidade e impactos frente a cada um dos riscos mapeados;

8. Definição dos responsáveis por monitorar cada risco;

9. Criação de plano de ação para monitoramento dos riscos;

10. Definição de indicador de medição dos riscos.

Gestão de riscos e segurança da informação: qual o papel da ISO 270001?

A segurança da informação é um dos riscos mais sensíveis para os negócios. Empresas, comércio internacional, mídias sociais e tudo o que compõe a infraestrutura digital dependem de tecnologias e serviços que precisam estar protegidos contra os riscos de invasões, acessos não autorizados, perda de dados e outras ameaças. Gerenciar a segurança da informação é ainda mais desafiador, pois envolve variáveis como políticas, procedimentos, processos, medidas de controle e aplicativos, que precisam ser administrados de forma estratégica e inteligente.

Dentre as normas de segurança de ativos de informação, a ISO 27001 é a principal delas. Focada em segurança da informação, ela apresenta um conjunto de requisitos para desenvolver, estabelecer, implementar, operar, monitorar e revisar um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI). A ISO 27001 também é usada para selecionar controles de segurança adaptados às necessidades de cada organização com base nas melhores práticas do setor.

A norma é baseada em 3 pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Proteção de dados e sistemas contra acesso não autorizado, verificação de precisão, confiabilidade e integridade dos dados e compreensão das informações para as partes autorizadas é o papel de cada um deles, respectivamente.

“A ISO 270001 foi criada para fornecer um modelo de gestão de segurança da informação em organizações de diferentes tamanhos e tipos para proteger informações confidenciais, como dados pessoais, informações financeiras e propriedade intelectual”, explica Gonçalves. Dentre os benefícios da certificação com a norma, estão redução da vulnerabilidade aos ataques cibernéticos, resposta aos riscos de segurança, garantia da segurança de dados confidenciais (desde propriedade intelectual até dados financeiros ou pessoais), domínio de informações seguras, economia de dinheiro aumentando a eficiência e estrutura gerenciada que protege as informações em somente um lugar.

O SoftExpert Suite, plataforma integrada da SoftExpert, ajuda as empresas a aderirem à ISO 27001 juntando, em somente um lugar, soluções de otimização processual para o gerenciamento de riscos, controles, políticas de segurança da informação, ativos, incidentes, fornecedores, indicadores de desempenho, processos, entre outros.

Sobre a SoftExpert:

Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 600 mil usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 9 países. Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença a nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu nota 4,4 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar