Brasil,

Pensamento computacional: um grande trunfo na hora de ensinar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Nishimori
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pensamento computacional: um grande trunfo na hora de ensinar

Adotar tal direcionamento é essencial para desenvolver habilidades analíticas, criatividade e promover a inclusão digital

O mundo contemporâneo está cada vez mais voltado ao digital e nas escolas não poderia ser diferente. O sistema de ensino já conta com a presença de atividades repletas de programação, robótica e até mesmo inteligência artificial. Mas a grande vantagem é usar tais recursos nas aulas com o incentivo do pensamento computacional. E adotá-lo na grade curricular significa desenvolver habilidades analíticas, criatividade, inclusão digital e impulsionar a empregabilidade dos estudantes.

A essência da dinâmica computacional envolve questões relacionadas à aplicação de técnicas computacionais e princípios algorítmicos na resolução de problemas complexos de forma eficiente e eficaz. Mas, quando se trata da aplicação deste direcionamento na grade escolar, é algo totalmente voltado ao estímulo do raciocínio lógico e estruturado, de forma a incentivar os alunos a praticar a decomposição dos problemas em partes menores, além de mapear rotas claras, identificar padrões, abstrair detalhes sem importância e criar boas soluções.

Os benefícios acima já tornam a presença do pensamento computacional extremamente necessária nas atividades escolares. E os especialistas da e.ducar lembram também de outros pontos que enriquecem ainda mais a educação. A aplicabilidade em diversas disciplinas é um deles. Afinal, tal pensamento não fica restrito exclusivamente às disciplinas voltadas à computação. Na verdade, ele é totalmente interdisciplinar, pode ser integrado em várias disciplinas, como matemática, ciências, línguas e artes, estimulando os alunos a abordarem problemas de maneira analítica e sistemática. É uma forma de desenvolver o raciocínio ordenado, lógico e criativo. Mas a abordagem interdisciplinar na grade curricular é um desafio em muitas escolas, já que exige forte colaboração entre as diferentes áreas do conhecimento.

Outra questão importante é a inclusão digital, uma vez que a adoção de tal pensamento integra digitalmente os estudantes e os insere na nova realidade contemporânea. Os especialistas da e.ducar ressaltam ainda que é essencial entender a comunicação com inovações, princípios de lógica e demais questões analíticas como fundamental para o desenvolvimento forte e estruturado dos alunos. No projeto Edtech Brasil IA, da e.ducar, por exemplo, há um sistema com simulações, vídeos, animações e ferramentas de interatividade entre estudantes, professores e os conteúdos. A tecnologia ajuda a monitorar o desenvolvimento das habilidades e propõe rotas personalizadas que tornam o ambiente estudantil aberto para aprendizagens criativas e colaborativas, estimulando o pensamento computacional.

Presença no mercado de trabalho

Uma escola com atividades que estimulam o pensamento computacional terá alunos com foco estratégico sempre voltados para a criação de boas soluções. E isso é muito vantajoso na hora de avançar no mercado de trabalho. Os profissionais com este perfil são em geral mais valorizados e conseguem assumir funções expressivas nas empresas, principalmente em momentos de forte conexão com novas tecnologias.

Além disso, ter um potencial inovador e criativo é sempre muito interessante para quem busca o mundo do empreendedorismo. Isso porque abrir um negócio envolve questões estratégicas muito relacionadas ao raciocínio lógico. Então, aqueles que tiverem um pensamento dinâmico e bem fundamentado terão fortes vantagens, além de grandes chances de alcançarem os melhores resultados.

E.DUCAR

A edtech é especializada no desenvolvimento e na implementação de inovações para o atendimento às redes de ensino de todo o Brasil. A marca tem no portfólio soluções inovadoras em materiais didáticos e recursos tecnológicos. Fundada em 2019, a e.ducar já contabiliza mais de 1 milhão de estudantes beneficiados por seus recursos pedagógicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar