Gerenciamento de equipes: como melhorar os resultados dos times? (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho

Gerenciamento de equipes: como melhorar os resultados dos times?

Comunicação, colaboração, tecnologia colaborativa e flexibilidade estão entre as características do gerenciamento de trabalho colaborativo

Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil

À medida que os modelos de locais de trabalho evoluem, também se aperfeiçoam os termos e práticas utilizados pelas empresas. Nos últimos anos, o trabalho híbrido disparou. A missão dos líderes e esforço de gestão mais dinâmica dos times para potencializar os resultados vem se tornando cada vez mais desafiadores.

As organizações estão começando a entender que uma equipe de sucesso não é apenas o resultado de compartilhar um espaço físico ou de indivíduos trabalhando isoladamente de forma eficiente. Para proteger e reter os melhores talentos, a implementação de práticas ágeis está se tornando rotina em todas as áreas.

Com a crescente demanda por flexibilidade, transparência e engajamento entre os funcionários, o gerenciamento de trabalho colaborativo tornou- se uma prática ágil essencial para o sucesso das organizações.

O que é gestão colaborativa do trabalho?

A gestão colaborativa do trabalho, também conhecido como Collaborative Work Management (CWM), é a prática de gerenciar uma equipe de maneira a promover a comunicação e o trabalho em colaboração. É uma abordagem que enfatiza a importância de trabalhar em conjunto – mesmo que os membros da equipe estejam em locais separados usando dispositivos diferentes – para um objetivo comum, em vez de trabalhar em silos ou abordagens individualistas.

O gerenciamento de trabalho colaborativo envolve a criação de um ambiente em que todos da equipe possam compartilhar ideias, recursos e feedback e trabalhar juntos para atingir um bom desempenho coletivo dentro de uma empresa. No entanto, sendo um conceito da era digital, não se manifestou por meio de materiais como papel e canetas; O CWM surgiu pelo domínio de plataforma de softwares.

Características do gerenciamento de trabalho

O gerenciamento eficaz do trabalho colaborativo requer uma compreensão clara da dinâmica da equipe, pontos fortes e fracos individuais e a capacidade de criar uma cultura de confiança e respeito. Essa abordagem também requer o uso de ferramentas e tecnologias que permitam que todos se comuniquem e colaborem de forma eficaz, independentemente de sua localização ou fuso horário. A seguir, uma lista com algumas das principais características do gerenciamento de trabalho colaborativo:

Comunicação aberta e transparente:

A comunicação é a chave para uma gestão colaborativa de trabalho bem-sucedida. A equipe deve se comunicar regularmente para compartilhar ideias, atualizar sobre o progresso das atividades e resolver problemas em conjunto. A comunicação deve ser aberta e transparente para que todos tenham acesso às informações necessárias para realizar suas tarefas de forma eficiente.

Colaboração e trabalho em equipe:

A colaboração, como o próprio nome já diz, é o coração da gestão colaborativa de trabalho. Todos do time devem trabalhar juntos em projetos comuns, compartilhando responsabilidades e tarefas. Isso requer uma abordagem de equipe e um forte senso de comprometimento com os objetivos.

Os membros do time devem ser incentivados a compartilhar recursos relevantes, como informações, arquivos e documentos. O compartilhamento de recursos ajuda a garantir que todos tenham acesso aos dados e ferramentas necessárias para realizar suas tarefas de forma eficiente.

Tecnologia colaborativa:

A tecnologia é uma parte muito importante dentro do CWM. Existem muitas ferramentas e plataformas que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação, colaboração e compartilhamento de recursos. Isso inclui aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas de videoconferência, sistemas de gerenciamento de projetos, gestão de tarefas e outras tecnologias que ajudam a conectar pessoas, dados e processos.

Flexibilidade e adaptabilidade:

A gestão colaborativa de trabalho requer flexibilidade e adaptabilidade. Todos do time devem estar dispostos a se adaptar a novas situações e responder rapidamente a mudanças nos requisitos do projeto. Isso requer uma abordagem aberta e colaborativa, onde os membros da equipe têm voz e influência sobre as decisões.

Benefícios da gestão de equipes colaborativa

Com tantas características construtivas disponíveis, já é de se imaginar a infinidade de benefícios que CWM pode trazer. Em primeiro lugar, incentiva o trabalho em equipe e a comunicação, cruciais para o sucesso de qualquer organização. Quando as pessoas trabalham juntas, elas podem compartilhar ideias, debater e resolver problemas com mais eficiência. Isso, por sua vez, leva ao aumento da produtividade e a melhores resultados.

Em segundo lugar, essa gestão promove a responsabilidade e a transparência. Quando os colaboradores trabalham de forma colaborativa, é mais provável que eles assumam suas tarefas e responsabilidades. Isso significa que é mais provável que eles concluam seu trabalho no prazo e com um alto padrão.

Em terceiro lugar, a gestão do trabalho colaborativo pode melhorar o envolvimento dos funcionários e a satisfação no trabalho. Os resultados de um estudo de Stanford mostraram que sentir que você faz parte de uma equipe de pessoas trabalhando em uma tarefa, torna as pessoas mais motivadas ao enfrentar desafios

Portanto, quando os colaboradores sentem que fazem parte de um esforço compartilhado, é mais provável que se sintam valorizados e engajados em seu trabalho. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento da satisfação no trabalho e à redução do turnover.

E como último e possivelmente um dos maiores benefícios, o CWM aumenta a produtividade da equipe. Com uma gestão mais eficiente, as equipes podem trabalhar de forma mais produtiva, otimizando o tempo e cumprindo os prazos, e atingindo os resultados estabelecidos.